Ferragens para construção civil: Tudo o que você precisa saber
Juntamente com o concreto, as ferragens são o material necessário para alcançar este objetivo, servindo como “esqueleto” da obra e dando sustentação à toda edificação. Quando as ferragens são de má qualidade ou são utilizadas da maneira errada, o projeto pode ir por água abaixo, uma vez que se tornará menos resistente à ação do […]
Juntamente com o concreto, as ferragens são o material necessário para alcançar este objetivo, servindo como “esqueleto” da obra e dando sustentação à toda edificação.
Quando as ferragens são de má qualidade ou são utilizadas da maneira errada, o projeto pode ir por água abaixo, uma vez que se tornará menos resistente à ação do tempo.
Por isso, neste post vamos conhecer os principais tipos de ferragens para construção. Acompanhe e boa obra!
Tipos de ferragens para construção: especificações
O mercado evolui constantemente e novos materiais surgem a cada dia. Em meio a essa variedade, torna-se ainda mais importante conhecer as opções disponíveis e qual se adequa melhor a cada situação.
Nesse sentido, temos diversas especificações em relação às ferragens. A principal delas se refere ao grau de resistência do material, que se dá em função da composição química da liga. São três classificações:
- Aço CA 25: com superfície lisa, costuma ser mais empregado em barras de transferência e apresenta resistência de 250 MPa (unidade de pressão). Suas bitolas possuem variação de 6.3 mm a 40 mm.
- Ferro CA 50: é a ferragem mais utilizada na construção civil, em obras de concreto armado. Possui os mesmos diâmetros (de 6.3 mm a 40mm) e tem uma superfície nervurada, e é caracterizado por sua resistência à tensão de 500 MPa.
- Ferro CA 60: com 600 MPa de resistência, é muito empregado em estruturas pré-moldadas. Possui superfície lisa e seu diâmetro varia de 4.2 mm a 9.5 mm.
Leia mais: 10 tipos de telhados mais usados, baratos e modernos
Tipos de ferragens: principais estruturas em uma construção
As ferragens são utilizadas para fazer as mais diferentes estruturas de sustentação de uma obra. Entre as principais, temos:
Vergalhões
São barras longitudinais, com comprimento médio de 12 metros e diferentes bitolas, além de poderem ser dobradas. São o tipo de ferragem usada no concreto armado, empregado em vigas, pilares, entre outros.
Arame recozido
Material básico, com baixos níveis de carbono, o que faz com que sejam altamente maleáveis – não à toa, é vendido em rolos. É empregado na fixação, torção e na amarração de estruturas de concreto armado.
Cordoalhas e fios de protensão
As cordoalhas são cabos de ação feitos de um conjunto de fios e aplicados ao concreto como um reforço de protensão nas extremidades da estrutura. Podem ser plastificadas e engraxadas ou aderentes. Outro tipo são os fios de proteção, que são mais empregados em lajes alveolares.
Ambos são encontrados em bitolas diversas, o que permite atender aos mais variados projetos.
Telas nervuradas
Junto com os vergalhões, são o tipo de ferragens mais usada em construções. Feitas com fios de aço CA 60 soldados de maneira a formar uma malha quadrangular, vendida em rolos ou painéis. As telas possuem diferentes diâmetros e opções de espaçamento entre os fios, podendo ser utilizadas em lajes, piscinas, pisos, entre outras estruturas.
Treliças nervuradas
São utilizadas em peças pré-moldadas para lajes treliçadas. São fabricadas a partir do entrelaçamento de fios CA 60 nervurados separados por estribos soldados. São muito utilizadas em elementos pré-fabricados e caracterizam-se pelo seu fácil manuseio.
Estribos
Empregadas nas estruturas de concreto armado, os estribos são barras de aços que são dispostas transversalmente à armadura da estrutura. Geralmente, vêm em bitolas pequenas e servem para dar mais solidez às estruturas antes da concretagem.
Vigas
As vigas são fundamentais para a sustentação da edificação. Trata-se de barras horizontais de concreto armado que vão dar sustentação à laje, a outras vigas, pilares etc.
Leia mais: Qual a melhor tinta para pintar parede de madeira?
O que considerar na hora de comprar as ferragens para construção civil?
As ferragens são estruturas-base de uma obra e, por isso, devem ser adquiridas no inícios da construção, logo na primeira lista de compras, com outros elementos básicos, como areia, pedra e cimento.
Ao comprá-las, é recomendado combinar a entrega para o mais próximo da sua utilização possível, evitando que elas fiquem paradas no tempo e oxidem. Aliás, vale lembrar que essas estruturas enferrujam com certa facilidade, o que pode corroer o material e comprometer sua resistência e eficiência. Se isso acontecer, a peça deverá ser descartada.
Leia mais: Saiba como calcular forro PVC
–
Já que você está buscando saber tudo sobre as diferentes ferragens para construção civil, conheça também a Balaroti. Aqui você encontra diversos tipos de produtos para a sua casa e decoração. Mãos à obra!
SAIBA MAIS
10 dicas de como organizar uma mesa de jantar
Como impermeabilizar laje de terraço
Como fazer cimento queimado com argamassa
Nos acompanhe nas redes sociais: curta a nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, e se inscreva no nosso Youtube.