Saiba como calcular forro PVC
E não é só isso: o forro de PVC ainda age como retardador de fogo, tem fácil instalação e exige pouca manutenção. E isso se reflete no seu valor: trata-se de um material com bom custo-benefício e mais acessível que outros tipos de acabamento. Mas fica a dúvida: como calcular a quantidade de forro de […]
E não é só isso: o forro de PVC ainda age como retardador de fogo, tem fácil instalação e exige pouca manutenção. E isso se reflete no seu valor: trata-se de um material com bom custo-benefício e mais acessível que outros tipos de acabamento.
Mas fica a dúvida: como calcular a quantidade de forro de PVC que você vai precisar? Neste post, elencamos as principais orientações. Acompanhe!
Afinal, o que é PVC?
Antes de vermos como calcular o forro de PVC, vamos entender um pouco mais sobre esse material. PVC é uma sigla que significa policloreto de vinil. Trata-se de um composto derivado do petróleo, que é obtido por meio da combinação entre eteno, cloro e sal marinho.
Ele é largamente utilizado em construções, desde tubulações até, como estamos vendo, a fabricação de forros, pois resistem bem à umidade e possuem boa resistência a intempéries.
Leia mais: Qual o melhor porcelanato para parede de banheiro?
Benefícios do forro de PVC
Além de se dar bem em ambientes úmidos, o PVC apresenta vantagens como:
- É altamente durável (cerca de 60 anos);
- É atóxico;
- É autoextinguível, ou seja, não propaga chamas;
- É bom isolante térmico, elétrico e acústico;
- É 100% reciclável;
- É fácil de instalar;
- É impermeável;
- É leve;
- É resistente a choque e intempéries (chuva, sol e maresia);
- É resistente a fungos, bactérias, insetos e roedores;
- É resistente a reagentes químicos.
Leia mais: 10 tipos de telhados mais usados, baratos e modernos
Como calcular a quantidade certa de forro de PVC?
Agora que conhecemos melhor esse material e seus benefícios, vamos entender como calcular a quantidade a ser utilizada em forros.
Embora também possa ser vendido por metro quadrado (m²) como outros materiais, por exemplo pisos e revestimentos, o PVC geralmente é comercializado em placas de 20 centímetros de largura e comprimentos variados. Ou seja, o cálculo da quantidade de forro necessária vai depender das medidas (largura e comprimento) do ambiente que será revestido.
Para fazer o cálculo é simples: basta medir o teto na orientação em que você gostaria que as placas fossem instaladas. Uma dica é utilizar o lado com maior comprimento como referência para o tamanho das lâminas (faz o ambiente parecer maior), e o menor para estimar a quantidade de placas que será necessária.
Exemplos: o ambiente que vai receber o forro de PVC tem 5 metros por 6 metros. Vamos considerar que, nesse caso, as placas deverão ter a mesma orientação do maior lado, ou seja, 6 metros.
O passo seguinte é dividir o comprimento do lado menor pela largura das peças, o que vai nos dar a quantidade de placas necessárias. Em nosso exemplo, seriam 5 metros (ou 500 centímetros) dividido por 0,2 metros (ou 20 centímetros). O resultado nos mostra que precisaríamos de 25 placas de forro de PVC para revestir o ambiente.
Leia mais: Saiba como calcular a metragem de pisos e revestimentos
Outros materiais necessários para instalar o forro de PVC
Não basta adquirir as placas. Para que o forro possa ser instalado, é necessária uma estrutura metálica onde o PVC será fixado. Ela deve ser presa ao teto como se fosse um tabuleiro de xadrez, formando quadrados.
É importante atentar para instalar as vigas horizontalmente em relação à orientação das placas, com uma distância de 50 a 60 centímetro entre os metalons. A construção da estrutura metálica é feita, ainda, com cantoneiras (internas e externas), parafusos e/ou pregos de aço, buchas, sarrafos, emendas e réguas de acabamento.
Outro material que deve ser comprado é o acabamento lateral, que pode ser rodaforros ou em sanca. Os rodaforros são vendidos em um tamanho padrão de 6 metros. Portanto, é preciso somar as medidas dos quatro lados do teto e dividir pelo comprimento padrão.
Exemplo: no mesmo ambiente de 6 metros por 5 metros, teríamos 22 metros ao tola, somando as quatro paredes. Arredondando, seria necessário comprar quatro peças de rodaforro.
Se você optar pela sanca, uma dica é evitar remendos em uma mesma parede, pois isso pode comprometer a qualidade do acabamento. Por padrão, essas peças também são comercializadas com 6 metros. No nosso exemplo, para não fazermos emendas, é preciso adquirir quatro peças.
Leia mais: Qual a melhor tinta para pintar parede de madeira?
Já que você está buscando como calcular forro de PVC, conheça a Balaroti e veja as opções que temos disponíveis para você. Aqui você encontra diversos tipos de produtos para a sua casa e para a sua construção. Visite-nos!