10 dicas de como organizar uma mesa de jantar

Seus convidados certamente ficarão impressionados e sua recepção será um sucesso

1.203 Visualizações

Reunir família e amigos em volta de uma mesa de jantar é um costume que torna essa refeição ainda mais prazerosa, além de ser uma forma de celebrar acontecimentos, criar boas histórias e lembranças e fortalecer os laços. Por isso, neste artigo selecionamos 10 dicas de como organizar uma mesa de jantar, para você deixar o momento ainda mais especial, tornando o espaço mais atraente e ajudando a abrir o apetite dos convidados.

Acompanhe e boa leitura!

1. Antes de tudo, planeje o cardápio e a forma de servir

Para ajudar a organizar a mesa de jantar, é essencial determinar qual será o cardápio servido. Isso vai ser importante porque você saberá se precisará comprar algum item para ajudar na preparação, além dos ingredientes.

Uma forma de tornar esse processo mais ágil é fazer uma lista com os itens – pode ser uma lista em papel mesmo ou usando algum aplicativo no computador ou celular. Assim, fica mais fácil montar a refeição e ver o que você precisará usar.

Por exemplo, se for fazer salada, é interessante ter utensílios para esse tipo de prato, como pegador de salada ou saladeira. Já se for servir uma refeição quente, é bom que as panelas e travessas sejam colocadas sobre um descanso de panelas para não manchar a mesa.

Se os próprios convidados forem se servir e as colheres, conchas, pegadores e pratos ficarem sobre a mesa, vale também colocar um suporte de pratos e talheres em cima da mesa.

2. Que tal uma refeição ao ar livre?

Quando o tempo está bonito, vale a pena usar o quintal ou a sacada e colocar a mesa de jantar lá. Se escolher essa opção, sirva bebidas e frescos em uma bandeja, para poder servir mais pessoas de uma só vez.

Além disso, lembre-se de deixar alguns descansa copos à mão para que os copos úmidos não manchem a mesa. Se o jantar for churrasco, não se esqueça dos acessórios, como talheres apropriados.

3. Lembre-se sempre do balde de gelo

Se as bebidas forem ficar sobre a mesa de jantar ou perto dela, aposte em um balde de gelo para que estejam sempre em temperatura apropriada. O balde deve ser colocado em um lugar que não atrapalhe os convidados, mas que também possibilite que eles consigam se servir das bebidas.

Escolha um modelo que combine com o resto da decoração da mesa de jantar. Por exemplo, em jantares mais chiques, o balde de gelo pode ser dourado ou prateado. Já em jantares mais informais, ele pode ser branco, preto ou colorido.

4. Organize a mesa para outras refeições também

O café da manhã também pode ser um momento especial para comemorar eventos, então considere organizar a mesa de jantar para esse tipo de refeição também, até porque costuma ser mais fácil de preparar. O segredo é analisar o que será servido e deixar tudo preparado.

Por exemplo, se for servir sucos e vitaminas, é importante colocá-los em uma ou mais jarras que sirvam a todos. No caso de café ou leite, use um acessório que suporte temperaturas altas, como uma cafeteira ou garrafa térmica.

Lembre-se de disponibilizar pelo menos estes itens para os convidados, caso a mesa seja posta ou em sistema de bufê: copos para bebidas geladas, xícaras para bebidas quentes e pratos para frutas, bolos, pães e torradas.

No caso dos itens que ficarão dispostos sobre a mesa, não coloque-os diretamente com a embalagem; tenha utensílios para servi-los, como jogo de frios e pegador universal.

5. Crie uma disposição específica para jantares chiques

Uma mesa de jantar chique é voltada para acontecimentos especiais como aniversário de casamento, comemoração de formatura ou mesmo ceia de Natal ou ano novo. Nesses casos, é recomendado o uso de jogo americano para dar um toque mais formal (não use muito colorido ou com desenhos). combine-o com a toalha de mesa. Guardanapos de pano devem ser colocados ao lado do jogo americano, dobrados.

O prato deve ficar no centro do jogo americano; o garfo de jantar e o garfo de salada vão em cima do guardanapo. A faca fica ao lado direito do prato, com a ponta voltada para dentro. Ao seu lado vai a colher de chá. A colher de sopa, se for ser usada, finaliza os talheres, sendo posta ao lado da colher de chá.

Para fechar, deixe na ponta do jogo americano, à direita do convidado, a taça de vinho e a taça de água.

6. Preze pelo conforto dos convidados

Seja qual for o tipo de jantar que você queira fazer, considere sempre o conforto dos convidados. Mesmo no caso de um jantar para dois, é preciso ter espaço para que as pessoas possam se servir e aproveitar a refeição sem estarem apertadas.

Assim, todo o cuidado é pouco na hora de organizar uma mesa de jantar. Coloque nela apenas o que é essencial, incluindo os pratos que serão servidos. Caso haja mais pessoas, o espaço entre as cadeiras precisa permitir que eles possam movimentar os braços se tocar no cotovelo uns dos outros.

7. Atente para o excesso de cores

Mesmo que você vá organizar uma mesa de jantar para um jantar informal ou simples, é necessário cuidar para não deixar as coisas coloridas demais. Não esqueça que a ideia é se divertir, mas não precisa ser um Carnaval (a não ser que esse seja o objetivo). Por exemplo, se for usar uma toalha colorida ou com detalhes, opte por um jogo americano e um jogo de pratos mais neutros.

8. Monte a mesa de jantar em outros locais também

Dependendo do tipo de jantar, vale a pena organizar a mesa de jantar em outros locais, para tornar o evento mais prático. Por exemplo, se for uma festa de crianças, vale a pena apostar em comidinhas mais fáceis e rápidas que possam ser servidas com praticidade também em outros locais da casa, como à beira da piscina ou na sala de estar.

Nestes casos, se o clima for mais informal, disponha cadeiras espalhadas pelo local onde os convidados vão ficar, e faça da mesa de jantar apenas a “base” onde ficarão os alimentos e utensílios que as pessoas usarão.

9. Jantares informais pedem mesas mais simples

Jantares informais costumam ser momentos mais casuais com a família e os amigos. Sendo assim, aposte apenas no básico. Invista em jogos americanos ou toalhas mais animadas e coloridas (mas não esqueça a dica 7). No caso dos talheres, disponha apenas garfos, facas, colheres e copos.

Dependendo do caso, também é interessante usar taças mais informais, como aquelas coloridas e com detalhes. Os guardanapos também podem ter detalhes divertidos e serem colocados em um porta-guardanapo.

Taças informais e porta-guardanapos

10. Utilize peças práticas

É difícil termos tempo demais para dedicar à organização de uma mesa de jantar. Assim, opte por peças que sejam práticas, fáceis de lavar e não ocupem muito espaço. Assim que a refeição estiver pronta, nada mais prático que já colocar tudo nos potes que vão ser guardados na geladeira. 

Além disso, invista em peças neutras que também possam ser usadas no dia a dia. Deixe cores e estampas para tecidos e detalhes, pois assim fica mais fácil combinar. Até porque, caso uma peça quebre, as neutras são mais fáceis de encontrar iguais e repor.

Já que você está buscando saber como organizar uma mesa de jantar, conheça o Balaroti. Aqui você encontra diversos tipos de aquecedores e com certeza achará o ideal para o seu imóvel. Boa reforma e mãos à obra!

SAIBA MAIS

👉 Qual aquecedor gasta menos energia?
👉 Pisos para cozinha: conheça os materiais mais indicados
👉 Tipos de tijolos para construção

Nos acompanhe nas redes sociais: curta a nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, e se inscreva no nosso Youtube.