10 tipos de telhados mais usados, baratos e modernos
E não se trata apenas do estilo que se pretende dar à edificação, mas também do material que será utilizado, sobretudo fatores como funcionalidade e eficiência – sem se esquecer do valor. Afinal, o tipo de telhado escolhido vai influenciar não apenas na parte estética, como também em questões como conforto térmico e acústico. E […]
E não se trata apenas do estilo que se pretende dar à edificação, mas também do material que será utilizado, sobretudo fatores como funcionalidade e eficiência – sem se esquecer do valor. Afinal, o tipo de telhado escolhido vai influenciar não apenas na parte estética, como também em questões como conforto térmico e acústico.
E embora à primeira vista possa parecer uma escolha, definir o tipo de telhado mais adequado para a obra depende de uma série de observações feitas pelo arquiteto, que deve levar em consideração fatores como inclinação do terreno, orientação solar e também os custos de manutenção que cada material e estilo trazem consigo.
Pensando nisso, neste post listamos os 10 tipos de telhados mais comuns para a sua obra. Acompanhe e descubra qual é a melhor opção para você!
1. Telhado aparente
Como o próprio nome sugere, esse tipo de cobertura está visível na fachada da edificação. Esse telhado é o que encontramos mais facilmente no Brasil e é bastante versátil, podendo ser utilizado desde projetos tradicionais aos mais modernos. Por estarem aparentes, a questão estética tem bastante peso na escolha das telhas, que são produzidas em diferentes estilos, materiais e cores.
Uma das desvantagens mais comuns do telhado aparente é sua maior exposição a intempéries, como o risco de destelhamento por ventanias muito fortes e a queda ou quebra de telhas, que pode levar a infiltrações e goteiras. Por outro lado, são mais práticos na hora de passar fiações e fazer manutenções.
2. Embutido ou plano
Neste modelo, o telhado não fica visível na fachada da edificação. O acabamento pode variar, sendo feito com telhas, que ficam escondidas por detrás de uma platibanda, ou diretamente na laje.
Esse tipo de telhado vem sendo bastante utilizado nos projetos arquitetônicos residenciais, dando um ar de modernidade e sofisticação. No entanto, a manutenção é mais trabalhosa e pode dificultar caso seja necessário algum tipo de reparo, como instalações elétricas. Em contrapartida, exige bem menos estrutura em madeira, o que pode baratear a obra.
3. Uma água
Dentre os tipos de telhados aparentes, esse é o mais simples de todos. Muito utilizada em anexos (como áreas gourmet, depósitos ou edículas) ou em residências de pequeno porte, essa cobertura possui apenas uma face para o escoamento da água da chuva. Sua grande vantagem é o custo reduzido, pois gasta menos material e exige menos estrutura para sustentação.
4. Duas águas
Bastante comum nas casas brasileiras, esse tipo de cobertura possui duas angulações para o escoamento da água. O desenho do telhado duas águas pode ser feito de duas formas:
- cangalha, em que as duas faces se encontram em uma cumeeira;
- americano, que possui uma parte mais alta que a outra.
5. Três águas
Voltado para edificações de maior porte e que precisam de um maior escoamento de água. Esse telhado é feito em uma conformação triangular, geralmente com duas faces laterais e uma na parte frontal da edificação. Em termos de estrutura, o telhado de três águas é mais complexo, possuindo uma cumeeira central e dois espigões. Por esse motivo, pode ser mais custoso.
6. Quatro águas
Também voltado para edificações que precisam de um excelente escoamento da chuva, esse tipo de telhado é ideal para construções quadradas ou retangulares. São quatro faces: uma voltada para cada sentido, uma cumeeira e quatro espigões.
6. Verde
Seguindo a tendência sustentável, o telhado verde está muito presente nas edificações mais modernas. Além da preocupação com o meio ambiente, esse tipo de telhado tem como grandes vantagens o controle da umidade, o isolamento térmico e acústico e boa melhor absorção da água.
O telhado verde também tem uma grande apelo estético, podendo servir como um verdadeiro jardim suspenso para plantas, flores, grama e plantas. Um ponto de preocupação com essa cobertura é a necessidade de impermeabilizar muito bem a laje.
Também é preciso cuidar com o tipo de planta, uma vez que as raízes podem causar fissuras que podem levar a infiltrações. Além disso, seu peso costuma ser bastante elevado, o que exige uma estrutura reforçada.
7. Laje
Semelhantemente ao telhado embutido, neste modelo a cobertura da edificação é feita diretamente na laje. Por isso, é fundamental contar com uma mão de obra especializada e uma impermeabilização muito bem feita, além de materiais de qualidade para fornecer um isolamento acústico e térmico adequado.
Um dos diferenciais da laje é que, dependendo do caso, ela pode se dar acesso às pessoas e se transformar em um terraço, aumentando, assim, a área aproveitável da construção.
8. Invertido
Também chamado de telhado borboleta, essa cobertura também é uma solução de projetos mais modernos e criativos. Na prática, o telhado invertido nada mais é do que uma cobertura de duas águas. No entanto, duas faces são inclinadas para baixo, encontrando-se em uma calha central.
Como possui drenagem mais lenta, é indicado para regiões com pouca chuva e exige um bom projeto para evitar que a água se acumule. Em contrapartida, esse tipo de telhado pode ser uma excelente alternativa para proporcionar mais entrada de luz natural.
9. Sobreposto
Dentre os tipos de telhados aparentes, o sobreposto tem ganhado a preferência dos arquitetos. A cobertura se caracteriza por contar com estruturas em diferentes alturas, sobrepondo-se em diferentes níveis.
Assim, versatilidade é o que marca esse estilo, que pode combinar diferentes tipos de telhados e inclinações em uma mesma edificação. No entanto, isso se reflete no custo, uma vez que exige bastante madeiramento e uma estrutura robusta.
10. Curvo
Utilizadas em projetos que buscam mais elegância e complexidade ao desenho, os telhados curvos não são comuns no Brasil, muito em função do seu alto custo. Marca registrada de diversos projetos de Oscar Niemeyer, essa cobertura exige mão de obra altamente especializada para dar o caimento e a angulação adequados.
–
Já que você está buscando conhecer os diferentes tipos de telhados, conheça o Balaroti. Aqui você encontra diversos tipos de aquecedores e com certeza achará o ideal para o seu imóvel. Boa reforma e mãos à obra!
–
SAIBA MAIS
Qual aquecedor gasta menos energia?
Pisos para cozinha: conheça os materiais mais indicados
Tipos de tijolos para construção
Nos acompanhe nas redes sociais: curta a nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, e se inscreva no nosso Youtube.