Como impermeabilizar laje de terraço

A laje é a estrutura da casa mais suscetível a infiltrações e problemas com umidade. Afinal, ela está a todo instante exposta às mudanças do tempo, à chuva e ao sol.

524 Visualizações

Isso é fundamental para que o serviço de impermeabilização de terraço seja bem feito, com produtos que não só evitem a entrada de água, como também sejam capazes de acompanhar as movimentações da estrutura em função da temperatura e garantir o conforto térmico da construção.

Neste post, vamos ver o passo a passo de como impermeabilizar laje de terraço. Antes, vamos conhecer os principais problemas que podem acometer essas estruturas. Acompanhe e boa obra!

Por que impermeabilizar laje de terraço?

Uma laje sem impermeabilização é um convite para dores de cabeça. Se a água penetra pela estrutura de terraço, o edifício não vai enfrentar apenas problemas com mofo e desprendimento da pintura e dos revestimentos. O caso pode ser muito mais grave.

De fato, a infiltração de água na estrutura de uma construção pode comprometer a instalação elétrica, colocando as pessoas em risco e aumentando as chances de incêndios por curto-circuito. Além disso, a umidade pode oxidar as armaduras metálicas da edificação e comprometer toda a sua estrutura.

Todos esses problemas podem ser agravados e acelerados por dois fatores que devemos considerar quando falamos de laje de terraço: a exposição ao sol e a consequente variação de temperatura. Juntos, eles causam movimentações em estruturas metálicas e de concreto, o que pode aumentar as rachaduras e fissuras e facilitar a infiltração de água.

Veja mais dicas de decoração e construção: Qual o melhor porcelanato para parede de banheiro?

Tipos de impermeabilização de laje de terraço

Antes de vermos como impermeabilizar lajes, vamos conhecer as formas com que esse serviço pode ser feito. Existem dois modos:

  • Impermeabilização rígida: à base de cimento ou argamassa. Como o nome sugere, possui pouca ou nenhuma flexibilidade, o que limita seu uso a locais com pouca movimentação.
  • Impermeabilização flexível: feita com materiais derivados do petróleo, como polímeros sintéticos e mantas asfálticas. São ideais para as áreas de maior movimentação de lajes transitáveis, evitando fissuras e garantindo melhor performance.

Como impermeabilizar laje de terraço em 3 passos

Limpando a superfície

Pode parecer óbvio para os mais experientes, mas é sempre importante ressaltar: a impermeabilização de terraço deve acontecer ainda na fase de obra, logo após a finalização da laje de cobertura. A superfície deve ser limpa, totalmente livre de entulhos e outros materiais que possam interferir na adesão da manta asfáltica.

Aderindo a manta

Por ser composta de poliéster (ou fibra de vidro) e um material asfáltico, a manta que vai impermeabilizar laje de terraço é ativada pelo calor, formando uma liga que se adere à superfície.

Esta etapa deve ser feita com o auxílio de maçarico, justamente para promover essa característica ao material. De fato, este é o passo mais importante do processo e deve ser feito seguindo as normas da ABNT, em especial a NBR 7200 e a NBR 9575, que trata da impermeabilização de projetos.

Cuidados adicionais

O processo de colocação e aderência das mantas envolve uma série de cuidados em relação à sobreposição das emendas, além da colocação de juntas, rodapés, cantos e a finalização de eventuais aberturas para ralos.

Uma vez que as mantas foram instaladas, é preciso revesti-las. Isso porque esse material, embora flexível e impermeabilizante, não possui resistência mecânica. Caso contrário, como estamos tratando de lajes transitáveis, a movimentação das pessoas poderia danificar o material.

Sendo assim, para concluir a impermeabilização da laje de terraço, as mantas devem ser cobertas com contrapiso e, posteriormente, com o piso, para finalizar o projeto.

Veja mais dicas de decoração e construção: Pisos para cozinha: conheça os materiais mais indicados

Quanto tempo dura a impermeabilização?

Agora que sabemos como impermeabilizar laje de terraço, é importante falar sobre manutenção e durabilidade. Geralmente, os sistemas mais comuns no mercado oferecem garantia de, pelo menos, cinco anos. Durante esse período, é preciso ficar atento à necessidade de manutenção.

Além disso, vale destacar que é comum que após alguns anos surjam problemas de infiltração de lajes de terraço, por se tratarem de ambientes transitáveis. Isso ocorre porque as mantas asfálticas possuem uma vida útil de 5 a 10 anos.

Por isso, é importante realizar manutenções sempre que forem constatados problemas. No entanto, a infiltração só é notada quando aparecem sinais visíveis, como mofo e goteira. Nesse caso, será necessário realizar a substituição da manta.

Já que você está buscando saber como impermeabilizar laje de terraço, conheça também a Balaroti. Aqui você encontra diversos tipos de produtos para a sua casa e decoração. Mãos à obra!

SAIBA MAIS

👉 Como fazer cimento queimado com argamassa

👉 Tipos de tijolos para construção

👉 Qual chuveiro consome menos energia 

Nos acompanhe nas redes sociais: curta a nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, e se inscreva no nosso Youtube.