Qual o melhor porcelanato para parede de banheiro?

Descubra como acertar na escolha do porcelanato para parede do seu banheiro

286 Visualizações

Você já se perguntou qual o melhor porcelanato para parede de banheiro? Antes de fazer a aquisição dos revestimentos para o seu projeto, é fundamental saber quais são as principais características do porcelanato que você quer colocar no seu banheiro para que o ambiente seja impecável, mas também fácil de limpar e seguro.

O porcelanato pode ser utilizado de diferentes formas na parede do banheiro. Assim, decidimos explicar como escolher o melhor revestimento desse tipo para essa área da casa, para que você possa selecionar um porcelanato ao mesmo tempo bonito e de qualidade. Boa leitura!

Qual o melhor porcelanato para parede de banheiro?

Há muitos tipos de porcelanato disponíveis, e por isso muitas pessoas têm dificuldades de escolher a melhor alternativa para construções ou reformas no banheiro. E isso é comum, pois chega a ser estressante escolher com tantas opções.

Para ajudar a facilitar essa escolha, é importante ter em mente algumas diretrizes para selecionar. Se você não sabe como, listamos abaixo alguns desses aspectos que você não deve perder de vista:

  • Estilo do ambiente: as paredes do banheiro fazem parede da decoração, então, o segredo é harmonizar a peça escolhida com o resto do espaço. Por exemplo: se adotar um estilo minimalista no banheiro, o porcelanato da parede deve seguir essa tendência.
  • Manutenção e limpeza: o porcelanato em si já é um material que se destaca por ser de fácil limpeza e manutenção. Um pano úmido já é suficiente para limpá-lo. A diferença aqui é a frequência da limpeza. Acetinados, esmaltados e polidos exigem cuidados mais frequentes para evitar manchas.
  • Qualidade do material: dependendo do seu projeto, algumas coisas podem colocar o porcelanato à prova. Por exemplo, se você vai pendurar espelhos, ganchos e prateleiras, vai causar impacto na peça. Assim, é importante procurar por qualidade no porcelanato, pois o barato pode sair caro. Dê preferência a peças de qualidade, feitas com bons materiais e de uma marca confiável, o que poupará problemas futuramente.
  • Segurança no uso: um dos pontos que você deve procurar em uma peça de porcelanato é que ela não acumule umidade e não deslize. Não opte por porcelanato polido de forma nenhuma, pois se esse tipo de peça fica molhado, fica muito escorregadio. Prefira porcelanatos impermeáveis, que não escorregam e têm certa rugosidade.
  • Tamanho da peça: a escolha do tamanho ideal dependerá de onde ele será colocado. Se for um banheiro menor, é menor não optar por peças grandes, pois dá a impressão do cômodo ser ainda menor do que é, além de ter que cortar mais as peças, gerando desperdício e não deixando um acabamento bonito. Assim, o ideal em ambientes pequenos é usar porcelanato de formatos menores.

Leia mais: Economize nos investimentos da obra e evite o desperdício de material

Cores de porcelanato para parede de banheiro

As cores de porcelanato para parede de banheiro afetam diretamente na decoração. Por isso, opte com cuidado o porcelanato para o ambiente. Veja algumas sugestões:

  • Amadeirado: quem quer ter um banheiro amadeirado pode contar com porcelanatos que imitam madeira. A vantagem dessa alternativa é que pode ser utilizada dentro do box, sem que haja preocupação em estragar o revestimento. É simples de limpar e decora lindamente! Uma sugestão interessante é combinar o porcelanato amadeirado para banheiro com outros tipos de porcelanato, como bege e marmorizado. O projeto fica criativo e fino.
  • Branco: o porcelanato branco para parede de banheiro é uma escolha clássica e coringa da decoração de banheiro. Além de auxiliar a decorar espaços pequenos, o porcelanato branco para parede de banheiro é fino e prático. É fácil de combinar com outras cores e deixar o banheiro impecável.
  • Cinza: opção perfeita para quem quer decorar o banheiro de maneira elegante e moderna. É ideal para banheiros claros. Também pode ser usado apenas no box, deixando o resto do ambiente com revestimento branco, gerando um belo contraste.

Outros pontos para escolher o melhor porcelanato para parede de banheiro

Se para o piso de banheiro há mais restrições no porcelanato por causa do risco de escorregar, na parede do banheiro esse problema não é tão grande – embora ainda seja melhor que o porcelanato para a parede não seja escorregadio.

Uma sugestão para um bom resultado é usar pastilhas e revestimentos internos com borda reta, porque eles precisam de menos rejunte, ajudando na limpeza. Melhor ainda é usar porcelanatos esmaltados acetinados retificados, pela mesma razão citada anteriormente – menos rejunte, o que facilita a limpeza.

Por último, considerar o preço também é importante, pois isso pode viabilizar ou inviabilizar o projeto. Alguns dos fatores que definem as oscilações de preço são:

  • acabamento da superfície: acetinado, brilhante, esmaltado, natural, polido
  • acabamento da estampa
  • indicação de uso: externo, interno, externo antiderrapante, resistência a mancha, resistência a risco
  • marca do produto
  • material: cerâmica, mármores e granitos e porcelanatos em si
  • se a borda é arredondada ou reta
  • se tem design diferenciado

Já que você está buscando saber qual o melhor porcelanato para parede de banheiro, conheça o Balaroti. Aqui você encontra diversos tipos de aquecedores e com certeza achará o ideal para o seu imóvel. Boa reforma e mãos à obra!

SAIBA MAIS

👉 Qual aquecedor gasta menos energia?
👉 Pisos para cozinha: conheça os materiais mais indicados
👉 Tipos de tijolos para construção

Nos acompanhe nas redes sociais: curta a nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, e se inscreva no nosso Youtube.