8 tipos de pisos: Saiba qual é o mais adequado para cada ambiente da sua casa
Mais do que a estética, é preciso considerar também a funcionalidade do piso e as necessidades de cada ambiente. E engana-se quem pensa que essa escolha não tem importância. Cada piso tem suas particularidades: uns ajudam a aquecer ou resfriar o ambiente, outros são ideais para áreas úmidas, enquanto outros dão um ar mais requintado. […]
Mais do que a estética, é preciso considerar também a funcionalidade do piso e as necessidades de cada ambiente.
E engana-se quem pensa que essa escolha não tem importância. Cada piso tem suas particularidades: uns ajudam a aquecer ou resfriar o ambiente, outros são ideais para áreas úmidas, enquanto outros dão um ar mais requintado.
Para ajudar você na sua escolha, conheça a seguir 8 tipos de piso e algumas dicas de quais ambientes da casa eles podem ser utilizados. Acompanhe e boa obra!
8 tipos de piso para você escolher:
Cerâmica
O piso cerâmico é o tipo mais comum encontrado no Brasil. Produzido a partir da argila, é possível encontrá-lo em diferentes dimensões, cores, texturas, qualidades e, claro, preço – geralmente é uma opção com bom custo-benefício.
Além da extensa variedade, a grande vantagem da cerâmica é sua resistência à água, podendo ser empregada em ambientes úmidos, como banheiro ou cozinha, e também em áreas externas. Aliás, essa mesma característica faz com que esse piso seja muito fácil de limpar, uma vez que é possível lavá-lo sem problemas.
Outra vantagem é a facilidade de manutenção: caso uma peça lasque ou trinque, é possível substituí-la sem ter que trocar todo o piso.
É importante notar que a cerâmica é um piso frio. Então, quem vive em regiões mais frias ou tem o propósito de criar um ambiente mais quente, pode ser necessário instalar algum sistema de aquecimento.
Laminado
Sonho de consumo de muitos brasileiros, o piso laminado é geralmente feito de madeira. Fácil de instalar, as lâminas não são coladas ao contrapiso, mas assentadas sobre uma manta e encaixadas umas nas outras.
O piso laminado pode ser encontrado em grande variedade, com diferentes tamanhos de cortes, coloração de madeira e posição (paralelos ou inclinados). Com isso, ele consegue deixar os ambientes com um ar mais requintado, além de torná-los mais quentes e aconchegantes. Por isso, cai muito bem em salas e áreas íntimas.
A grande desvantagem, porém, é que esse material não é indicado para áreas úmidas, pois pode inchar. Além disso, dependendo da qualidade, esse é um piso que pode manchar com o sol e arranhar com facilidade, o que exige atenção com o arrastar de móveis e cadeiras com rodízios, por exemplo.
Vinílico
O piso vinílico é produzido a partir de uma resina de PVC, o que exige uma superfície muito bem nivelada para a sua instalação. As peças são encaixadas sobre uma manta no sistema macho-fêmea.
É possível encontrá-lo em diferentes dimensões e padrões. Esteticamente, aliás, ele se assemelha muito a um piso laminado. Suas principais vantagens são sua capacidade de oferecer bom conforto térmico e acústico, além da sua resistência a manchas.
Trata-se de uma material mais resistente a arranhões, o que o torna indicado para áreas internas, mesmo que sejam cômodos de grande circulação ou com animais de estimação, como salas e varandas cobertas. Por outro lado, não deve ser usado em áreas molhadas e externas.
Porcelanato
O porcelanato é um piso de alta qualidade, sendo ideal para deixar os ambientes mais elegantes. Ele pode ser encontrado em diferentes acabamentos (semipolido, polido ou rústico), com brilho e texturas diversas. Algumas peças imitam outros materiais, como mármore, granito e madeira.
Resistente a choques, arranhões, à abrasão química e à umidade, pode ser utilizado em qualquer ambiente da casa (mesmo sendo considerado um piso frio), sejam eles internos ou externos.
A desvantagem do porcelanato diz respeito à instalação. Para colocá-lo, é necessário retirar todo o revestimento anterior, gerando bastante entulho. E embora seja bastante durável, choques mais fortes podem lascá-lo.
Leia mais: Qual o melhor porcelanato para parede de banheiro?
Cimento queimado
O cimento queimado é um acabamento feito com uma mistura de cimento, areia, água e alguns aditivos. Também pode ser feito com argamassa. Resistente, barato, fácil de fazer e de limpar, essa é uma alternativa muito interessante para deixar os ambientes mais sofisticados ou dar um ar industrial.
O cimento queimado pode ser utilizado, basicamente, em qualquer ambiente da casa. Para utilizá-lo em áreas úmidas, é preciso certificar-se de que foi preparado da maneira correta e com os materiais adequados.
Leia mais: Como fazer cimento queimado com argamassa
Mármore
O mármore é uma rocha que apresenta diferentes colorações e caracteriza-se pelos veios que percorrem a peça. Trata-se de um piso bastante frio, sendo muito indicado para ambientes internos e regiões quentes.
Os pisos de mármores são sofisticados e muito bonitos, além de serem fáceis de limpar. No entanto, é preciso tomar muito cuidado com produtos químicos e impactos, pois pode lascar e manchar com facilidade. Além disso, é um material com custo elevado.
Granito
Semelhante ao mármore na sua composição, o granito tem a vantagem de ser mais resistente, durável e fácil de limpar. Não à toa, é o material escolhido para lugares de grande circulação, como shoppings centers, aeroportos e supermercados.
Encontrados em diferentes tonalidades, o granito consegue deixar os ambientes mais luxuosos, mesmo com um custo mais baixo quando comparado aos mármores. Esse tipo de piso pode ser utilizado em qualquer ambiente da casa, inclusive em áreas externas.
Madeira
O piso de madeira é uma das opções mais caras no mercado. Isso porque, além de todos os cuidados necessários com sua instalação e manutenção, é preciso que ele seja feito de madeira de lei, ou seja, com procedência legal.
Muito comum há algumas décadas, o piso de madeira pode ser encontrado em tacos ou em tábuas corridas das mais diversas tonalidades e padrões. Elegante, ele aquece e traz mais conforto para os ambientes.
Como comentamos, porém, é um piso trabalhoso. Além de riscar com facilidade e não se dar bem com a umidade, é preciso prepará-lo corretamente, lixando-o e aplicando o sinteco.
–
Já que você está buscando saber qual o melhor tipo de piso para cada ambiente da sua casa, conheça a Balaroti. Aqui você encontra diversos tipos de pisos e revestimentos e com certeza achará o ideal para o seu imóvel. Boa reforma e mãos à obra!
SAIBA MAIS
Saiba como calcular a metragem de pisos e revestimentos
Como impermeabilizar laje de terraço
Ferragens para construção civil
Nos acompanhe nas redes sociais: curta a nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, e se inscreva no nosso Youtube.