Dicas para usar o ar condicionado

O ar condicionado proporciona mais conforto no seu dia a dia. Mas você sabe tudo o que ele pode fazer por você?

14 Visualizações

Um ar condicionado é um acessório maravilhoso e indispensável, principalmente em dias com temperatura intensa, onde o calor ou o frio chegam a ser insuportáveis. Para obter o melhor uso do aparelho, existem algumas dicas especiais para potencializar e manter o conforto em residências ou ambientes corporativos. O Balaroti separou algumas orientações para você saber como usar ar condicionado e aproveitar todos os benefícios que ele oferece, acompanhe!

 

Quais são os tipos de ar condicionado

 

Com o avanço da tecnologia, a criação de diferentes modelos de ar condicionado possibilitou, além de ótimas opções para aumentar o conforto do ambiente, aparelhos específicos para cada necessidade. Confira os mais famosos do mercado:

  • De janela – são os modelos mais antigos de ar condicionado. Eles transferem o calor do ambiente interno para o externo. As vantagens são os preços mais baixos que os demais e a instalação menos complexa.
  • Split – são os modelos mais conhecidos por conta da sua estética aprimorada e praticidade. Possuem baixo ruído e são mais eficientes em relação à capacidade.
  • Portátil – funcionam como uma versão menos espaçosa dos ares condicionados de janela, com a vantagem de poderem ser usados em locais com menos espaço.
  • Split Inverter – o Inverter é uma versão mais nova do split que, apesar de mais onerosa, consegue atuar usando menos energia e com a mesma capacidade.
  • Multi Split – é um modelo que utiliza dois pontos, um interno e um externo e pode climatizar vários ambientes de uma vez só.

 

Usando melhor o ar condicionado

 

Muitas pessoas têm dúvidas de como usar ar condicionado da melhor forma, para que ele dure mais, seja eficaz e economize mais energia. Para isso, é preciso entender as características principais de um aparelho como esse, principalmente em relação à instalação e adequação do produto ao ambiente conforme sua capacidade, entre outros fatores. Confira agora algumas dicas:

 

Como economizar energia do ar condicionado

 

A capacidade de um ar condicionado pode ser entendida a partir de alguns pontos, como o tamanho do ambiente onde ele vai ser instalado e a quantidade de calor que incide sobre ele (aparelhos eletrônicos e fontes de calor também são considerados).

Uma escolha de ar condicionado com capacidade maior que o necessário para o ambiente faz uso de energia elétrica de maneira excessiva. Por isso, o ideal é que a instalação e cálculo do ambiente seja feita por profissionais especializados, que conseguem compreender o cômodo e os BTUs (unidade de medição de capacidade de um ar condicionado) necessários mais assertivamente.

Dessa forma, você já planeja a quantidade certa de energia elétrica antes de comprar o equipamento.

Outras dicas importantes para economizar energia:

  • Procure produtos com selo de economia de energia;
  • Equipamentos com opções como timer e sleep ajudam a não deixar o produto ligado sem necessidade;
  • Se é necessário deixá-lo ligado por muito tempo, opte por aparelhos do modelo Inverte, que dispensam o liga e desliga e são mais econômicos;
  • Instale a unidade externa em um local com boa circulação de ar;
  • Instale o equipamento em lugares mais altos para aproveitar a energia com melhor resfriamento;
  • Procure não bloquear as laterais e o fundo do aparelho;
  • Mantenha portas e janelas fechadas durante o uso;
  • Tampe a entrada do sol, se possível;
  • Regule a temperatura, sempre que possível para 23 graus, sem excessos para mais ou para menos;
  • Faça a limpeza dos filtros regularmente;
  • Sempre que não estiver ninguém no ambiente, desligue o aparelho;
  • Use a função sleep durante à noite.

 

Essas dicas simples auxiliam você antes, durante e depois da instalação. Além da energia economizada, você também terá um produto eficiente e que proporciona bem-estar aos usuários.

 

Como cuidar e fazer a manutenção do ar condicionado

 

Além da economia de energia, uma dica ótima para usar seu ar condicionado da melhor forma é a limpeza, que além de manter a eficácia, garante a vida útil do aparelho em 10 a 15 anos. Para isso, é preciso fazer a limpeza periódica dos filtros e do gabinete, conforme as instruções do fabricante.

O filtro interno, por exemplo, é fácil de ser retirado, lavado e colocado novamente sem ajuda profissional. O ideal é que esse procedimento seja feito mensalmente, a não ser que, em cidades grandes e com muita poluição, que precisam de limpezas mais frequentes.

Com limpeza regular, além da economia e aumento da vida útil do aparelho, você também mantém o uso saudável do ar condicionado que, por conter poeira e outras sujidades, podem prejudicar a saúde.

 

Outras dicas para ar condicionado

 

Além da economia e limpeza, existem outras dicas ótimas para usar o ar condicionado. Acompanhe:

  • Use o ar condicionado para afastar mosquitos e pernilongos durante dias de muito calor;
  • O uso da função sleep é agradável, pois, ajuda no sono e garante uma noite livre do calor e com muito conforto térmico em dias frios;
  • Não deixe o jato de ar muito direcionado para você;
  • A temperatura ambiente ideal é de 23 graus. Tente não mudar para mais frio ou quente que isso;
  • Se você costuma usar o ar à noite, os modelos mais silenciosos são mais indicados;
  • Antes de instalar um ar condicionado na sua casa, verifique as instalações elétricas e cheque se é possível ter um aparelho como esse, inclusive em relação ao espaço interno e externo (como no caso do ar condicionado de janela).

 

Na hora de procurar um ar condicionado para comprar, conte com o Balaroti, a loja mais completa com tudo o que você precisa para sua casa. Temos diversos aparelhos de ares condicionados com preço e as melhores marcas para suas necessidades. Aqui você encontra tudo o que precisa e pode deixar sua casa do jeito que sempre sonhou.