Churrasqueiras: qual é o modelo ideal para você?
Sem dúvida alguma, o churrasco faz parte do top 5 das refeições mais amadas pelos brasileiros. De fato, é sempre uma boa pedida quando a ideia é reunir os amigos e familiares ou ainda para comemorar momentos especiais como um aniversário e outras datas comemorativas. Exatamente por conta de sua popularidade, a churrasqueira tornou-se um […]
Sem dúvida alguma, o churrasco faz parte do top 5 das refeições mais amadas pelos brasileiros. De fato, é sempre uma boa pedida quando a ideia é reunir os amigos e familiares ou ainda para comemorar momentos especiais como um aniversário e outras datas comemorativas. Exatamente por conta de sua popularidade, a churrasqueira tornou-se um item essencial nos lares do país.
Mas, afinal de contas, como escolher o modelo ideal de churrasqueira? Hoje em dia os tipos variaram muito e há opções para os mais diversos ambientes e necessidades, ou seja, não é mais regra ter necessariamente uma área ampla e muito aberta.
Na prática, as churrasqueiras podem funcionar à base de carvão, gás ou eletricidade. Um cuidado fundamental é a opção por uma área ventilada para a sua instalação, pois essa medida será essencial para diluir a fumaça produzida e o cheiro liberado por esse equipamento.
Os preços das churrasqueiras variam bastante, mas há alguns critérios que podem ajudar você na escolha do modelo ideal. A de carvão, por exemplo, ainda é a preferida, pois assegura um sabor defumado para a carne. Há, no entanto, o incômodo com o cheiro do carvão.
Para resolver esse problema, o excesso de fumaça pode ser combatido com a utilização do carvão seco. Opte por um material de boa qualidade e faça uso de pedaços grandes. Vale a pena testar.
Churrasqueira e sustentabilidade
Para quem realmente se incomoda com a fumaça e quer uma churrasqueira mais em sintonia com a sustentabilidade, uma sugestão recomendada são os modelos a gás. Além de consumirem menos combustível, tornando-se uma excelente opção em prol do meio ambiente, esses equipamentos se destacam pela rapidez no preparo do churrasco e fazem pouca sujeira. Para quem não abre mão da carne com aspecto de defumada, há churrasqueiras a gás que vêm com pedras vulcânicas para garantir esse efeito.
Na busca pela churrasqueira ideal, não deixe de avaliar os modelos elétricos. A grelha ou espeto são aquecidos por meio de um queimador elétrico movido a uma resistência parecida com a utilizada nos aquecedores. Dessa forma, é preciso ficar atento à potência do equipamento, pois ela será fundamental para assegurar o bom aquecimento.
Outro ponto interessante na escolha do modelo de churrasqueira ideal é avaliar se vale mais a pena investir em uma versão fixa ou portátil. Os equipamentos portáteis destacam-se pela facilidade no transporte, mas sempre devem ser colocados sobre uma superfície plana para que não caiam ou balancem muito.
Antes de conferir os modelos ideais de churrasqueira, um aviso importante. Tenha bastante cuidado com os materiais que são guardados próximos ao equipamento. Evite deixar sacolas plásticas e produtos inflamáveis (álcool, gasolina e semelhantes) muito perto, pois são itens que podem favorecer acidentes graves.
Leia mais: Dicas para você escolher sua pia de cozinha perfeita!
Escolha o modelo de churrasqueira ideal para você
Churrasqueira a carvão
Trata-se do modelo mais tradicional de churrasqueira. Há quem defenda que as carnes e outros preparos, como peixes e legumes, ficam muito mais suculentos, defumados e com um sabor inigualável.
A churrasqueira a carvão pode ser produzida com tijolo, cimento ou metal. Quanto à instalação, pode ser fixada na parede Para quem curte boa mobilidade, os modelos portáteis, com pezinhos, funcionam muito bem em lugares abertos e no quintal.
Quanto aos modelos portáteis, vale a pena destacar ainda que há os modelos de chão, de mesa ou dobráveis. Práticos, eles também contam com variadas opções de tamanho. Vale a pena avaliar.
Churrasqueira elétrica
Portátil, a churrasqueira elétrica destaca-se por ser excelente para o preparo de carnes assadas e outros acompanhamentos sem fazer fumaça. Em outras palavras, é recomendada para ambientes pequenos e com pouca ventilação,
A churrasqueira elétrica, que funciona ligada à tomada, conta com uma resistência semelhante à utilizada nos aquecedores. Elas podem ser de grelha ou espeto e contam com modelos de piso (suporte ou rodinhas), de parede ou ainda versões compactas (bancada ou mesa).
Antes de adquirir uma churrasqueira elétrica, fique atento. Observe a potência em watts – que será fundamental para determinar o nível de aquecimento –, o consumo de energia, tipo de grelha e o suporte.
Churrasqueira a gás
Uma informação importante: a churrasqueira a gás é uma das mais utilizadas em churrascarias, ou seja, é mito que as carnes e outros preparos não ficam saborosos.
Bastante prática em ambientes com pouca ventilação, elas funcionam por meio de queimadores. Com relação à churrasqueira de carvão, são mais rápidas. Fora isso, são fáceis de limpar e não fazem fumaça.
Disponíveis em vários tamanhos (grandes, pequenos, portáteis e até desmontáveis), as churrasqueiras a gás contam com botão de acionamento automático, grelhas e espetos. Muitas podem, inclusive, girar automaticamente.
Churrasqueira a bafo
O nome explica o seu funcionamento: o bafo, ou melhor, a fumaça liberada durante a preparação das carnes, fica retida no equipamento e faz a distribuição por toda a carne e demais preparos. Dessa forma, promove um bom preparo (assados recebem calor uniforme) e otimiza o tempo.
A churrasqueira a bafo lembra muito um forno. Por isso, é mais que recomendada para assar peças como pernil, que exigem uma preparação mais longa.
Outra vantagem diz respeito à qualidade – as carnes são assadas por longas horas, sem variação de temperatura e com uso não exagerado de carvão. Aliás, o modelo é versátil, ou seja, pode funcionar também com eletricidade ou a gás. Há até os híbridos.
Churrasqueira de fogão
Praticidade é sinônimo de churrasqueira de fogão. Afinal, para ela funcionar, basta colocar água no compartimento, ligar a boca do fogão, deixar aquecer e colocar na grelha as carnes e demais alimentos. No caso do bom e velho churrasco, os cortes ficam macios, mas não tão defumados.
Churrasqueira rotativa
O nome traduz sua funcionalidade. Ela conta com um sistema rotativo automático para cada espeto com um controle específico para cada um dos queimadores infravermelhos, que apresentam regulagem própria. A vantagem é a possibilidade de preparar vários tipos de carnes e ainda fazer o controle de cada um deles conforme a necessidade e o tempo. A churrasqueira rotativa também não produz fumaça.
Com todas essas dicas, fica muito mais fácil escolher o modelo ideal de churrasqueira para o seu dia a dia. Avalie o espaço que você tem em casa ou no apartamento e também leve em conta os tipos, material de fabricação, mobilidade, design/estilo e economia. Analise as possibilidades e tenha um bom churrasco!
Já que você está buscando dicas para escolher o modelo ideal de churrasqueira, acesse o site da Balaroti e conheça nossos produtos. Aqui você encontra diversos tipos de produtos para a sua casa e para a sua construção!
Nos acompanhe nas redes sociais: curta a nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, e se inscreva no nosso Youtube.