Área externa decorada: dicas simples e criativas
Na hora de pensar no décor, é normal priorizarmos a parte interna da casa ou do apartamento, buscando deixá-la o mais aconchegante e funcional possível. O problema é que, em muitos casos, não damos a devida atenção à área externa. Fato é que quintais, varandas, terraços e sacadas são uma extensão do nosso lar e […]
Na hora de pensar no décor, é normal priorizarmos a parte interna da casa ou do apartamento, buscando deixá-la o mais aconchegante e funcional possível. O problema é que, em muitos casos, não damos a devida atenção à área externa.
Fato é que quintais, varandas, terraços e sacadas são uma extensão do nosso lar e é preciso nos sentirmos bem quando estamos nesses ambientes. Pensando nisso, neste post separamos algumas dicas simples e criativas de área externa decorada. Confira!
Área externa decorada: 5 dicas para adotar na sua casa
1. Traga o verde para o ambiente
Por se tratar de um ambiente aberto, a área externa combina muito bem com plantas e flores. Especialmente para quem tem pouco espaço, o jardim vertical é uma excelente pedida, trazendo mais verde para o espaço e deixando-o mais acolhedor.
E o melhor de tudo é a versatilidade: além de plantas, cactos e flores, você também pode colocar temperinhos nos seus vasos e floreiras, combinando a beleza da natureza e a funcionalidade de uma horta própria.
Já para quem mora em casa e possui um espaço maior, é possível optar por plantas maiores e até mesmo pequenas árvores. O ideal é escolher aquelas que se dão melhor com a exposição solar e que sejam mais fáceis de cuidar.
2. Não se esqueça de mesas e cadeiras
Mesmo em áreas externas sem churrasqueira ou espaço gourmet, mesas e cadeiras são elementos de decoração que não podem faltar. Afinal, em muitos casos os momentos de descanso ou de descontração com amigos e família envolvem comes e bebes, não é mesmo?
A escolha do tamanho da mesa e da quantidade de cadeiras vai depender da área disponível, do tamanho da família e da frequência com que você costuma receber pessoas. Lembre-se de sempre considerar um espaço para circulação de pessoas.
Se sua área externa não é coberta, é fundamental escolher móveis adequados para áreas externas, feitos de materiais que suportem a ação do tempo, como chuva, sol e maresia. Por fim, para espaços menores, como sacadas de apartamentos, é possível ganhar espaço dando preferência para mesas e banquetas altas, do estilo bistrô.
3. Capriche na iluminação
Em uma noite agradável de verão, nada melhor do que relaxar na área externa e aproveitar a brisa, não é mesmo? Por isso, atente-se à iluminação do ambiente, pois esse elemento pode fazer toda a diferença no aconchego e na decoração.
É possível lançar mão de luminárias na parede e no teto, por exemplo. Quem conta com mais espaço, como um jardim e área de piscina, pode usar luminárias de coluna, postes e pontos de luz no gramado.
A lógica é simples: no cantinho do descanso, prefira uma iluminação mais quente e menos intensa. Já para a área de refeição, se houver, aposte em luzes mais eficientes, que ajudem o chef da vez nas suas preparações.
Leia mais: Como escolher uma lâmpada de Led
4. Escolha bem as cores
Áreas externas são lugares alegres e, por isso, as cores são muito bem-vindas. A verdade é que não há muitas regras, a escolha da tonalidade vai depender do tipo de área externa decorada que você quer ter. O importante é não exagerar.
Você pode, por exemplo, adotar cores neutras no mobiliário e apostar em tons mais fortes nas paredes. Ou vice-versa. Se seu estilo é mais rústico, móveis de madeira e cores mais sóbrias nas paredes podem combinar muito bem. Se você gosta de um design clean, aposte nas tonalidades claras.
Leia mais: Tendências de cores de tinta para 2022
5. Instale o piso certo
O piso da área externa decorada merece muita atenção. Isso porque é necessário que seja um material que una duas características importantes: beleza e resistência. Escolha pisos que suportem bem a variação de temperatura, a exposição ao sol e a umidade. Não se esqueça da importância de evitar materiais muito escorregadios.
Leia mais: 8 tipos de pisos: Saiba qual é o mais adequado para cada ambiente da sua casa
SAIBA MAIS
🔺 Qual o melhor ventilador de teto para quarto?
🔺 Como decorar sala de apartamento pequeno
🔺15 Principais tipos de ferramentas e para que servem
Já que você está buscando dicas para área externa decorada, acesse o site da Balaroti e conheça nossos produtos. Aqui você encontra diversos tipos de produtos para a sua casa!