Qual o melhor ventilador de teto para quarto?

Uma das melhores alternativas para fugir das altas temperaturas são os ventiladores de teto.

952 Visualizações

O calorão já chegou e agora começa a correria para se refrescar. E uma das melhores alternativas para fugir das altas temperaturas são os ventiladores de teto.

Eles são uma boa saída para diminuir a sensação térmica ao mesmo tempo que mantém a circulação do ar – vantagem que o ar condicionado não propicia e que é especialmente importante em tempos de pandemia.

Existem muitos modelos de ventiladores de teto no mercado. Por isso, neste post vamos mostrar para você quais são as vantagens e como escolher o melhor aparelho para o seu quarto. Acompanhe!

Por que escolher um ventilador de teto para o quarto?

Antes de vermos qual é o melhor ventilador de teto para seu quarto, vamos entender por que vale tanto a pena investir nesse aparelho. Como já comentamos, uma das vantagens é permitir a circulação do ar, evitando os chamados ambientes doentes.

No entanto, existem outros benefícios interessantes que valem a pena serem citados:

  • O ventilador de teto não ocupa espaço de circulação do cômodo, como ventiladores de coluna, parede ou mesa.
  • Os aparelhos são mais baratos que um ar condicionado, são muito mais fáceis de instalar e consomem bem menos energia;
  • Existem diversos modelos que podem agregar na decoração do ambiente;
  • A função exaustão também faz com que possam ser utilizados no verão, pois ajuda com que o ar quente (que por ser mais leve se acumula no teto) seja empurrado para baixo.

Como escolher o melhor ventilador de teto para o quarto

Na hora de decidir qual o melhor ventilador de teto para o quarto, é preciso considerar algumas características do aparelho para garantir que ele consiga refrescar o ambiente de forma eficiente, agregar esteticamente ao cômodo e caber no seu bolso.

Tamanho do ambiente

A escolha do ventilador de teto ideal vai depender do tamanho do quarto. Isso porque cada modelo atende a certas especificidades, assegurando a eficiência da circulação de ar de acordo com as dimensões do ambiente.

Via de regra, quanto maior for o quarto, maior deve ser a vazão de ar gerada pelo ventilador de teto. Hoje, no mercado, temos modelos que atendem desde ambientes com menos de 16 m² àqueles com 28 m² ou mais.

Número de pás e inclinação

Você já deve ter percebido que os aparelhos possuem número de hélices e inclinações diferentes. Nesse sentido, vale ressaltar que o número de pás (de 2 a 6) nada influencia na eficácia do ventilador.

O que você realmente deve prestar atenção é na inclinação das pás (geralmente entre 6º e 18º), pois é isso que vai interferir na potência do aparelho.

Dica: falando nas pás, antes de comprar confira o diâmetro do produto. Certifique-se de que todas as portas, os armários e as janelas possam ser abertos sem riscos.

Potência e vazão de ar

Você vai encontrar modelos entre 50W e 75W de potência total. Esse valor está diretamente ligado à taxa de vazão de ar, que é a capacidade do ventilador em fazer o ar circular pelo ambiente.

A vazão é calculada em metros cúbicos por segundo; por esse motivo que a escolha do ventilador vai depender do tamanho do quarto. Para bater o martelo na loja, você pode considerar que a cada 20 m² de espaço (o que corresponde a um quarto 4 x 5 metros), é preciso, em média, 2 m³/s de vazão de ar.

Eficiência energética

Com o valor da energia elétrica nas alturas, a eficiência energética é outro fator que deve ser levado em consideração na escolha do melhor ventilador de teto para quarto.

Essa característica é definida pela relação entre a potência do equipamento e a vazão de ar. Quanto maior esse índice, maior será seu consumo de energia. Mas não se preocupe, você não terá que fazer cálculos. A forma mais fácil de selecionar um ventilador de teto eficiente é conferir a presença do Selo Procel no aparelho. Certifique-se de que a nota seja A.

Velocidade e rotação

Todo ventilador de teto conta com uma funcionalidade básica: o ajuste de velocidade. No entanto, a tecnologia vai variar de modelo para modelo. A regulagem pode acontecer em estágios predefinidos ou de forma totalmente regulável (dimerizados), o que permite maior controle sobre a velocidade.

Relacionada à velocidade, a rotação é outra especificação importante. Os modelos mais populares do mercado costumam variar entre 270 a 700 rotações por minuto, embora haja alguns aparelhos com capacidades diferentes.

Essa característica vai depender, novamente, do tamanho do quarto e vai influenciar na quantidade de vento e no nível de ruído que o ventilador de teto faz.

Afinal, qual é o melhor ventilador de teto para quarto?

Como vimos, existem muitos fatores que vão influenciar na escolha do ventilador de teto. O modelo mais indicado também vai depender das suas necessidades e, claro, do seu orçamento. Abaixo, deixamos algumas sugestões que você pode encontrar no site da Balaroti:

  • Ventilador Teto Tron Azzam Led 4 Pás: com potência de 130 W e rotação máxima de 500 RPM, este ventilador de 4 pás de alumínio garante frescor mesmo nos dias mais quentes. Ele possui três velocidades e possui lâmpada de LED embutida na luminária, trazendo ainda mais economia.
  • Ventilador Teto 3 pás Fênix com Controle: este modelo de três velocidades possui potência de 130 W e rotação máxima de 430 RPM. Com pás de plástico, ele também possui luminária com lâmpada de LED e conta com os diferenciais do seu duplo sensor digital e do controle remoto, trazendo mais praticidade para o seu dia a dia.
  • Ventilador de Teto Tron Pera New: este é um dos modelos mais clássicos de ventiladores de teto, estando no mercado há décadas. Com três pás de MDF, ele conta com três velocidades e capacidade para lâmpada eletrônica ou incandescente. Sua potência é de 130 W e sua rotação máxima é de 486 RPM.

Já que você está buscando qual é o melhor ventilador de teto para quarto, acesse o site da Balaroti e conheça nossos produtos. Aqui você encontra diversos tipos de produtos para a sua casa e para a sua construção!

SAIBA MAIS

👉 Como impermeabilizar laje de terraço

👉 Como calcular a quantidade de tijolos por metro quadrado

👉 Ferragens para construção: Tudo o que você precisa saber 

Nos acompanhe nas redes sociais: curta a nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, e se inscreva no nosso Youtube.