Qual é o melhor tipo de tijolo para a sua obra?
Bastante versátil, esse material pode ser usado em diversos estilos de revestimento e a escolha certa pode criar um visual único para a sua construção.
Fundamental para garantir a segurança e o conforto, o tijolo é peça-chave na fase de revestimento de uma edificação. A escolha do material certo também tem tudo a ver com o estilo do projeto, ou seja, será responsável por dar aquele toque que faz toda a diferença no resultado final da obra.
Escolher o melhor tipo de tijolo para a sua construção é uma etapa que merece atenção especial. Entre os pontos que devem ser avaliados, destacam-se: resistência do material, orçamento disponível, clima da região e as suas próprias expectativas em torno do projeto.
É interessante lembrar que o tamanho do tijolo tem forte influência tanto no custo do material quanto no tempo de finalização do projeto. Fora isso, eles só podem ser utilizados como vedação, pois não suportam cargas estruturais.
Normalmente, essas peças são fabricadas com massa de barro cozida e em formato de paralelepípedo. Durante a execução da construção, cada tijolo é colocado sobre o outro alternadamente e as camadas são mescladas com argamassa.
O manuseio dos tijolos também pede um cuidado no canteiro de obras. A taxa de quebra desse material é relativamente alta. Diante desse fato, o prejuízo acaba sendo maior. Fique atento e analise as vantagens e desvantagens dessa peça no seu planejamento.
Leia também: Como fazer e passar a massa corrida?
Tijolos: variedade para todos os gostos no Balaroti
Se está com uma obra em andamento ou prestes a começar, conte com as inúmeras opções de tijolos disponíveis no Balaroti. Confira tudo o que oferecemos e veja algumas ofertas imperdíveis:
Conheça os principais tipos de tijolos
1. Tijolo cerâmico (o mais comum)
Muito tradicional e bastante utilizado em obras, esse material é confeccionado a partir da queima da argila e normalmente tem a cor clara (se cozido) ou escura (devido às ações de recozimento). Os tipos variam de acordo com as medidas e tamanho dos furos.
Capaz de assegurar um bom conforto térmico, esse material, que tem um custo bem acessível, ajuda a levantar paredes com uma espessura maior. Em relação aos blocos de concreto, as desvantagens ficam por conta da falta de padronização entre as peças e devido ao baixo isolamento acústico.
Entre os tipos, destacam-se:
- Tijolo baiano ou de furo: bastante comum no país, tem um custo bem acessível e é facilmente encontrado. Como tem alto percentual de quebra (desperdício), é aconselhado comprar 30% a mais para evitar transtornos. Pode ter 6, 8 ou 9 furos. Vale ressaltar que as ranhuras ajudam na aderência da argamassa.
- Tijolo laminado: com um visual mais rústico, essa peça, que tem 21 furos, chama a atenção pela beleza. Vai bem em salas, varandas e cozinhas.
2. Tijolo vazado
Excelente para garantir a entrada de luz e ventilação, tem uma função decorativa e funciona bem na divisão de ambientes. Também é chamado de cobogó.
3. Tijolo maciço
Resistente e com bom isolamento acústico, é a opção perfeita para criar um ambiente rústico ou para uma decoração minimalista. Esse material precisa ser bem impermeabilizado para garantir a proteção necessária contra a umidade. É recomendado o uso de silicone líquido, resinas acrílicas à base de solvente e outros tipos de selantes.
4. Tijolo refratário
Devido à excelente resistência ao impacto, calor e produtos químicos, funciona super bem em churrasqueiras e fornos a lenha.
5. Tijolo ecológico
Com alta resistência e durabilidade, esse tipo de tijolo, que não libera gases tóxicos e é produzido sem nenhum tipo de queima, dispensa o uso de vigas e pilares de sustentação. A conexão com os outros tijolos é feita por encaixe e utilização de prensas. O efeito visual é interessante, pois não é tão rústico como o de barro.
6. Tijolos de concreto
Mais resistentes que os cerâmicos, costumam ser muito utilizados em construções de grande porte, como prédios. Também só podem ser usados como vedação.
Precisa fazer a lista de materiais de construção para a sua reforma ou construção? Veja tudo o que o Balaroti oferece para você. Clique aqui e faça o seu orçamento!
Dica de milhões
Uma opção interessante em substituição aos tijolos são os blocos de concreto. O investimento costuma ser menor e garante agilidade à construção. Entre as vantagens, destacam-se ainda a excelente padronização dessas peças e a boa resistência. Esse material exige menos mão de obra e otimiza o tempo de construção, pois garantem mais rapidez ao processo que o tijolo.
É interessante ressaltar que os tijolos são excelentes para o conforto térmico e acústico. Os blocos, por sua vez, como são mais pesados, têm um maravilhoso desempenho acústico. Analise e tome a melhor decisão para o seu projeto.
Agora que você já aprendeu a identificar o melhor tipo de tijolo para a sua obra, venha conferir no site do Balaroti várias opções imperdíveis para garantir os melhores revestimentos para o seu projeto. Confira a nossa variedade de produtos e aproveite as melhores condições de pagamento do mercado.
Nos acompanhe nas redes sociais: curta a nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, e se inscreva no nosso Youtube.