7 passos para construir uma piscina no seu quintal
O processo de construção, independentemente do tamanho e formato, não é tão simples, ou seja, é preciso fazer um bom planejamento prévio para evitar surpresas desagradáveis durante a obra ou gastos acima do esperado.
Você sabia que, de acordo com estudos de cientistas da União Europeia (UE), 2024 será o ano mais quente já registrado na história? Ele deve ficar 1,46ºC acima da média recorde, verificada entre 1850-1900. Nesse cenário, uma piscina pode ser uma medida bem-vinda nos mais diferentes projetos. Afinal, o calor deve aumentar ainda mais devido às mudanças climáticas e outros fatores.
Sinônimo de lazer e bem-estar, a piscina exige uma análise criteriosa. Afinal, a construção não é tão simples quanto parece. Antes de decidir se vai ser de alvenaria, concreto, fibra de vidro, vinil, vidro ou plástico, verifique, por exemplo, se o terreno é ou não irregular. Essa instabilidade deve ser contemplada, pois vai exigir um projeto mais reforçado e, por consequência, elevar o custo da obra.
Se instalar uma piscina na sua casa é uma prioridade, conte com tudo o que o Balaroti oferece para transformar esse sonho em realidade. Clique aqui e confira a incrível variedade de produtos disponíveis.
Antes de seguir com a leitura do texto, uma dica: ao escolher a piscina ideal para a sua casa, fique atento às questões de segurança, principalmente para proteger as crianças e os animais de estimação. Cercas removíveis, sinalização, piso antiderrapante e ralos antiaprisionamento são medidas bem-vindas. Pense nisso!
Leia também: Tipos de piscina: Saiba qual a melhor opção para sua casa
Acompanhe os 7 passos essenciais para construir uma piscina no seu terreno
- Observe o tamanho e o formato
Lembre-se: o processo de construção de uma piscina não é simples. Se ela for de alvenaria, por exemplo, estabelecer previamente o formato e o tamanho é primordial. Com o suporte de profissionais especializados, analise o espaço disponível no terreno para ver se corresponde às suas necessidades e desejos.
- Avalie a profundidade
Esse quesito é fundamental. Se a piscina for usada por crianças, esse ponto deve estar prioritariamente no seu radar. Outro cuidado diz respeito à avaliação do espaço, afinal, há canos que podem ser danificados durante a etapa de escavação.
- Priorize a segurança na escavação
A escavação é a hora prática no projeto de construção da piscina. Ela só pode ser feita ao se determinar previamente as dimensões e formas dessa área. É fundamental providenciar tábuas de madeira para garantir a sustentação. Outra dica importante: as laterais devem ser mais cavadas (de 15 cm a 20 cm além do planejado) devido à estrutura, que ocupa um espaço maior.
- Providencie uma queda no piso
Para garantir o perfeito escoamento da água, um detalhe faz toda a diferença no projeto da sua piscina: planejar uma pequena queda no piso dirigida ao ralo.
- Tenha os dutos no seu radar
É obrigatório providenciar todas as instalações necessárias antes de partir para o caixote da piscina. Isso inclui, por exemplo, determinar todos os orifícios fundamentais nesse projeto, como a entrada e saída de água.
- Chegou a hora da estrutura de blocos
Finalizada a escavação, vem a estrutura. As paredes devem ser feitas com blocos estruturais, que se assemelham a paredes, em toda volta da piscina. Além do apoio de ferragens para garantir a sustentação em meio aos blocos, vale a pena apostar em uma parede dupla e rechear com pedras britas. Essa medida assegura uma estrutura mais reforçada.
- Para finalizar, vem a impermeabilização e o acabamento
Para afastar os riscos de infiltrações, paredes e pisos devem receber massa asfáltica ou argamassa impermeabilizante. Na sequência, o processo finaliza com o acabamento, que normalmente funciona bem com pastilhas e cerâmicas. Com tudo sob controle, é só higienizar, encher de água e aproveitar muito a piscina.
Dica de milhões
No processo de construção da sua piscina, caso ela tenha mais de 5 metros de comprimento, é obrigatória a utilização de colunas na estrutura. Essa medida garante uma melhor sustentação à obra.
Os melhores produtos para o bom funcionamento da sua piscina? Você encontra no Balaroti!
- Refil purificador Lorenzetti Loren Acqua – Ponto de entrada 9.¾: com carvão ativo, reduz o cloro livre e retém partículas, além de limo, barro e ferrugem. Leve e compacto, é fácil de instalar.
- Água verde SOS 1l Hth: o produto elimina as algas existentes na piscina e evita que ela fique com manchas esverdeadas. Bastante concentrado e sem cobre, garante a segurança e eficiência.
- Aspirador de piscina Uttil Azul: ideal para garantir a boa manutenção da piscina, o aparelho garante a limpeza do espaço e o seu uso sem riscos à saúde.
Balaroti no YouTube: inscreva-se e descubra como garantir a iluminação certa para a piscina e toda a área externa da sua casa
Com a ajuda da apresentadora Nana Vendruscolo, veja, em mais um episódio do “Efeito Balaroti”, dicas de iluminação para a área externa da sua casa. Essa atenção faz toda a diferença para garantir a segurança em volta da sua piscina. Refletores, tartarugas, espetos de jardim, postes, enfim, analise o que melhor se encaixa na sua decoração e garanta o bem-estar de todos. Dica: cuide também da umidade e conte com o suporte de um eletricista.
Assista agora mesmo ao vídeo:
Uma piscina pode garantir um toque especial à decoração da área externa, além de ser um espaço propício para criar momentos memoráveis em família e com os amigos. Para que a diversão não se transforme em dor de cabeça, cuide de cada detalhe do projeto e jamais abra mão da segurança. Os dias quentes prometem ser inesquecíveis e muito refrescantes!
Agora que você já descobriu os 7 passos para construir uma piscina no seu quintal, venha conferir no site do Balaroti todos os produtos necessários para incrementar ainda mais esse espaço. Faça de cada mergulho um momento marcante em sua vida.
Nos acompanhe nas redes sociais: curta a nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, e se inscreva no nosso Youtube.