DIY | Como Fazer Adega Vertical com Madeira
”Essa adega vertical tem aspecto rústico e pode exibir os rótulos das suas bebidas, se tornando também objeto de decoração para o seu ambiente.”
”Essa adega vertical tem aspecto rústico e pode exibir os rótulos das suas bebidas, se tornando também objeto de decoração para o seu ambiente.“
Se você gosta de tomar um vinhozinho no final de semana, mas guarda as garrafas em pé no armário ou na geladeira porque não tem uma adega, não deixe de ler esse post, porque garantimos que ele vai melhorar não só os seus brindes mas também a decoração da sua casa.
Garrafa de vinho não é como de cerveja ou de vodka que você pode deixar na dispensa ou na geladeira que tá tudo certo. Ela exige um cuidado especial, tanto pra conservar a bebida quanto pra que ela fique exposta de um modo elegante.
Essa é a adega vertical que você vai poder fazer aí na sua casa. Ela tem esse aspecto rústico e pode exibir os rótulos das suas bebidas, se tornando também objeto de decoração para o seu ambiente.
Os seus vinhos vão ficar acomodados também na posição correta, que é levemente inclinada na diagonal, com a boca da garrafa pra baixo.
Assista o passo a passo completo em nosso canal:
Itens necessários:
Vamos começar?
Veja os materiais são bem rudimentares, mas isso tem tudo a ver com o vinho, pois ele é uma bebida sofisticada no sabor, mas rústica na produção. Então, não combinaria fazer uma adega com materiais plásticos ou metais, porque isso destoaria do estilo da própria bebida.
Passo 1: Marcações
Comece fazendo marcações na madeira indicando os pontos que você vai ter que furar pra fixar as cordas de sisal que prenderão as garrafas.
A quantidade de garrafas vai depender do tamanho da madeira, logicamente. Na nossa, serão cinco garrafas. Cada garrafa de vinho tem, na base, sete centímetros de largura, então, marcamos as posições dessas garrafas como sete centímetros pra cada uma, calculando também uma distância uniforme entre elas.
Agora é a vez de fazer as marcações aqui do lado direito. O comprimento da garrafa é de 30 centímetros e a largura do gargalo é de três centímetros. Então, aqui, a 30 centímetros das minhas marcações da base, eu vou sinalizar esses três centímetros do gargalo e a distância uniforme entre as garrafas.
Aqui tem um detalhe importante: essas marcações do gargalo têm de ser um pouco abaixo das que foram feitas pra sinalizar a base das garrafas. Isso porque é preciso formar uma angulação que deixe a garrafa inclinada, com a boca virada para baixo.
Passo 2: Faça os furos nas marcações
Vamos fazer os furos. Eles precisam ter um diâmetro que permita passar as cordas de sisal. Pra não ter perigo de deixar frouxas as garrafas, eu vou prender cada uma delas com duas cordas de sisal, isso tanto no gargalo quanto na base.
Passo 3: Passe as cordas de sisal pelos orifícios
Chegou a vez de passar as cordas de sisal pelos orifícios que a gente fez na madeira. Use uma garrafa pra se certificar de que ficará bem presa. Depois de passar a corda e fazer a pressão na garrafa, você vai marcar com uma caneta ou lápis a parte da corda que deverá cortar aqui atrás.
Nós vamos prender bem as cordas de sisal aqui atrás usando essas braçadeiras. Prenda bem pra que não tenha risco nenhum de soltar, OK?
Passo 4: Corte as sobras da corda e da abraçadeira
Passo 5: Faça os furos para fixação na parede
Passo 6: Prenda os batedores de porta na parte de trás para deixar a peça com espaço entre a parede
Passo 7: Fixe a adega na parede com parafusos
Resultado
Está pronta a adega. Gostou? Agora é só levantar as taças com os amigos e brindar com um orgulhoso e sonoro “fui eu que fiz!”.
Agora que você já aprendeu a Como fazer uma Adega Vertical, venha conferir no site da Balaroti todo o setor de Decorações com várias opções para você.
Continue acompanhando o blog da Balaroti e fique por dentro das novidades de Material de Construção.