Como fazer o cálculo de materiais de construção?
O sucesso de qualquer projeto depende do criterioso cálculo dos materiais de construção. Capriche no planejamento, reduza custos e melhore a qualidade e segurança da obra. Vai ficar incrível, pode apostar!
Quer que a sua obra fique do jeitinho que sempre sonhou? Então, aposte no cálculo perfeito de todo o material de construção necessário.
Na prática, o cálculo de materiais de construção é peça-chave para a execução de qualquer projeto. Por meio dele, dá para estimar o custo total, afastando o risco de comprometer demais o orçamento.
Além de favorecer o planejamento financeiro, permitindo também comparar orçamentos de diferentes fornecedores para que seja possível escolher a opção mais vantajosa, essa medida garante eficiência e produtividade. Realmente, é uma ação que faz toda a diferença.
Antes de conferir outros benefícios do cálculo de materiais de construção para sua obra, fica a dica: no Balaroti, você encontra os melhores produtos e os preços mais atrativos do mercado, clique aqui e confira. Boa leitura!
Leia também: Construir ou reformar? Veja como fazer a melhor escolha
Saiba como fazer o cálculo de materiais de construção para a sua obra
- Após finalizar o projeto, com todas as especificações e dimensões, faça uma lista detalhada dos materiais necessários, como cimento, areia, brita, tijolos, madeira e aço.
- Capriche no cálculo das quantidades. Saiba, por exemplo, quanto precisa de cimento, areia e brita para a produção de concreto.
- É primordial prever uma margem de segurança (geralmente, de 10% a 15%) para cobrir desperdícios e imprevistos.
- Há ferramentas digitais bacanas, como o app ConstruCalc, que ajudam nessa tarefa. Com versões gratuitas e pagas, o aplicativo, disponível para Android e iOS, dá acesso a 12 calculadoras (concreto, parede, pintura, telha, entre outras), além de diversas tabelas com dados técnicos.
Benefícios do cálculo de materiais de construção para uma obra
- Garante eficiência e produtividade
Peça-chave para o planejamento de uma reforma ou construção, essa medida assegura que os materiais estejam disponíveis quando for necessário, evitando atrasos no cronograma. Esse cuidado ajuda também a aumentar a produtividade.
- Reduz os desperdícios
Além de garantir a eficiência na utilização de recursos, favorecendo a sustentabilidade da obra, esse cálculo é eficaz para evitar a compra excessiva de materiais, reduzindo desperdícios e gastos desnecessários.
- Assegura a qualidade da construção
Além de ajudar a manter a integridade e a segurança da estrutura, devido ao uso da quantidade certa de materiais de construção, esse planejamento garante a execução de acordo com as especificações do projeto. Dessa maneira, a qualidade final da obra atende a todas as expectativas.
- Favorece a gestão de estoque e ajuda no cumprimento de prazos
Essencial para prevenir perdas e danos causados por armazenamento inapropriado, o a cálculo de materiais de construção também facilita o controle e a organização no canteiro de obras, contribuindo com o cumprimento dos prazos estabelecidos no cronograma e ainda evita atrasos que podem acontecer devido à falta de materiais ou entregas fora das datas previstas.
Dica de milhões
Com um cálculo detalhado dos materiais de construção, fica mais fácil negociar melhores condições de pagamento e obter descontos com fornecedores. Favorece ainda a programação de entregas em fases, otimizando o fluxo de trabalho.
Outras vantagens do cálculo de materiais de construção
- Garante segurança no canteiro de obras. Entre outras questões, reduz a necessidade de manuseio frequente de materiais pesados, diminuindo o risco de acidentes.
- Faz com que o projeto siga em conformidade com normas e regulamentos, afastando a possibilidade de problemas legais e fiscais.
Os melhores materiais de construção? Você encontra no Balaroti!
Veja algumas opções:
- Cimento Votoran Todas as Obras – 50 kg: resistente e versátil, garante a segurança nos mais diversos tipos de projeto. Pode ser usado para reboco, concreto convencional, contrapiso e lajes.
- Tábua de Pinus Bruta Bonfim 30 cm (12”) 2,5 metros: o material, também conhecido como sarrafo, é muito utilizado no madeiramento de telhados e coberturas.
- Telha 6mm Fibrocimento Multilit sem Amianto 110×244 cm: indicada para coberturas e fechamentos laterais de grandes áreas, é resistente, econômica e durável. Garante ainda rapidez na montagem e fixação.
Balaroti no YouTube: inscreva-se e veja 5 dicas para iniciar a sua construção
Agora que você já sabe a importância de calcular os materiais de construção para a sua obra, veja essas dicas bacanas que o Balaroti preparou para você. Seguindo à risca às orientações, seu projeto vai ficar incrível.
Assista ao vídeo e mãos à obra!
O sucesso de qualquer projeto depende do criterioso cálculo dos materiais de construção. Capriche no planejamento, reduza custos e melhore a qualidade e segurança da obra. Vai ficar incrível, pode apostar!
Nos acompanhe nas redes sociais: curta a nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, e se inscreva no nosso Youtube.