Como escolher a furadeira ideal?
Por mais que surjam inúmeros questionamentos na hora de escolher a furadeira ideal, uma pergunta deve conduzir o caminho até a sua decisão final: qual será a utilização do equipamento nas suas rotinas diárias? Sem dúvida alguma, a escolha da furadeira ideal depende de qual será a utilidade dessa ferramenta no seu dia a dia. […]
Por mais que surjam inúmeros questionamentos na hora de escolher a furadeira ideal, uma pergunta deve conduzir o caminho até a sua decisão final: qual será a utilização do equipamento nas suas rotinas diárias?
Sem dúvida alguma, a escolha da furadeira ideal depende de qual será a utilidade dessa ferramenta no seu dia a dia. Na prática, é fundamental saber se ela é para pequenos serviços/reparos em casa ou para atividades mais profissionais, que exigirão uma alta performance.
Para dar início ao processo de escolha da furadeira ideal, o seu checklist deve contemplar:
- Em que superfície o equipamento será aplicado? É para concreto, metal, madeira, alvenaria ou multiuso?
- Qual é a rotina de utilização da ferramenta? Ela é destinada para atividades típicas do lar ou terá uma função mais profissional e até mesmo industrial?
- Por quanto tempo a furadeira será usada diariamente? Por qual período ela estará agindo durante uma determinada atividade?
- Não esqueça que a potência faz toda a diferença: tenha isso em mente no momento da escolha da furadeira ideal. É primordial lembrar que, quanto maior a potência, maior será a força também aplicada na atividade realizada. Em linhas gerais, é sinônimo de mais agilidade e produtividade.
Faça a escolha da sua furadeira ideal sem cometer erros
Não despreze a busca por boas informações e até mesmo a opinião de especialistas no momento de escolher a furadeira ideal. Um exemplo é entender quais são os tipos de brocas recomendadas para cada superfície.
Se cometer um equívoco, corre o risco de estragar o material por não ter utilizado a broca correta. Toda a atenção é necessária, inclusive, para evitar desperdício de dinheiro e acidentes (utilize sempre os equipamentos de proteção individual, os chamados EPIs, para evitar imprevistos. Dessa forma, tenha na sua mira também máscaras, óculos, luvas e capacete.
Veja outras dicas básicas:
- Furadeira para afazeres domésticos (leia-se pequenos reparos ou atividades simples): uma ferramenta que tenha entre 350W e 400W, com capacidade para utilização com brocas de até 10 mm (3/8”), é o suficiente para as suas necessidades.
- Furadeira para atividades profissionais (atuação como prestador de serviços/autônomo): um equipamento com mais potência é bem-vindo, ou seja, algo em torno de 550W a 600W. No caso das brocas, é essencial que tenham até 13 mm (1/2”).
- Furadeira para aplicações de longo período que exijam um esforço maior de perfuração (rotinas da construção civil, por exemplo): nesse caso, o equipamento deve ter um potência superior a 680 W. Para atividades dessa natureza, pode ser uma boa pedida a utilização de marteletes e martelos perfuradores/rompedores. Esses itens propiciam um desgaste menor da ferramenta e garantem um ganho maior de produtividade.
Leia mais: Brocas para furadeira: como escolher?
Avalie a função de impacto da sua furadeira
Esse quesito é bastante recomendado no momento de escolha da furadeira ideal. O que você precisa saber sobre esse assunto:
- Furadeira de impacto: garante uma maior versatilidade às perfurações. Em outras palavras, quebra materiais resistentes com mais facilidade. Por essas e outras razões, é recomendada para tijolos, alvenaria e rebocos. O trabalho, com certeza, fica mais produtivo e ela é perfeita para obras, reformas e aplicações que demandem maior esforço no momento da perfuração.
- Furadeira convencional ou sem impacto: esse modelo, como o nome sugere, opera apenas com rotação. É um equipamento apropriado para metal, madeira e montagem de móveis. Dependendo das suas rotinas e do orçamento disponível, há modelos que vêm com um botão que aciona a opção de impacto. Pode ser uma alternativa bacana para a aplicação em eventuais atividades mais pesadas e que exijam um maior esforço.
Você sabia que existem também furadeiras com velocidade variável? Elas são controladas no gatilho, ou seja, partem do repouso e vão a até a velocidade máxima de uma forma suave. Indicadas para o trabalho com peças metálicas. Outra curiosidade é a possibilidade de mudar o sentido de rotação, que pode ser bastante útil quando a broca travar no furo que está sendo produzido em um determinado material.
Lembrete importante: avaliar qual tipo de fixação das brocas é o ideal para as suas atividades. Pode ser com mandril ou engate rápido. Vale a pena reforçar que a furadeira com mandril precisa ser bem apertada nos 3 encaixes com a chave respectiva. O equipamento com engate rápido, por sua vez, tem o encaixe simples, rápido e é feito manualmente.
A furadeira é uma ferramenta altamente estratégica. Com base nessas orientações, é possível escolher o modelo mais recomendado para as suas necessidades diárias. Pesquisar e analisar criteriosamente os preços nunca é demais.
Apostar em marcas realmente reconhecidas no mercado e com boas avaliações dos consumidores (é sempre bom pesquisar isso!) também são medidas recomendadas para fazer a melhor escolha. Observe as vantagens, características do equipamento, vantagens, aplicações e outros detalhes que considerar pertinentes.
Tendo todos esses pontos no seu radar, não tenha dúvida de que saberá escolher a furadeira ideal para o seu dia a dia. Capriche no processo e tenha a melhor ferramenta à sua disposição. Boas obras e reformas para você!
Ver furadeiras no site da Balaroti
>> Não esqueça: a Balaroti tem sempre as melhores opções.
Já que você está buscando dicas para escolher a furadeira ideal, acesse o site da Balaroti e conheça a nossa variedade de produtos. Aqui você encontra diversos tipos de itens para a sua casa e para a sua construção!