Tipos de Janela: quais se encaixam perfeitamente em cada projeto?
“Antes de fazer a sua escolha, é preciso avaliar o local em que a janela será instalada, definir o modelo mais recomendado, checar o melhor material, avaliar o tipo de abertura, entre outros.”
“Antes de fazer a sua escolha, é preciso avaliar o local em que a janela será instalada, definir o modelo mais recomendado, checar o melhor material, avaliar o tipo de abertura, entre outros.”
Se você está começando o projeto da casa dos seus sonhos ou vai fazer uma reforma, dedique um tempo especial para avaliar as janelas perfeitas para cada ambiente. Essenciais para trazer iluminação natural e ventilação aos mais diversos espaços, elas também garantem bem-estar e dão um toque decorativo ao seu lar.
Antes de fazer a sua escolha, é preciso avaliar o local em que a janela será instalada, definir o modelo mais recomendado, checar o melhor material, avaliar o tipo de abertura, entre outros pontos. Esse passo a passo fará toda a diferença para assegurar as melhores escolhas.
Aproveite e confira em nosso canal Como Instalar Varão de Cortina na sua Janela:
Avalie, por exemplo, qual modelo de janela é o mais apropriado para os diferentes cômodos da sua casa. Esse checklist é primordial para chegar à opção certa e ao melhor material. Observe:
- Sala: as janelas de abrir, de correr, pivotante, guilhotinada e sanfonada são recomendadas. Quanto aos materiais, a variedade de escolhas é bem ampla. A decisão final vai depender das características do ambiente e do estilo que pretende adotar no local. Por isso, alumínio, madeira, aço ou PVC funcionam bem.
- Quarto: normalmente, essa peça funciona bem com janelas dos seguintes modelos – duas folhas com veneziana, veneziana, pivotante, duas folhas, de correr ou apenas de vidro. O alumínio, que tem boa variedade de modelos, e a madeira são os materiais recomendados para essa área.
- Banheiro: antes de qualquer coisa, lembre-se de que as janelas devem oferecer resistência ao vapor da água e à umidade. Dessa forma, o alumínio e o PVC são os melhores materiais. Quanto aos modelos, de tombar, maxim-ar e basculante são excelentes pedidas.
- Cozinha e área de serviço: aqui, a exemplo do que foi dito sobre os banheiros, é preciso levar em conta que esses ambientes têm mais contato com a água, ou seja, são úmidos. Por isso, os melhores materiais também são o PVC e o alumínio. Quanto aos modelos, dá para apostar em vitrô pivotante, basculante, maxim-ar, de correr, guilhotina e de abrir.
Leia mais: Como fazer a limpeza da casa após uma obra?
Confira os principais modelos de janela para o seu projeto
- De correr
Bastante versátil e perfeito para otimizar espaços, já que abre e fecha lateralmente correndo sobre um trilho, a janela de correr funciona bem nos mais diversos ambientes. Há particularidades que devem ser observadas para cada cômodo. No quarto, por exemplo, é interessante que ela tenha uma segunda camada maciça para facilitar o controle de luz. A escolha do vidro é outro quesito essencial.
Confira aqui em algumas opções de Janelas de correr:
- Fixa
Sem abertura, a janela fixa tem o objetivo único de clarear o espaço, já que não funciona para a ventilação. É um modelo bastante comum entre os variados tipos de janelas de vidro.
- Maxim-ar
Além de favorecer a iluminação e a privacidade, a janela maxim-ar, que tem apenas 1 folha, cai bem em locais pequenos, como corredores, lavabos, cozinhas, banheiros e áreas de serviço. Encontrada em madeira ou metal, ela abre para o lado de fora e o fechamento é por meio de um fecho na esquadria (lado interno).
Confira aqui em algumas opções de Janela Maxim-ar:
- Veneziana
Queridinha para os quartos devido à maior ventilação e boa entrada de luz até mesmo quando está fechada, a janela veneziana tem várias vantagens. Ela pode, por exemplo, ter combinações com modelos de vidro que auxiliam no aquecimento do local e até mesmo para diminuir os barulhos externos.
Confira aqui em algumas opções de Janela Veneziana:
- Pivotante
A praticidade é a marca registrada da janela pivotante, que garante um bom controle da luminosidade e ventilação. A exemplo da porta homônima, ela funciona a partir de dois pivôs (1 acima e outro abaixo), que ajudam a janela a girar no mesmo eixo em até 90 graus.
- Basculante
Garante uma ventilação maior ao ambiente, pois tem uma estrutura principal fixa e a outra móvel, que assegura a abertura individual dos vidros. Esse modelo de janela é muito utilizado em cozinhas, banheiros e áreas de serviço, principalmente em madeira ou metal.
Confira aqui em algumas opções de Janela Basculante:
- Guilhotina
Com um design bastante charmoso, esse tipo de janela é composta por duas partes (uma fixa e outra móvel) e garante mais entrada de ar e de luz. Dica: em casas com idosos, pode não ser uma boa pedida, pois é preciso muita força para suspender a estrutura de baixo.
- Sanfonada
Também conhecida como “janela camarão”, ela funciona bem em áreas bem espaçosas. Diferencia-se por permitir a abertura total da janela, assegurando uma excelente ventilação e iluminação.
Em vidro, madeira ou combinando os dois materiais, a sanfonada assegura uma perfeita combinação com modelos acompanhados de vidro na parte de dentro. Vale a pena avaliar com calma.
- De tombar
Conhecida também como “janela abre e tomba”, ela tem a abertura voltada para dentro do ambiente. Além da excelente ventilação, garante uma maravilhosa iluminação no espaço. Funciona bem em locais pequenos e está disponível em metal, vidro ou madeira.
- Em busca das melhores opções de janelas para a sua casa? A Balaroti tem uma grande variedade de modelos e as melhores condições para o seu bolso. Clique aqui e confira.
Saiba mais sobre os principais materiais para escolher a sua janela
- Alumínio: fácil de manusear e muito leve, tem uma manutenção e limpeza muito práticas. É a melhor pedida para regiões litorâneas, pois tem uma boa resistência à umidade, corrosão e maresia.
- Madeira: tem um primoroso isolamento térmico, mas exige bastante atenção na instalação. Modelos maciços são recomendados. Para não correr risco de empenamento, analise se o material foi tratado com óleos e vernizes.
- PVC: com excelente durabilidade, boa manutenção e fácil de limpar, tem uma vedação bacana e um diferenciado isolamento acústico. Em áreas com muito impacto dos raios solares, não é recomendado, pois pode desbotar facilmente.
Agora que você já conhece os principais modelos de janela que se encaixam no projeto da sua casa, fique atento aos materiais e à instalação, que só podem ocorrer ao término da obra. Enquanto essa etapa não chega, mantenha as peças armazenadas em lugares sem umidade e conte com o suporte de uma equipe qualificada.
Importante: alumínio e PVC vêm com molduras que precisam ser chumbadas. A madeira, por sua vez, é acompanhada de uma espuma poliuretano para assegurar a vedação perfeita.
Pense estrategicamente o posicionamento das janelas, além das entradas de ar e de luz no seu projeto. Sustentabilidade faz a diferença e vale a pena aproveitar, da melhor maneira possível, a luz natural.
>> Não esqueça: a Balaroti tem sempre as melhores opções.
Já que você está buscando orientações sobre quais janelas se encaixam perfeitamente em cada projeto, acesse o site da Balaroti e conheça a nossa variedade de produtos. Aqui você encontra diversos tipos de itens para a sua casa e para a sua construção!