Como fazer a limpeza da casa após uma obra?
“Limpar a casa após uma obra é obrigatório, afinal, é inevitável a bagunça e a sujeira diante da conclusão dos trabalhos.”
“Limpar a casa após uma obra é obrigatório, afinal, é inevitável a bagunça e a sujeira diante da conclusão dos trabalhos.”
É indescritível a sensação de entrar em um imóvel novinho em folha após a conclusão de uma obra. Apesar da expectativa para ocupar esse espaço logo e aproveitar o aconchego do lar, o primeiro passo é a boa e minuciosa limpeza geral.
Limpar a casa após uma obra é obrigatório, afinal, é inevitável a bagunça e a sujeira diante da conclusão dos trabalhos. A preguiça deve ser deixada de lado e todo cuidado é necessário, afinal, nem dá para imaginar estragar ou manchar qualquer cantinho durante esse processo.
Confira aqui em nosso canal como renovar o seu rejunte encardido:
A limpeza após uma obra exige um planejamento básico. É preciso adotar produtos essenciais e seguir instruções básicas se você for fazer essa tarefa sozinho. Se o orçamento permitir, vale a pena investir em um suporte profissional, principalmente devido aos entulhos e ao pó acumulado em cada superfície.
Vale a pena lembrar que a limpeza segue características próprias para cada tipo de material presente na sua casa ou apartamento. Essa ação inclui, entre outras missões, a retirada de manchas de tinta, do excesso dos rejuntes, eliminar respingos e outros resíduos.
A limpeza pós-obra é mais detalhada e pesada, já que estamos falando de excessos grandes de concreto, papelão, cimento, gesso, cola, pedra, entre outros itens que precisam ser 100% removidos. Pela dimensão e riscos envolvidos, é necessário adotar medidas preventivas e também usar os produtos certos para evitar incômodos futuros.
O kit básico para fazer a limpeza da casa no pós-obra deve incluir máscara, luvas, panos limpos, espátula metálica, esponja macia, vassoura, pá, balde, rodo, escova de limpeza, aspirador de pó, escada ou cavalete, além de água, removedor de tinta, álcool, vinagre branco, detergente, bicarbonato de sódio e outros produtos específicos disponíveis no mercado. Com esse checklist completo e devidamente seguido à risca, já dá para começar a colocar tudo em ordem.
Leia mais: Como pintar a parede de maneira rápida e fácil
Como se organizar para fazer uma excelente limpeza pós-obra
- Comece os trabalhos apenas quando a obra estiver completamente finalizada
Essa dica pode parecer óbvia, mas é a pura realidade. Não adianta começar a faxina e a organização dos espaços se ainda existem trabalhos sendo feitos em outros cômodos. A poeira não dá trégua e vai para todos os ambientes, ou seja, nem cogite gastar energia à toa para depois precisar refazer tudo.
- Retire os entulhos
Antes de literalmente arregaçar as mangas, é preciso remover todos os entulhos (latas de tinta, para exemplificar). Veja, inclusive, a necessidade de alugar uma caçamba para fazer o descarte correto desses materiais. Alguns itens podem ser disponibilizados para a reciclagem (papelão e plásticos, por exemplo).
- Faça uma análise criteriosa de todos os espaços
Concluída a retirada dos entulhos, é primordial avaliar a situação da sujeira nos diferentes ambientes da sua casa. Cada piso, por exemplo, tem uma particularidade no momento de fazer a remoção da sujeira, ou seja, não adianta sair jogando água e sabão por todos os cantos. Cuidado e zelo em primeiro lugar sempre!
- Priorize a limpeza pesada
Não tenha medo do trabalho. A limpeza pós-obra deve iniciar por tudo aquilo que vai exigir mais empenho e dedicação, como tirar manchas de cimento, tintas e higienizar bem os rejuntes. Tudo isso com máscara e os demais equipamentos de proteção individual (EPIs), que devem ser regra geral nesse momento. Não abra mão da sua segurança, afinal, além do pó, você vai estar lidando com produtos químicos fortes.
- Tenha à disposição os melhores produtos
Os pequenos detalhes diferenciam a limpeza pós-obra da chamada faxina do dia a dia. Por isso, busque os produtos certos para que o seu objetivo seja atingido. Uma casa limpa e organizada é o sonho de qualquer pessoa, certo?
- Preparado para começar a limpeza geral da sua casa após a finalização das obras? A Balaroti tem tudo o que você precisa. Clique aqui e confira.
Dicas importantes para um limpeza geral de sucesso após uma obra
- Manchas de tinta: proteja bem as mãos e utilize um excelente removedor apropriado para esse tipo de material. Aplique o químico apenas na área afetada.
- Poeira: o primeiro passo é varrer e passar pano em todos os lugares. Para o excesso, recorra também a um bom aspirador de pó. Um pano umedecido com água também é indicado, assim como a aplicação de produtos específicos. Dedique uma atenção especial aos eletrodomésticos e móveis.
- Pó de gesso: para limpar bem a superfície, o ponto de partida é recorrer a uma vassoura de cerdas e também a um aspirador de pó. Avalie bem qual é o tipo de revestimento, pois isso impacta na escolha dos produtos. No caso dos porcelanatos, por exemplo, use apenas água e detergente neutro. Para os rejuntes, as soluções caseiras, à base de bicarbonato de sódio e vinagre branco, são bem-vindas. Os pisos de madeira, por sua vez, pedem produtos mais específicos, uma vez que a água em excesso pode danificar o acabamento.
Com todas essas orientações, a limpeza da casa na fase pós-obra será um sucesso. Preste atenção ainda nas paredes, verifique o tipo de tinta usada e cuidado também com os azulejos. Instalações e acabamentos também devem estar no seu radar, a exemplo de outras superfícies superiores, como as janelas, tetos e luminárias. Seguindo todos esses passos, o seu cantinho vai ficar perfeito e será o seu ponto de equilíbrio e relaxamento para todos os momentos. Invista no seu conforto e aproveite muito!
>> Não esqueça: a Balaroti tem sempre as melhores opções.Já que você está buscando dicas de como fazer a limpeza da casa após uma obra, acesse o site da Balaroti e conheça a nossa variedade de produtos. Aqui você encontra diversos tipos de itens para a sua casa e para a sua construção!