Entenda a Diferença entre Climatizador e Ar-Condicionado
Escolher um climatizador ou ar-condicionado depende das suas necessidades, do clima da região em que vive e também do orçamento disponível.
Se a ideia é melhorar o conforto térmico da sua casa, principalmente nos dias de verão, vale a pena investir em um climatizador ou ar-condicionado. Para fazer a escolha certa, é fundamental entender como cada aparelho funciona e qual é o mais apropriado para as suas necessidades.
O climatizador funciona à base da evaporação da água. Ele capta o ar quente do ambiente, passa por um filtro úmido e libera um ar mais fresco e umidificado. É uma solução simples e eficiente para quem busca aliviar o calor sem gastar muito.
Por sua vez, o ar-condicionado utiliza um sistema mais complexo, com compressor, gás refrigerante e condensador. Ele retira o ar quente do ambiente, resfria e devolve o ar frio, mantendo a temperatura conforme desejado, independentemente do clima externo.
Antes de seguir com a leitura e tomar a melhor decisão, uma dica: o Balaroti tem os melhores produtos de climatização do mercado. Além da qualidade, garantimos preços atrativos e excelentes formas de pagamento. Confira!
Leia também: Amenize o calor com as dicas para refrescar os ambientes
Compare: veja as principais características de cada aparelho
Climatizador
- Consome pouca energia – pode gastar até 90% menos do que um ar-condicionado. Fora isso, não utiliza gases refrigerantes.
- Umidifica o ar, ou seja, é ótimo para quem sofre com ressecamento nasal e problemas respiratórios.
- Funciona melhor em regiões mais secas e com ventilação adequada.
Ar-Condicionado
- Garante o controle preciso da temperatura – pode chegar facilmente a 16°C.
- Remove a umidade do ar, o que pode ser bom em locais muito úmidos, mas é ruim para quem tem alergias.
- Exige um maior consumo de energia, devido à necessidade de um sistema mais potente.
- É ideal para espaços fechados e regiões muito quentes, como o Nordeste brasileiro.
O que levar em consideração na hora de escolher um climatizador ou ar-condicionado
- Avalie o consumo de energia e custos
Sem dúvida alguma, o climatizador é muito econômico, gastando bem menos energia do que o ar-condicionado. Se o objetivo primordial é manter a conta de luz sob controle, ele pode ser uma boa alternativa. Já o ar-condicionado, apesar de consumir mais, oferece um conforto térmico superior e pode ser um investimento necessário para quem trabalha em casa ou vive em regiões muito quentes.
- Analise o nível de conforto térmico desejado
É simples: se você busca um ambiente com menos calor e controlado, principalmente para o home office ou para manter bem conservados eletrônicos sensíveis à temperatura, o ar-condicionado é a dica perfeita. Agora, se o objetivo é apenas um alívio térmico mais suave, o climatizador já é suficiente.
- Observe necessidades de instalação e manutenção
Na prática, os climatizadores são mais simples e portáteis, ou seja, destacam-se por não exigir a instalação profissional. No caso dos aparelhos de ar-condicionado, dependendo do modelo (de janela ou split), podem precisar de instalação especializada e de uma rotina de manutenção mais rigorosa.
- Priorize o impacto ambiental
Nesse quesito, os climatizadores levam vantagem, já que não utilizam gases refrigerantes nocivos à camada de ozônio e consomem menos energia elétrica. Vale lembrar, no entanto, que os modelos de ar-condicionado mais modernos já contam com tecnologias mais sustentáveis.
Dica de milhões
Se ainda está em dúvida, use como referência o checklist:
- Para regiões secas e com temperaturas moderadas: climatizador.
- Para ambientes pequenos com pouco espaço para instalação: climatizador.
- Para escritórios e locais com alto fluxo de pessoas: ar-condicionado.
- Para regiões muito quentes e úmidas: ar-condicionado.
Ar-condicionado e climatizador? Você encontra no Balaroti!
Veja algumas opções:
- Climatizador de Ar Ventisol 16 Litros 130W 127V NAC: tem reservatório de água que ajuda a repor a umidade e a qualidade do ar, sem a necessidade de manter as portas e janelas fechadas, permitindo a renovação do ar no ambiente.
- Ar-Condicionado Agratto Quente Frio Split Inverter Liv Top 2400btu: ideal para ambientes de 31 a 37 metros quadrados, destaca-se por ter as funções quente e frio. Ideal para refrigerar o ambiente e melhora ainda mais a qualidade do ar.
- Ar-Condicionado Hisense Quente e Frio Inverter 12000btu: para ambientes de 16 a 21 metros quadrados, o aparelho destaca-se por ser mais econômico e ecológico devido ao uso do gás refrigerante R32. Tem wi-fi integrado, controlado pelo app Connect Life, que proporciona ainda mais praticidade. E muitas outras vantagens!
Balaroti no YouTube: inscreva-se e descubra como limpar o ar-condicionado split
Bora arregaçar as mangas e entrar no clima do “faça você mesmo” com a ajudinha sempre bem-vinda da apresentadora Nana Vendruscolo. Neste episódio do “Efeito Balaroti”, aprenda a limpar o ar-condicionado split.
Assista ao vídeo agora mesmo:
Agora que você já sabe as diferenças entre climatizador e ar-condicionado, ficou mais fácil escolher o equipamento perfeito para sua casa, certo? Importante: se busca uma opção econômica, portátil e sustentável, o climatizador pode ser o ideal. Mas se o que você precisa é um resfriamento potente e controle de temperatura, o ar-condicionado é a aposta certa. Faça a sua escolha!
Nos acompanhe nas redes sociais: curta a nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, e se inscreva no nosso Youtube.