Como limpar corretamente o piso vinílico de madeira?
Além de trazer uma sensação muito acolhedora para qualquer ambiente, o piso vinílico de madeira garante praticidade no dia a dia em uma residência ou escritório. Esse tipo de material, que se destaca pela enorme variedade de tonalidades e texturas disponíveis no mercado, também chama a atenção por ter uma limpeza muito fácil. Por isso, […]
Além de trazer uma sensação muito acolhedora para qualquer ambiente, o piso vinílico de madeira garante praticidade no dia a dia em uma residência ou escritório.
Esse tipo de material, que se destaca pela enorme variedade de tonalidades e texturas disponíveis no mercado, também chama a atenção por ter uma limpeza muito fácil.
Por isso, se a sua ideia é aprender a limpar corretamente o piso vinílico de madeira, trouxemos algumas dicas para que isso se torne prático.Versáteis, econômicos e esteticamente imbatíveis, esse tipo de revestimento tornou-se bastante popular nos últimos anos. Com um processo de instalação que não exige grandes artifícios, é possível garantir maior durabilidade e brilho com alguns cuidados especiais.
Para começar, vale lembrar que, em comparação com o piso laminado, o vinílico tem uma excelente tolerância à umidade. Por isso, seguindo as orientações, é possível manter o aspecto de “novo em folha” sem maiores dificuldades.
Leia mais: 8 tipos de piso: saiba qual é o mais adequado para cada ambiente da sua casa
Afinal, como limpar o piso vinílico de madeira?
Devido à sua versatilidade (vale a pena lembrar que a sua composição conta com PVC e resinas), o piso vinílico de madeira está no topo da lista de preferências de arquitetos, designers de interiores e outros profissionais, que veem no produto inúmeros benefícios para o revestimento do chão. Para garantir a sua manutenção, basta seguir algumas orientações imprescindíveis.
Como o design imita as superfícies de madeira, o piso vinílico dá um toque diferenciado aos mais diferentes cômodos. A limpeza é outro aspecto positivo, ou seja, água com detergente neutro é a melhor solução. Na prática, basta seguir o seguinte passo a passo:
1. É necessário dissolver algumas gotas do detergente em água.
2. Na sequência, é só umedecer um pano com a mistura de detergente e água (caso ache necessário, um mop pode ajudar na limpeza).
3. Com o pano umedecido, utilize um rodo para esfregar o piso até a sujeira sair.
4. Fique tranquilo: diante de manchas provocadas por alimentos gordurosos, molho de tomate ou até mesmo por materiais utilizados pelas crianças no momento de diversão (leia-se giz de cera), não tem segredo. O papel toalha é a solução para retirar a sujeira em excesso. Depois, com o auxílio de uma esponja macia – com água e detergente neutro – basta dar uma esfregadinha.
5. Outra vantagem bacana do piso vinílico de madeira: como o piso é poroso, esses resíduos não são absorvidos. Então, com esses procedimentos simples, a limpeza já está garantida.
O que evitar na limpeza do piso vinílico de madeira
A exemplo da limpeza do piso laminado de madeira, é necessário evitar o excesso de água no vinílico. Produtos químicos como desinfetantes, água sanitária e removedores não podem ser utilizados, pois tendem a comprometer a superfície e até mesmo causar a corrosão. Sabão em pó também não é uma boa pedida e ainda tem o risco sério de escorregões.
Na limpeza do piso vinílico de madeira, é fundamental também evitar materiais que possam riscar a superfície, ou seja, as escovas podem deixar marcas permanentes e comprometer o visual do revestimento. O pano úmido é sempre a melhor opção.
Caso queira deixá-lo mais brilhante, busque ceras fabricadas especialmente para o piso vinílico. Adotando essas medidas, sua casa ou escritório estará sempre com a aparência de recém-reformado.
Mais dicas para manter a conservação do piso vinílico de madeira
- Seja rápido! Se um líquido for derramado no piso vinílico de madeira, a limpeza deve ser imediata para que o excesso não danifique a superfície.
- Os feltros são bem-vindos. Mesmo com a boa resistência a riscos, é legal utilizar esse material embaixo dos móveis para evitar arranhões.
- Manter a limpeza diária é fundamental. Uma boa opção são as vassouras com cerdas macias, que devem ser usadas no sentido da textura. Elas são úteis para remover os pontos de sujeira. Dá também para fazer uso de um aspirador de pó.
- Cuidado com as plantinhas. Opte por utilizar um tapete ou bandeja à prova d’água embaixo do vaso. Com esse cuidado, é possível evitar poças que comprometem a superfície.
- O piso vinílico de madeira pode ser molhado. Por ser resistente à água, ao contrário dos laminados, podem ser usados até na decoração do banheiro, menos dentro do box. Recomenda-se, no entanto, não molhar em excesso e nem permitir que se formem poças que podem causar pequenas elevações na superfície.
- Se você tem pets, uma notícia que faz toda a diferença: o piso vinílico de madeira é recomendado para ambientes que contam com cachorros e gatos. Por outro lado, é preciso adotar algumas medidas preventivas. Dessa forma, mantenha as unhas dos seus bichinhos sempre aparadas, pois isso afasta a chance de arranhões no material. Se ele fez xixi na superfície, providencie a limpeza imediatamente.
- O sol em excesso, principalmente nos pisos vinílicos de madeira mais claros, pode fazer com que o material desbote. Uma boa solução para driblar o problema é investir em cortinas e persianas para amenizar a influência dos dias muito ensolarados.
- Caso o piso vinílico de madeira esteja muito sujo ou manchado, ou seja, a água e o detergente são insuficientes para garantir a limpeza, uma solução é recorrer a um removedor neutro e específico para esse revestimento (diluído em água). Há opções mais adequadas para remover manchas, tintas, ceras e outras sujeiras. No caso de arranhões leves, uma ideia é fazer uso de óleo de jojoba com um algodão macio.
- Finalizada a instalação do piso vinílico, sugere-se que a limpeza seja feita em até sete dias com o objetivo de garantir melhores resultados. O ideal é que essa etapa ocorra ao término da obra justamente para evitar possíveis danificações. Proteja a área com lona diante de necessidades extras como, por exemplo, a pintura das paredes.
Com todas essas dicas, adotar o piso vinílico de madeira na sua obra não tem contraindicações. Experimente e garanta reformas menos estressantes e com um resultado bastante satisfatório.
>> Não esqueça: o Balaroti tem sempre as melhores opções, clique aqui e confira.
Já que você está buscando dicas de limpeza e cuidados para o piso vinílico de madeira, acesse o site da Balaroti e conheça a nossa variedade de produtos. Aqui você encontra diversos tipos de itens para a sua casa e para a sua construção!
Nos acompanhe nas redes sociais: curta a nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, e se inscreva no nosso Youtube.