Como decorar um apartamento alugado pequeno
Antes de conferir algumas dicas bacanas para transformar o imóvel, aprenda a fazer uma prateleira invertida de livros para dar um up no espaço.
Antes de conferir algumas dicas bacanas para transformar o imóvel, aprenda a fazer uma prateleira invertida de livros para dar um up no espaço.
Um imóvel alugado tornou-se, atualmente, sinônimo de estilo de vida. Por isso, a decoração precisa estar em sintonia com essa tendência.
Se você mora em um apartamento alugado pequeno, por exemplo, saber como decorá-lo é fundamental. O primeiro ponto é que seja aconchegante. Fora isso, tem que ser fácil o transporte de todos os itens e objetos que vai utilizar nos diferentes ambientes, principalmente pensando em mudanças futuras para outros locais.
É essencial que a atmosfera desse apartamento valorize o inquilino. Se você alugou um cantinho para chamar de seu, saiba como incrementá-lo a partir da perspectiva do seu acervo pessoal, ou seja, ele precisa contar a sua história em cada detalhe.
Com criatividade, dá para adotar soluções práticas que não vão gerar qualquer tipo de problema com o proprietário ou imobiliária. Seguindo algumas orientações básicas presentes neste post, dá para programar o orçamento e fazer um décor charmoso do seu imóvel alugado. Para começar, o Balaroti ensina como preparar uma prateleira invertida de livros com direito a um efeito especial. Ficou curioso? Bora conferir e arrase!
Assista ao passo a passo completo em nosso canal:
Itens necessários
- Providencie uma prateleira
- Compre a mão francesa
- Tenha um grampeador
- Alguns parafusos à disposição também é necessário
- Separe buchas
- Tenha uma parafusadeira ou furadeira
- Adquira um nível de madeira
- Em uma loja de armarinhos, peça uma fita elástica
- Você também vai precisar de um lápis
Confira alguns desses itens no nosso site
Tábua 25X200X2000 mm da Maderin
Martelo de Unha Tramontina Basic cabo em madeira envernizada – 20 mm
Nível de Madeira 16” da Vonder
Parafusadeira e Furadeira Vonder – Bateria 12 v (bivolt)
Bucha de nylon Bemfixa com parafuso cabeça chata – 7mm (10 unidades)
Tudo pronto? Então, chegou a hora de colocar a mão na massa
Faça uma prateleira invertida com direito a um efeito especial muito bacana
Se você quer decorar um apartamento alugado pequeno, uma ideia criativa é a prateleira invertida. Prática de fazer e com um custo bem acessível, dá para, como num passe de mágica, criar um efeito que deixa a sensação de que os livros ficam flutuando na parte de baixo. Legal, né?
No vídeo do “Efeito Balaroti”, a nossa apresentadora, Nana Vendruscolo, mostra como é fácil criar esse móvel fantástico para ganhar espaço no seu lar e ainda surpreender amigos e familiares. É só ficar atento a cada detalhe.
Para fazer a mágica acontecer, você vai precisar apenas de uma fita elástica, dessas que vendem em lojas de armarinhos. Daí, o tamanho vai depender da quantidade e da largura dos livros.
Prestando bem atenção nas dicas da Nana para dobrar a fita e grampear, você vai fazer com que os seus livros flutuem. É demais!
Detalhe importante: grampeie a ponta da fita próxima à borda da tábua. Não deixe de posicionar cada livro bem em cima do grampo.
É primordial lembrar que o elástico precisa ficar tensionado para que segure bem o livro. No vídeo, tem tudo isso bem explicadinho. Confira!
Veja algumas orientações:
- Repita o processo de marcação do livro (medir o tamanho dele, dobrar fita e grampear) com cada obra que pretende colocar na prateleira invertida.
- A ordem dos livros é essencial. Cada um deles tem o lugar certo.
- Finalizada essa parte, chegou o momento de marcar o parafuso para prender a mão francesa.
- Encerrado esse trabalho, é hora de marcar a parede e fazer os furos. O nível de madeira é um ótimo auxiliar para determinar onde colocar a prateleira.
- Encaixe as buchas e chegou a hora de fixar.
- A parte de cima da prateleira pode ser decorada das mais variadas formas. Encontre a melhor opção para o seu apartamento.
Leia mais: Aprenda a deixar o seu escritório home office mais aconchegante
Dica de milhões
Para ficar perfeito o efeito dos livros flutuando, use nas laterais obras de capa dura. Observe no vídeo o segredinho para grampear a fita e deixe as capas desses livros livres. Ninguém vê o acabamento e a magia acontece!
Orientações bacanas para decorar um apartamento alugado pequeno
- Invista apenas no que vale a pena
Busque referências e ideias que tenham a ver com o seu estilo. Dê prioridade às peças que sejam fáceis de transportar em um momento de mudança. Monte um acervo com muita personalidade e que será sempre atual.
- Aposte em objetos que contem histórias
Dê espaço a itens que fazem parte de momentos bacanas da sua vida: viagens, memórias da infância, um presente de alguém especial, enfim, faça valer a sua criatividade e crie um ambiente que diz muito sobre você. Vai ficar incrível aplicar esses insights em uma estante ou outro móvel.
- Dedique uma atenção especial ao mobiliário
Fora a cama, o sofá e o rack, que são naturalmente maiores, a ideia é que os demais móveis não sejam nem grandes ou pequenos demais. Por isso, aposte no tamanho padrão, pois a chance de conseguir usá-lo em um outro apartamento será infinitamente maior.
- Tapetes ajudam a disfarçar imperfeições
Se o piso do apartamento alugado não está bem cuidado ou nem de longe é do jeitinho que você queria, use e abuse dos tapetes. Com diferentes opções disponíveis no mercado, basta colocar a criatividade à prova e fazer lindas combinações.
- Iluminação com trilhos
Fácil e prático, investir nos trilhos que ficam aparentes é uma excelente ideia. Além de não precisar buscar novos pontos de energia, essa medida permite criar um clima bacana com spots e ainda direcioná-los para os espaços que queira iluminar.
- Abajures e luminárias para a iluminação indireta
Para um apartamento alugado, abajures e luminárias funcionam bem para criar áreas bacanas e marcantes. Peças com um design bonito favorecem a criatividade para decorar o seu cantinho tão especial.
- Busque ideias de pinturas para as paredes
Na hora de sair do apartamento, você vai precisar pintá-lo antes de devolver as chaves ao proprietário. Aposte em soluções que traduzam a sua personalidade nas paredes. Deixe a imaginação fluir.
- Decorar as paredes é demais!
Quadros, pôsteres, obras de arte, enfim, nada de deixar espaços vazios ou muito brancos no apartamento alugado. Adote maneiras de criar uma atmosfera legal para o seu dia a dia.
- Plantas são sempre bem-vindas
Além de deixar os ambientes com mais vida, elas garantem a sensação de bem-estar. Lembre-se: as urban jungles estão com tudo no décor. Se a ideia não é apostar com tanta força no verde, espalhe vasos nas estantes ou em hangers pendurados no teto. Se precisa de dicas práticas, cactos, suculentas e jiboias são de fácil cuidado.
Ao decorar um apartamento alugado pequeno, fuja do óbvio, avalie a funcionalidade de cada espaço e não perca tempo com coisas caras e fixas. Negociar benfeitorias com o proprietário também é uma medida bem-vinda. Crie um cantinho perfeito para chamar de seu!
Agora que você já aprendeu a fazer uma prateleira invertida para livros, ideal para decorar um apartamento alugado pequeno, e teve acesso a outras dicas incríveis, venha conferir no site do Balaroti várias opções imperdíveis para os mais diversos espaços. O seu lar vai ficar ainda mais aconchegante.
Nos acompanhe nas redes sociais: curta a nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, e se inscreva no nosso Youtube.