Bricolagem: você já ouviu falar sobre?
Se você costuma colocar literalmente a “mão na massa” para dar um up no visual da sua casa ou apartamento, com certeza você já conhece a bricolagem na prática. Afinal, a criatividade e a iniciativa de fazer algo por conta própria têm tudo a ver com esse assunto. Por isso, pode apostar que você já […]
Se você costuma colocar literalmente a “mão na massa” para dar um up no visual da sua casa ou apartamento, com certeza você já conhece a bricolagem na prática. Afinal, a criatividade e a iniciativa de fazer algo por conta própria têm tudo a ver com esse assunto.
Por isso, pode apostar que você já fez algum tipo de bricolagem. Cá entre nós, os pequenos trabalhos sem a ajuda de um profissional especializado fazem parte da nossa rotina diária: a pintura de um móvel ou parede, a troca de lâmpadas, a reforma de uma estante ou armário com direito a alguns incrementos e outras tantas ações.
Afinal, o que significa bricolagem?
Para quem não conhece o termo, ele vem do francês (“bricolage”) e ganhou força nos EUA nos anos de 1950. É o famoso conceito do “faça você mesmo” (“Do it yourself”, que também é designado pela sigla DIY).
Com o orçamento cada vez mais apertado no Brasil, a bricolagem pode ser uma solução bacana para contornar necessidades urgentes do lar ou escritório. Vale a pena lembrar que foi exatamente por motivos financeiros, no caso o custo elevado da mão de obra, que os norte-americanos passaram a arregaçar as mangas para cuidar de pequenos reparos e fazer a manutenção básica dos imóveis.
Com o boom do “faça você mesmo”, o mercado entendeu a necessidade dos consumidores e vários produtos, muito fáceis de serem utilizados e com manuais de instrução, foram lançados para tornar possível essa tarefa de fazer muitas atividades sozinho. Por essas e outras razões, muita gente cria gosto pela bricolagem e acaba desenvolvendo mais algumas habilidades, seja por hobbie ou até mesmo para fazer disso uma oportunidade de negócio.
A bricolagem também está bastante associada à ideia do artesanato e algumas técnicas bastante populares têm tudo a ver com esse conceito. Para começar, é só ter uma boa sacada e torná-la realidade!
Leia mais: Pintores de primeira viagem: passo a passo para uma pintura perfeita
Exemplos bacanas de bricolagem
Estamparia e silk
Recursos perfeitos para produzir estampas para peças de madeira e canecas, inclusive para camisetas. Por meio dessas técnicas, dá para incrementar os ambientes com muita personalidade e um toque de exclusividade.
Scrapbooks
Se você quer revitalizar álbuns, cadernos ou até mesmo o bom e velho porta-retrato, essa técnica, que utiliza colagens, costuras, recortes, pinturas e ilustrações, pode ser uma boa pedida. Dá para incrementar o quarto, a sala de visitas ou de tevê e outros ambientes. Explore as possibilidades da sua casa.
Pachtwork
Por que não renovar a toalha de mesa da churrasqueira ou da cozinha com essa técnica pra lá de inovadora? Reutilizar retalhos para criar peças divertidas é uma boa opção. Vale até mesmo para as roupas do dia a dia, que ganham muita personalidade. Dá para criar muita coisa legal, acredite!
Jardim vertical
Outra opção interessante de bricolagem. É uma forma de decoração alternativa para colocar plantas e hortas suspensas no interior da sua casa ou em algum ambiente externo. Fica muito lindo!
Pintura e desenho
Por meio dessas técnicas, é possível dar asas à imaginação para customizar inúmeras peças artesanais. Com criatividade, um espaço da sua casa pode ganhar um lindo mural, as paredes podem ganhar vida nova e é possível até mesmo repaginar móveis.
Por que aderir à bricolagem?
Se você quer bons motivos para aderir à bricolagem, vale lembrar que, além da economia, é uma medida de sustentabilidade bastante necessária para contribuir com a proteção de todo o planeta. Afinal, ao reutilizar garrafas velhas, restos de tecidos e outros materiais para criar novidades para a sua casa, você também está contribuindo com a preservação do meio ambiente.
Se você gostou da ideia, não esqueça: o bom planejamento faz toda a diferença antes de começar a bricolagem. Não se trata de improviso, pois isso limita o potencial criativo da ação. Leve a sério, pois a dedicação torna o resultado final bastante satisfatório.
Adotando essas regrinhas básicas, entre outras vantagens, você chega a um orçamento interessante e ainda atinge a qualidade do objetivo/serviço esperado. Por isso, dedique um tempo para a pesquisa dos materiais necessários antes de comprá-los. Se for seguir um tutorial do YouTube ou do TikTok, avalie bem as demandas e veja se há alternativas que funcionam melhor para a sua casa.
Com o objetivo definido, busque as técnicas necessárias e mais adequadas para o seu perfil. Pesquise referências interessantes e deixe o seu lado criativo fluir. A bricolagem tem tudo para causar uma reviravolta positiva nos seus hábitos diários. Não deixe de experimentar.
>> Não esqueça: o Balaroti tem sempre as melhores opções, clique aqui e confira.
Já que você está buscando dicas de como adotar a bricolagem nas suas rotinas diárias, acesse o site da Balaroti e conheça a nossa variedade de produtos. Aqui você encontra diversos tipos de itens para a sua casa e para a sua construção!
Nos acompanhe nas redes sociais: curta a nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, e se inscreva no nosso Youtube.