4 dicas para decorar a área externa com móveis para jardim

Para garantir um jardim charmoso e elegante é preciso acertar na escolha dos móveis externos

43 Visualizações

O jardim é um espaço muito frequentado da casa, além de ser sempre o primeiro a receber as visitas. Por ser um ambiente externo, é nele que acontecem os momentos de maior relaxamento e descanso. Nada melhor do que sentar em uma cadeira confortável, na companhia da família para conversar enquanto aprecia a paisagem verde e o cheirinho de grama.

 

Por isso, essa área tão querida merece cuidado na hora da decoração e especialmente nos materiais dos móveis para jardim. Afinal, como estarão expostos a sol e chuva, é fundamental que eles sejam muito resistentes. Existem móveis para todos os gostos: dos mais rústicos aos mais modernos e escolher entre as inúmeras opções nem sempre é fácil. Por este motivo, separamos algumas dicas para ajudar você na hora de decorar esse ambiente.

 

Crie espaços para a família

 

São muitas as opções de decoração para o jardim, mas todas elas têm algo em comum: a família como foco. Por isso uma boa estratégia para começar a pensar nos móveis externos é imaginar o conforto e a disposição da família no ambiente. O mais importante que isso é pensar na identidade desse grupo.

 

Sua família é mais agitada e curte um som? Ela é mais tranquila e gosta de apreciar a natureza? Sua família é mais clássica, preferindo as cores mais básicas ou é daquelas que gosta mesmo é do colorido? Ao responder essas perguntas você já saberá qual espaço que será mais bem aproveitado.

 

As espreguiçadeiras são uma ótima opção para quem gosta de descansar ouvindo o som dos pássaros. Se forem de plástico, podem ser colocadas em volta da piscina e deixar o ambiente ainda mais relaxante. Para aqueles que gostam dos almoços de domingo em família, sempre prezando pela mesa farta e todo mundo reunido em volta, vale o conjunto Naturale, que além de charmoso, tem espaço para todos.

 

Se sua família não gosta muito desse agito e as conversas normalmente são a três ou quatro pessoas, pode apostar no conjunto Beer. Composto de uma mesa mais quatro cadeiras, esse kit de madeira envernizada tem alta durabilidade e não se deteriora com tanta facilidade, mesmo estando exposto às intempéries, e ainda permite um ambiente de clima mais descontraído.

 

Construa painéis de madeira natural

 

Para criar um ambiente mais aconchegante em seu jardim, pode ser interessante a utilização de painéis de madeira que dão charme e elegância ao espaço e ajudam a compor a decoração. Normalmente a parede que dá para o jardim fica em branco e essa é a oportunidade perfeita para um painel.

 

O contraste entre a madeira e o verde das plantas faz com que o ambiente fique harmônico e equilibrado. Para valorizar ainda mais esse recurso vale combinar algumas luzes, que devem ser colocadas estrategicamente para chamar a atenção para a parede.

 

Algumas plantas podem ser acrescidas ao painel, construindo um jardim vertical. Esta opção é ideal para quem não possui um jardim muito amplo. Além de vasos de flores de todos os tipos, também combinam com o painel as samambaias, cactos e até mesmo hortaliças podem ser colocadas lá, como cebolinha verde, salsinha e manjericão.

 

Garanta estilo com decks de madeira

 

Na área externa é muito comum os espaços serem de brita ou gramado, o primeiro pela facilidade e o segundo pela sensação de frescor que dá ao ambiente, mas nada deixa o jardim mais charmoso que um deck de madeira.

Os decks podem ser erguidos em cima de ambos os tipos de solo. Uma das formas de construí-lo é com tiras envernizadas de eucalipto, nesse caso a construção pode levar tempo e dinheiro porque é muito provável que seja necessário contratar um profissional para a construção. Por outro lado, é possível construir um espaço externo de maneira mais simples  comprando decks pré-fabricados.

 

Os decks facilitam a vida de quem gosta de receber os amigos no jardim.  Com eles, é fácil manter a limpeza, faça chuva ou faça sol, e é possível ter muito conforto. Por ser um chão nivelado, possibilita a colocação de mesas, cadeiras e outros objetos.

 

Dependendo do estilo de decoração do jardim, também é possível apostar no modelo de plástico, que possui um valor mais acessível. Esse modelo é geralmente construído para áreas que recebem piscina de plástico no verão.

 

Aposte em móveis externos de plástico

 

Especialmente para áreas descobertas ou em espaços com piscina, o ideal é que se aposte em móveis de plástico. Isso porque eles duram mais, mesmo em contato com a água. Para mantê-los conservados por mais tempo, pode-se colocar capas para evitar manchas e sujeiras. Contudo, a limpeza desse material é simples e por isso é o mais indicado para áreas externas.

 

Outra alternativa para quem busca praticidade são os móveis de fibra sintética. Eles estão super em alta nas tendências de decoração. Normalmente têm as fibras trançadas, que podem ser de diversos formatos e são muito resistentes. Com um aspecto que imita a palha, as fibras são ótimas aliadas quando o assunto é sofisticação. Se a sua escolha for pela fibra sintética, os móveis externos que não podem faltar em seu jardim são cadeiras, mesa e sofá.

 

Não esqueça de que como a área externa é um ambiente mais rústico, é necessário incluir itens de decoração mais delicados como um vaso de flores sobre a mesa ou almofadas estampadas para equilibrar e trazer harmonia ao espaço. Lembrando sempre que a decoração desse ambiente é só um complemento à paisagem.

 

Já que você está buscando conhecer os melhores tipos de móveis para jardim, conheça os produtos do Balaroti. Aqui você encontra diversos modelos de mobília para jardim e com certeza vai encontrar a peça ideal para o seu ambiente. Se você está planejando decorar toda a área externa de sua casa, também pode se interessar em descobrir o tipo ideal de piscina para sua casa. Confira nossas dicas e deixe sua casa como sempre sonhou!