Vasos de plantas: saiba quando usar para cada tipo
Seja qual for o motivo da sua escolha, manter vasos de plantas em casa é sempre uma boa ideia. Bastante terapêutico, esse hábito só tem vantagens, afinal, é uma forma maravilhosa de se reconectar com a natureza e aliviar o estresse do cotidiano. Dá para apostar nas mais variadas plantas: suculentas, costela de Adão e […]
Seja qual for o motivo da sua escolha, manter vasos de plantas em casa é sempre uma boa ideia. Bastante terapêutico, esse hábito só tem vantagens, afinal, é uma forma maravilhosa de se reconectar com a natureza e aliviar o estresse do cotidiano.
Dá para apostar nas mais variadas plantas: suculentas, costela de Adão e até mesmo em temperos e hortas. Há opções customizadas que vão muito bem, inclusive, em apartamentos. Independentemente da sua escolha, é fundamental determinar o vaso perfeito para cada espécie, levando em conta modelos, estilos, formatos, cores e tipos de materiais.
Além dos bons atributos de decoração, o seu lar ganha um clima diferenciado e muito mais vida. Para que esse toque orgânico funcione bem, é preciso saber quais são os tipos ideais de vasos de plantas disponíveis no mercado e quais são os mais adequados para as suas necessidades.
Há vasos bastante versáteis e isso faz toda a diferença para que a plantinha cresça e se fortaleça diariamente, mantendo a sua casa cada vez mais repleta de vida e bastante aconchegante. Avalie com todo carinho e faça as melhores escolhas.
Leia mais: Dicas de como enfeitar o jardim
Conheça os principais tipos de vasos de plantas para a sua casa
- Vaso de tecido
Normalmente, esse tipo de vaso é confeccionado com malhas que possuem porosidade. Entre outros atributos, ele deixa o jardim interno mais delicado, charmoso e organizado.
O vaso de tecido, por utilizar um material mais resistente e impermeável, garante uma sensação térmica agradável e confortável para as plantas. Se você tem habilidades manuais, aposte na customização.
Esse modelo de vaso vai bem com plantas menores e bem resistentes, como cactos e suculentas. Avalie!
- Vaso de cerâmica esmaltada
Bastante utilizado para o cultivo de flores e de árvores frutíferas de pequeno porte, esse tipo de vaso, também chamado de vietnamita, tem um custo mais elevado e funciona bem em vários projetos de paisagismo e decoração. Indicado para ambientes internos e externos, ele tem modelos variados e garante um toque de sofisticação e elegância para a sua casa.
- Vasos de plástico
Com preço acessível, esse tipo de vaso é leve e confeccionado nos mais variados tamanhos. Abrigar em um cachepô pode dar aquele quê especial para deixar qualquer espaço mais charmoso.
Com pouca durabilidade (resseca e quebra com facilidade), funciona bem no transporte de mudas. A exposição ao sol deixa o material muito quente e pode prejudicar a planta.
Sem complicação, utilize o vaso de plástico apenas dentro de casa. Experimente!
- Vaso de madeira
Normalmente, ele é muito utilizado como cachepô. Com vários formatos, tamanhos e valores no mercado, esse tipo de vaso varia conforme a madeira utilizada e o acabamento escolhido. Deixá-lo exposto ao sol ou em locais bem arejados são ótimas maneiras de assegurar a sua conservação, já que podem apodrecer.
- Vaso de cerâmica natural
Mais comum e o que lidera a preferência de quem curte cultivar uma plantinha, esse tipo de vaso apresenta uma tonalidade terracota natural. Se deixados em ambientes externos, adquirem uma coloração esverdeada devido à umidade.
Apesar disso, é fácil fazer a higienização: basta água e escova de aço. Como absorvem bem o calor do sol, o ideal é redobrar a atenção às espécies mais sensíveis, pois precisarão de água constantemente.
- Vaso de fibras naturais
Em tempos de sustentabilidade, nada melhor que apostar nesse tipo, que é biodegradável e comprometido com a ecologia. Produzidos, normalmente, com fibra vegetal virgem, jamais geram lixo.
Funciona bem no cultivo de plantas menores e de médio porte. Fora isso, eles vão bem nas mais variadas decorações (rústicas e vintages, por exemplo). Tenha essa opção no seu radar.
- Vaso de porcelana
Bastante utilizado como peça decorativa, é recomendado para plantas de pequeno porte, flores de cortes, plantas aquáticas, suculentas e até mesmo para abrigar terrários. Delicado e refinado, esse modelo pode ser encontrado nos mais variados formatos e cores. O vaso de porcelana fica bem em nichos, mesas, prateleiras e outros móveis. Avalie!
- Vaso de polietileno
Bastante charmoso para a decoração, esse tipo de vaso, mais resistente que o plástico tradicional, tem acabamentos incríveis que podem imitar cerâmica, pedra ou cimento. Há versões bem estampadas e coloridas.
Leve e barato, ele funciona em espaços internos e externos, ganhando destaque pelo excelente custo-benefício.
- Vaso de metal
Um pouco mais caro que outros tipos de vaso, esse modelo se destaca pelo design diferenciado. É leve e garante um charme todo especial à decoração devido à aparência brilhante. Considere essa opção para tornar o seu lar ainda mais acolhedor.
- Vaso de plantas murano
Um tipo de vidro bastante resistente e sofisticado, o murano traz glamour a qualquer espaço. Resultado de uma técnica artesanal italiana, ele chama atenção pela sua transparência, brilho e cores vivas. Esse vaso deve abrigar, exclusivamente, flores de corte e espécies aquáticas. Vale a pena, com certeza.
- Vaso de concreto ou cimento
Forte e resistente, esse tipo de vaso se adapta bem às ações do sol e da chuva. Recomendado para flores e plantas de grande porte, deve ser colocado diretamente no chão devido ao peso. Fica muito bem em áreas externas e apresenta um quê rústico.
As versões menores, em concreto, ganharam lugar nas decorações e podem ser uma opção bacana em escritórios e empresas, por exemplo. Bastante acessível ao bolso, é encontrado no mercado nos mais diversos estilos, tamanhos, formatos e estampas (grego, inca, romano e egípcio).
- Vaso de pedra
Bastante parecido com o de cimento, funciona bem na área externa e é recomendado para plantas de grande porte. Os modelos mais populares são os confeccionados com granito e pedra sabão, que garantem um aspecto natural e rústico a qualquer espaço. Disponível no mercado nos mais diversos formatos e tonalidades.
- Vaso de vidro
Sofisticado, elegante e delicado, funciona bem com plantas aquáticas, flores de corte e para montar terrários. Bastante recomendado para a decoração de interiores, ele mantém a temperatura mais amena e deve ser higienizado com frequência.
- Com tantas opções de vasos de plantas, faça a escolha certa com o apoio do Balaroti. Clique aqui e veja a opção ideal para a sua casa.
Com todas essas orientações, já é possível preparar a sua casa para receber os mais variados tipos de vasos de plantas. Antes de fazer as suas escolhas, lembre-se de ficar atento a alguns pontos:
- Observe o tamanho da planta e o espaço disponível
- Avalie a porosidade do vaso de plantas
- Consulte um especialista para saber se o vaso se encaixa com o tipo de raiz da planta
- Analise a temperatura do vaso (se retém calor e aquece demais a planta, por exemplo)
- Veja se a estética do ambiente está de acordo com o tamanho do vaso, ou seja, se ele é pequeno, com certeza funciona bem numa área menor. O contrário também é regra geral (área grande, vaso maior).
>> Não esqueça: o Balaroti tem sempre as melhores opções.
Já que você está buscando orientações de como escolher o vaso de planta certo para cada ambiente da sua casa, acesse o site da Balaroti e conheça a nossa variedade de produtos. Aqui você encontra diversos tipos de itens para a sua casa e para a sua construção!