O passo a passo de como limpar a sua piscina
“A limpeza da piscina deve ser feita regularmente, é por meio dessa rotina que dá para garantir a segurança de todos e a boa qualidade da água”
“A limpeza da piscina deve ser feita regularmente, é por meio dessa rotina que dá para garantir a segurança de todos e a boa qualidade da água”
Sinônimo de diversão e relaxamento nos dias quentes, uma piscina é sempre bem-vinda. Em casa, além de garantir momentos únicos e inesquecíveis, ela também pede cuidados especiais.
Antes de qualquer coisa, vale a pena lembrar que a limpeza da piscina deve ser feita regularmente. É por meio dessa rotina que dá para garantir a segurança de todos e a boa qualidade da água, que deve ser tratada corretamente.
Com a saúde não se brinca, por isso, adote estratégias que garantam a boa manutenção. Para começar, sempre observe a cor da água, afinal, é um importante indicador da necessidade de limpeza da piscina.
O ideal é que a água esteja clara e transparente. Caso ela tenha uma aparência turva, “leitosa” ou esverdeada, acione o sinal de alerta, pois com certeza é preciso higienizar a piscina. A coloração pode sinalizar a existência de sujeira em suspensão ou até mesmo o acúmulo de algas. Avalie com calma!
Para evitar dor de cabeça, mantenha a sua piscina sempre em ordem. Além de fazer a limpeza com frequência, sempre higienize as áreas próximas. Busque varrer as folhas e outras sujeiras no deck e também no entorno.
O uso de uma lona específica, com o objetivo de manter a piscina sempre coberta, também é uma medida inteligente para afastar as sujeiras. Independentemente da escolha, a limpeza periódica e o tratamento de água nunca podem faltar. Pense nisso.
Para aproveitar ao máximo a sua piscina, é preciso aprender a limpá-la corretamente. O seu planejamento deve incluir, obrigatoriamente, os produtos químicos recomendados, além dos equipamentos necessários, e ainda o comprometimento de seguir a ordem correta para a execução de cada etapa.
Confira aqui em nosso site algumas opções de Lona para Piscina:
Se bateu aquela preguiça só de pensar na limpeza da piscina, fica a dica: deixar para depois a higienização e a sua perfeita manutenção diminui consideravelmente a vida útil dessa área e vai exigir investimentos em obras ou reparos emergenciais.
Leia mais: Saiba qual o tipo de piscina ideal para a sua casa
Afinal, por que devo limpar a minha piscina regularmente?
- É essencial para garantir a água limpa e apropriada para o banho
- Evita gastos emergenciais que acabam impactando no orçamento
- Impede a proliferação de fungos
- Ajuda a preservar o meio ambiente
- Estética também dá um up no seu lar. Mesmo que não esteja utilizando, não é legal manter a piscina com um aspecto de suja. Se não for corretamente higienizada, pode se tornar foco do mosquito da dengue, por exemplo.
- Cuidar da piscina é se preocupar com a saúde. A combinação água suja e tratamento químico vencido favorece o acúmulo de algas, a proliferação de vírus, bactérias e outros microrganismos responsáveis por inúmeras doenças.
- A limpeza regular é ideal para combater a contaminação da água provocada pela movimentação dos banhistas, que usam protetor solar, cremes corporais e outros produtos. Esses itens e o suor natural do corpo ficam acumulados na água e nem sempre a filtração será suficiente para garantir a retirada dessas impurezas.
Aprenda o passo a passo perfeito para manter a sua piscina sempre limpinha
- Desative o sistema de filtração
Para que a limpeza seja realmente eficiente, a primeira medida é desligar o sistema de filtração da piscina. A explicação é simples: antes de filtrar a água, é essencial limpar o skimmer, usar a peneira, executar uma boa escovação e até mesmo usar um clarificante ou decantador.
- O entorno da piscina precisa ser bem higienizado
Depois de desativar e fazer a limpeza do sistema de filtração, chegou a hora de limpar o entorno da piscina. Varra muito bem o deck e toda a região externa. Esse cuidado é primordial para evitar que a sujeira acumulada dentro desses espaços vá parar na água. O aspirador de pó pode ser um bom aliado nesse momento.
- Faça a higienização do filtro da piscina
Na sequência, esvazie o skimmer, popularmente conhecido como coadeira, e faça a higienização completa para garantir a retirada de todos os resíduos acumulados. Também é necessário limpar o pré-filtro da motobomba. Lembre-se: essas etapas devem ser realizadas com o sistema de filtragem desligado e os registros fechados.
- Não deixe de peneirar a superfície da piscina
A boa limpeza da piscina inclui ainda passar a peneira para recolher resíduos e materiais que ficam suspensos na superfície, como insetos mortos, folhas, terra, fios de cabelo e areia. O processo de peneiração deve ser executado com bastante atenção para garantir a excelente remoção da sujeira.
- Promova a escovação correta do revestimento da piscina
Essa fase de limpeza da piscina faz toda a diferença, pois é nesse momento que são retiradas algas, resíduos de sujeira e a oleosidade comuns nos revestimentos da piscina. A escovação frequente afasta também o surgimento de manchas e mantém o material bonito e bastante conservado.
Dica: execute essa etapa com delicadeza e sem pressa. Movimentos bruscos podem riscar e danificar o revestimento. Use apenas escova macia, ou seja, jamais utilize materiais abrasivos com cerdas, pois podem provocar estragos.
Confira aqui em nosso site algumas opções de Produtos para Limpeza de Piscina:
- É fundamental aspirar o fundo da piscina
Fase essencial para remover a sujeira que fica acumulada, esse processo pode ser mais eficiente com o uso de um clarificante ou decantador antes para ajudar na ação do aspirador. Há alguns modelos disponíveis de aspirador no mercado, mas o manual normalmente não tem contraindicações. O robô aspirador pode ser uma boa pedida também e torna tudo mais simples.
Confira aqui em nosso site algumas opções de Acessórios para limpar a Piscina:
- Não descuide do tratamento químico da água
Essa etapa é essencial para manter a água limpa e apropriada ao banho. Meça o nível de alcalinidade e o pH. Caso seja necessário, promova as devidas correções. Se os parâmetros estiverem normais, pode aplicar o cloro.
A utilização de um gerador de cloro automático torna essa fase mais tranquila e sem esforço. Avalie essa possibilidade.
Aprenda a limpar uma piscina de plástico
Se você percebeu manchas de mofo na piscina de plástico, nem se preocupe. O processo de limpeza não é complicado, mas é preciso cuidado devido ao uso de substâncias químicas. As etapas são simples:
- Providencie um balde plástico e luvas de limpeza.
- Escolha um bom desinfetante à base de cloro.
- Prepare uma solução de água e água sanitária numa proporção de 5 para 1
- Evite materiais abrasivos ou solventes, pois podem danificar o PVC.
- Tenha à disposição também uma escova de cerdas macias (nylon ou plástico) e até mesmo uma esponja macia.
A limpeza deve seguir as seguintes etapas:
- Espalhe a solução em toda a piscina
- Esfregue bem a região
- Enxágue adequadamente
- Quer fazer uma limpeza bacana da piscina para animar as férias na sua casa? Consulte a variedade de produtos disponíveis na Balaroti. Clique aqui e confira.
Com todas essas dicas, a limpeza da sua piscina estará sempre em dia e a diversão é garantida. Cuidar da água é essencial à saúde de todos e também para a preservação do meio ambiente. Conte com o suporte de um especialista e tenha conhecimentos básicos sobre produtos químicos como cloro, redutor ou elevador de pH, clarificante, decantador, algicida, limpador de bordas da piscina, entre outros. Monte um cronograma e mantenha esse espaço sempre bastante atraente. Crie memórias inesquecíveis do verão e curta muito os dias de calor ao lado da família e amigos. Boas férias!
>> Não esqueça: a Balaroti tem sempre as melhores opções.Já que você está buscando dicas para limpar a sua piscina,acesse o site da Balaroti e conheça a nossa variedade de produtos. Aqui você encontra diversos tipos de itens para a sua casa e para a sua construção!