Kit de Ferramentas – O que não pode faltar
Quem mora sozinho ou acabou de se mudar sabe que, de vez em quando, alguns reparos precisam ser feitos. Um pequeno vazamento, um parafuso solto ou um armário que não fecha direito são coisas simples de consertar… se tivermos as ferramentas certas para isso. Mesmo para aqueles com pouca prática e experiência nos afazeres domésticos, […]
Quem mora sozinho ou acabou de se mudar sabe que, de vez em quando, alguns reparos precisam ser feitos. Um pequeno vazamento, um parafuso solto ou um armário que não fecha direito são coisas simples de consertar… se tivermos as ferramentas certas para isso.
Mesmo para aqueles com pouca prática e experiência nos afazeres domésticos, um kit de ferramentas bem feito ajuda a economizar tempo e dinheiro. Afinal, poucas coisas são mais constrangedoras do que ter que contratar um profissional apenas para arrumar pequenos detalhes que poderiam ser resolvidos em questão de minutos com os itens certos à disposição.
Nesse sentido, é importante pensar nas ferramentas como um espécie de kit de primeiro socorros do lar. Não é necessário se armar com todas as variedades disponíveis no mercado, mas contar com um pequeno acervo de materiais evita dores de cabeça e pode impedir que um simples detalhe se torne um grande problema.
Pensando nisso, confira agora 10 itens que não podem faltar no kit de ferramentas da sua casa!
Alicate
Seja para arrancar um prego, cortar fios, dobrar metais ou apertar uma porca, o alicate é pau para toda obra. Existem diferentes modelos no mercado, mas o mais comum e indicado para um kit caseiro é o chamado alicate universal, que recebe esse nome porque faz, basicamente, tudo o que os outros alicates fazem, sendo extremamente versátil e seguro.
Martelo
Talvez um dos itens mais importantes da nossa lista, o martelo não pode faltar em um kit de ferramentas. Seja para pendurar quadros, montar móveis ou retirar um prego, é possível encontrar modelos de diferentes tamanhos e materiais.
Chave de fenda
A maioria das pessoas já passou pelo aperto de ter que lidar com um parafuso com a ponta de uma faca. Para que situações como essa não ocorram novamente, um bom jogo de chaves de fenda é primordial.
Dentre os mais diversos modelos e tamanhos, talvez as mais indicadas sejam as chaves com pontas magnéticas, pois facilitam muito nas tarefas do dia a dia, especialmente quando os parafusos são muito pequenos.
Chave Philips
Nem sempre as chaves de fenda dão conta de todos os tipos de parafuso. Para isso, contar com algumas chaves Philips, aquelas em formato de cruz, ajuda muito nos reparos e consertos domésticos.
O que torna sua presença no kit de ferramentas ainda mais importante, porém, é que a maioria dos parafusos utilizados em eletrônicos e eletrodomésticos são desse padrão. Por isso, é interessante contar com uma gama bem variada de tamanhos, dos menorzinhos aos mais comuns.
Trena
Essenciais para quem deseja tirar medidas, as trenas ajudam muito na hora de planejar a mudança de um móvel, alinhar furos para colocação de um quadro ou medir o cômodo para a instalação de algum aparelho novo, por exemplo.
Existem diversos tipos no mercado, com diferentes comprimentos e materiais, sendo possível encontrar até mesmo modelos digitais, que fazem a medição por meio de laser. As mais comuns, porém, são as trenas metálicas retráteis com trava, geralmente nas opções de 3 e 5 metros.
Chave inglesa
As chaves inglesas são muito semelhantes à tradicional chave de boca, porém com abertura regulável, versatilidade que facilita na hora de encaixar nos mais diversos tipos de parafusos e porcas. Elas são muito utilizadas para reparos em bicicletas e, principalmente, em instalações hidráulicas, como canos e válvulas de descarga
Furadeira
Pendurar quadros, instalar prateleiras, fixar um suporte de TV… A furadeira é outro item indispensável no kit de ferramentas. Apesar de o modelo mais comum ser a furadeira elétrica, que precisa estar sempre ligada à tomada, existem hoje diversas opções de furadeiras movidas a bateria, dando muito mais mobilidade aos trabalhos domésticos.
A dica aqui é possuir uma boa variedade de brocas, de diferentes calibres e para diferentes materiais, garantindo a execução dos principais reparos.
Estilete
Apesar de muita gente não dar muito bola para ele, o estilete pode quebrar muitos galhos dentro de casa. Seja para desencapar fios, cortar papelão ou marcar superfícies, ele também é muito utilizado por quem faz artesanatos e para trabalhos escolares.
Fita isolante
Seu principal uso é encapar a fiação elétrica, evitando que ela fique exposta e, consequentemente, tornando-a mais segura. No entanto, a fita isolante é outro item extremamente versátil, podendo ser utilizada em uma série de reparos, especialmente em caso de urgências, como alguns tipos de vazamentos, por exemplo.
Chave de teste
Esta chave é utilizada para verificar se há a passagem de corrente elétrica por tomadas ou fios. Seu cabo é feito de plástico, um material isolante, e conta com uma pequena lâmpada embutida. Quando sua haste de metal entra em contato em algum ponto que esteja energizado, a luz se acende. Isso ajuda a evitar acidentes elétricos e deixa alguns reparos muito mais seguros, como troca de resistências de chuveiros ou a substituição de tomadas, por exemplo.
Dicas!
Confira algumas dicas para montar seu kit de ferramentas.
Invista com inteligência
Encare o kit de ferramentas como um investimento para a sua casa. Sendo assim, prefira adquirir itens de marcas confiáveis e de qualidade. O gasto inicial pode ser um pouco mais alto, mas você terá a certeza de estar manuseando peças seguras, que vão durar muito mais tempo e evitar dores de cabeça e gastos desnecessários no futuro.
Vá com calma
Não há necessidade de adquirir todas as ferramentas de uma só vez. Comece pelas peças mais básicas, como algumas chaves de fenda, um martelo e um alicate. Em seguida, compre as outras aos poucos, conforme a necessidade for surgindo. Em pouco tempo, você terá montado kit completo e que garanta os principais reparos da sua casa.
Organize-se
Separe pregos, parafusos, porcas, arruelas, brocas e outras peças de acordo com o seu tamanho. Isso facilita na hora de realizar os reparos na casa e evita que os itens menores se percam. Se preferir, uma dica interessante são caixas para ferramentas, que ajudam a deixar seu kit muito mais organizado e fácil de transportar.
Preparado para encarar os próximos reparos e consertos da sua casa? Para te ajudar nessa tarefa, Balaroti oferece uma linha completa de ferramentas para que você monte seu kit. Confira!