Dicas essenciais para escolher os materiais certos no início da obra
Com o planejamento prévio da construção, dá para evitar desperdícios, surpresas desagradáveis e garantir a qualidade da edificação Na hora da reforma ou de iniciar uma obra, é essencial ficar atento ao planejamento dos materiais de construção necessários. Esse cuidado é estratégico, pois, além de evitar problemas futuros com o projeto, assegura a segurança e […]
Com o planejamento prévio da construção, dá para evitar desperdícios, surpresas desagradáveis e garantir a qualidade da edificação
Na hora da reforma ou de iniciar uma obra, é essencial ficar atento ao planejamento dos materiais de construção necessários. Esse cuidado é estratégico, pois, além de evitar problemas futuros com o projeto, assegura a segurança e a durabilidade.
O passo a passo deve incluir, por exemplo, a análise da reputação das marcas utilizadas, condições para a entrega, o grau de confiabilidade da empresa fornecedora, entre outros tópicos. Lembre-se: economia jamais deve ser sinônimo de perda de qualidade.
Por isso, a preparação para a construção deve ter início muito antes da obra. Para não colocar a estrutura em risco e evitar dor de cabeça, algumas dicas são essenciais.
Antes de qualquer coisa, faça um cronograma da obra. Dessa forma, dá para prever todas as etapas da construção e fazer uma análise real do orçamento em diferentes períodos.
Esse detalhe faz toda a diferença, pois é possível adquirir apenas o que é realmente primordial em um determinado momento, evitando grandes investimentos de uma vez só e sem correr o risco do material se deteriorar, entre outros aspectos negativos.
Com uma boa dose de organização, a construção ficará do jeitinho que você sempre sonhou! Pode apostar.
Leia mais: Conheça os tipos de ferragens mais utilizados em obras
Vantagens de fazer a lista do material de construção
Além de ajudar a evitar esquecimentos ou gastos muito altos, o planejamento da lista de material de construção garante um maior controle sobre os trabalhos. Veja:
- Esse cuidado ajuda a deixar a obra dentro ou muito próximo do orçamento previsto.
- Reduz o desperdício.
- Afasta o risco de imprevistos desnecessários, as chances de erros e outras surpresas desagradáveis
- Permite controlar melhor cada etapa e favorece o monitoramento do uso do material.
- Abre margem à negociação com diferentes comércios da área de materiais de construção.
- Dá para definir prioridades na seleção dos itens necessários para os trabalhos (o que é mais ou menos importante) e priorizar a qualidade sem necessariamente gastar mais.
O início da obra é também chamado de estrutura. Nessa etapa, é feita a fundação, com vigas, pilares e lajes. Materiais básicos, como cimento, areia, brita, vergalhões, escoras e pregos, entre outros itens, são fundamentais.
Para facilitar o controle, divida a construção em momentos distintos. Após a estrutura, vem a alvenaria (obra começa a ganhar forma com o levantamento das paredes), cobertura (telhamento e sistema de captação de água) e acabamento (a casa fica mais aconchegante com pisos, azulejos e outros itens).
Dicas que valem ouro para o início da obra
- Compre somente o necessário
O melhor caminho é calcular os materiais de construção necessários por etapas. Foque primeiro na estrutura e conte com o suporte da equipe profissional responsável pela obra para garantir uma boa orientação. Evite gastos desnecessários.
Aposte, por exemplo, na divisão dos trabalhos por períodos (diário ou semanal) para assegurar mais qualidade e evitar perda de recursos. O desperdício é comum em muitas edificações e traz impactos negativos ao custo final. Acompanhar o orçamento nunca é demais. Defina a realidade de cada etapa.
- Pesquise muito e providencie diversos orçamentos
Organizando e planejando a lista de materiais de construção, dá para encontrar a loja que oferece as melhores condições, de acordo com o seu orçamento, e que garanta os melhores produtos.
Não esqueça: analise o custo-benefício de tudo o que for comprar. Priorize um material de qualidade, que tenha bom preço e ainda outras vantagens. Analise formas de pagamento diferenciadas ou um prazo de entrega atraente. Esses pontos impactam diretamente no resultado final e também no seu bolso.
- Guarde os materiais corretamente
Não dá para jogar dinheiro fora. Após adquirir os materiais, armazene corretamente. Essa medida é essencial para evitar deterioração e impedir que os produtos estraguem. Veja o espaço disponível no canteiro de obras e se está adequado às suas necessidades.
Siga à risca todas essas orientações e comece com o pé direito a sua obra. Supervisionando cada detalhe, pode ter certeza que tudo vai seguir no ritmo certo. Dê adeus aos transtornos desnecessários e bora fazer o sonho se tornar realidade!
Agora que você já aprendeu a escolher os materiais certos no início da obra, venha conferir no site do Balaroti várias opções imperdíveis para construir os diferentes espaços da sua casa. O seu lar vai ficar perfeito.
Nos acompanhe nas redes sociais: curta a nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, e se inscreva no nosso Youtube.