Dicas de cuidados com porcelanato
O porcelanato está entre as opções de revestimentos mais completas e bonitas do mercado e não é para menos: possui diversas vantagens em relação aos outros materiais de acabamento. Apesar de todo esse sucesso, muitas pessoas acreditam que o cuidado para manter o piso porcelanato sempre brilhante limpo e com cara de novo é uma […]
O porcelanato está entre as opções de revestimentos mais completas e bonitas do mercado e não é para menos: possui diversas vantagens em relação aos outros materiais de acabamento. Apesar de todo esse sucesso, muitas pessoas acreditam que o cuidado para manter o piso porcelanato sempre brilhante limpo e com cara de novo é uma tarefa complicada, porém, a verdade é que, com métodos e produtos simples é possível alcançar resultados incríveis. Vamos conferir algumas dicas de cuidados com piso porcelanato?
Como limpar porcelanato
O porcelanato é um revestimento cerâmico que pode ser utilizado em ambientes diversos, tanto internos quanto externos, unindo resistência e beleza em um piso que, cuidado da maneira correta, torna sua casa ainda mais incrível e bonita.
Com o porcelanato, a aparência importa muito: é preciso manter uma limpeza regular, que deixe o piso sempre com cara de novo, durando por mais tempo.
A tarefa é muito simples e básica, produtos como detergente líquido, água e pano macio estão entre os melhores itens para garantir uma limpeza que não prejudique o piso.
Apesar da baixa absorção de líquidos e a alta resistência à abrasão química e física, além da simplicidade do processo, o cuidado com a integridade do porcelanato que deve ser mantida, principalmente na limpeza.
Limpeza após a instalação do piso porcelanato
A primeira limpeza após a colocação do revestimento é a mais importante, pois, é onde fica o maior acúmulo de sujeira que impede que o brilho e a beleza do porcelanato possam ser apreciadas da maneira original.
Logo nos primeiros anos depois da instalação, as manchas mais graves podem impregnar e deixar o piso sujo para sempre. Siga as nossas dicas para realizar a primeira limpeza perfeita:
- Espere pela secagem do rejunte e antes de usar qualquer produto especial, retire a sujeira mais grossa, como cimento, restos de rejunte ou areia para que não cause riscos e manche o brilho do piso porcelanato. Você pode enxaguar o revestimento com bastante água para remover todas as impurezas.
- Use uma esponja umedecida e procure por um produto específico para limpeza pesada de porcelanato pós-obra (caso haja manchas de tinta, use um solvente orgânico);
- Siga as instruções do fabricante do produto;
- Remova o excesso de sujeira com um novo enxágue de água;
- Seque o piso e, se necessário, repita o processo.
Não esqueça do rejunte
O rejunte, ou seja, a massa que une uma peça de porcelanato à outra precisa ser levada a sério durante a limpeza, pois, é um local que costuma acumular mais sujeira e manchas.
Existem produtos específicos que colaboram com a limpeza dessa parte do porcelanato para manter o rejunte sempre limpo e novo.
Utilize a parte amarela da esponja para não danificar o porcelanato e esfregue para retirar possíveis manchas e sujeira.
Se o local do piso porcelanato for externo, pode exigir um cuidado regular de limpeza, especialmente nas áreas de rejunte que recebem umidade.
A limpeza do dia a dia
A limpeza diária do porcelanato mantém o brilho, a beleza e a cara de novo permanentemente na sua casa. Por isso, é importante realizar limpezas regulares que evitam manchas impregnadas que depois podem dar muita dor de cabeça para retirar.
O mais indicado é o uso de uma vassoura com cerdas macias (para não riscar e tirar o brilho do porcelanato) para varrer o local e retirar a sujeira mais aparente e grossa.
Outra alternativa bastante eficaz e prática é o uso de um aspirador, que vai mais além e retira o pó e outras sujeiras do piso.
Depois, basta remover o restante da poeira mais imperceptível com um pano sem pelos e molhado com uma solução de água e detergente neutro, e esperar secar.
O que você deve evitar + cuidados com piso porcelanato
Para manter o porcelanato sempre limpo, sem manchas e riscos, alguns cuidados devem ser sempre mantidos, tanto na limpeza como no dia a dia. Confira o que não fazer no seu piso de porcelanato:
- Não use produtos multiuso como sabão em pó e cloro abrasivos. Eles podem encardir o piso ao invés de mantê-lo limpo.
- Nunca use ceras em piso porcelanato;
- Ao usar produtos que você não entende a procedência e indicação, não deixe ele agir e seque logo em seguida;
- Não use itens muito ásperos para limpeza;
- O uso de escovas e palhas de aço deve ser evitado para não riscar e retirar o esmalte natural;
- Ao mudar de um ambiente para o outro na limpeza, procure trocar o pano utilizado;
- É possível usar impermeabilizantes somente em pisos que perderam seu brilho;
- Produtos como água sanitária, ácidos ou soda cáustica podem danificar o revestimento;
- Sempre fique de olho se um produto químico é indicado para a limpeza de porcelanatos;
- Manchas e marcas de calçados podem ser retirados com um pedaço de borracha;
- Outros componentes não indicados em produtos para limpeza de porcelanato são o sódio e o potássio, deixando o local opaco e manchado;
- Use tapetes e capachos nas entradas e saídas para evitar o acúmulo de sujeira;
- Se surgirem dúvidas, sempre busque informações do fabricante do produto;
- Pequenos arranhões podem ser resolvidos ao passar uma de bola de tênis na área afetada;
- Nunca use produtos que contenham flúor em sua composição.
Gostou das nossas dicas para piso porcelanato? No Balaroti você tem uma categoria completa com diversos pisos e revestimentos para sua obra sair como esperado. Acompanhe o blog do Balaroti para encontrar as melhores informações de cuidados e outras dicas que deixam sua casa perfeita em cada detalhe. Além disso, encontre produtos das melhores marcas e promoções imperdíveis sempre que precisar. Você sempre pode contar com o Balaroti em todas as etapas da sua obra ou reforma. Confie em quem é número 1.