Dicas de como prevenir e tirar mofo da parede
O mofo na parede compromete a qualidade de vida na sua casa. Mantenha seu lar bem arejado para garantir saúde e conforto a todos. Xô, umidade!
Além de comprometer a estética da casa ou apartamento, o mofo na parede também faz mal à saúde. O problema, normalmente provocado por umidade excessiva, é prejudicial às pessoas com alergias, asma ou que tenham o sistema imunológico enfraquecido.
Para não comprometer a estrutura e combater males como reações alérgicas e infecções respiratórias, é primordial identificar as causas do mofo na parede. O ideal é adotar medidas preventivas para evitar o surgimento desse tipo de fungo.
Controlar a umidade e garantir uma boa ventilação são boas estratégias para impedir a proliferação de mofo na parede. Fique atento a qualquer sinal e siga as orientações que vamos compartilhar nesse artigo.
Antes de seguir com a leitura, encontre tudo o que você precisa para garantir a excelente manutenção da sua casa no Balaroti. Oferecemos os melhores produtos para impermeabilização e asseguramos os preços mais atrativos do mercado. Confira!
Leia também: 5 dicas para renovar o rejunte desgastado
O que pode causar o mofo na parede?
1. Avalie se há infiltração de água
Veja se a água está atingindo a estrutura por meio do telhado, paredes ou encanamento.
2. Observe se a ventilação está adequada
Áreas mal ventiladas, como banheiros e cozinhas, podem facilitar o acúmulo de umidade.
3. Cuidado com a umidade por condensação
Esse tipo de umidade ocorre quando o vapor de água entra em contato com superfícies frias, como vidros, paredes e metais, favorecendo o aparecimento de gotículas e bolor. Esquadrias funcionais são uma boa pedida, pois esse fenômeno está ligado à ausência de ventilação, principalmente em banheiros e cozinhas. O isolamento térmico insuficiente das paredes colabora com o problema.
4. Garanta uma boa impermeabilização
Danos no sistema de impermeabilização das paredes podem permitir a penetração de água. Analise se não há falhas no processo
Orientações para prevenir o mofo na parede
- A adoção de exaustores ajuda a reduzir o excesso de umidade em áreas mais sensíveis, como o banheiro.
- Os desumidificadores são bem-vindos em lugares com pouca ventilação ou mais úmidos, como sótãos.
- Mantenha os móveis afastados da parede. Esse cuidado favorece a circulação do ar.
- Faça a limpeza regular das paredes sujeitas a mofo. Invista em produtos antifúngicos.
Dica de milhões
Garanta o controle de umidade interna da sua residência. Ela deve ficar abaixo de 60% e o uso de equipamentos, como o ar-condicionado, ajudam a manter esse percentual.
Saiba como remover o mofo da parede
Antes de conferir o passo a passo, lembre-se de providenciar os EPIs: máscara, luvas de borracha e óculos de proteção. Os equipamentos de proteção individual impedem o contato direto com o mofo. Confira:
- As áreas devem estar bastante ventiladas durante a limpeza. Abra bem as janelas e portas.
B. Há várias soluções de limpeza – com vinagre branco ou bicarbonato de sódio, por exemplo, – para combater o mofo. No caso da água sanitária, faça assim: misture uma parte de água sanitária com três partes de água. Pulverize sobre o mofo, deixe agir por 15 minutos e depois esfregue.
C. Utilize uma escova dura para esfregar a superfície afetada pelo mofo. Em áreas mais delicadas, o uso de uma esponja pode ser a melhor opção.
D. Finalizada a limpeza, enxágue a área com água limpa e seque bem com um pano ou toalha. Garanta que a parede fique completamente seca para coibir a recorrência do mofo.
E. Encerrada a higienização, deixe o local seco e bem ventilado para evitar a volta do mofo.
Você sabia?
Caso haja recorrência de mofo ou se o problema for em larga escala, consulte um profissional para uma avaliação mais detalhada e avalie a necessidade de um tratamento amplo com antifúngico.
Tudo para eliminar o mofo da parede? Você encontra no Balaroti!
Veja algumas opções:
- Repele Água Quartzolit Incolor 18 Litros: tem garantia de 12 meses e é bastante utilizado em superfícies de concreto e alvenaria, ou seja, locais sujeitos à penetração de água.
- Vedacit Otto Baumgart Balde Plástico 18 litros: age por hidrofugação (repele água por meio da redução do ângulo de molhagem dos poros de um determinado substrato) do sistema capilar e permite a respiração dos materiais, mantendo os ambientes salubres. Ele pode ser aplicado, por exemplo, em argamassas de revestimento em pisos e paredes e paredes de encosta.
- ImperPlus Aditivo Impermeabilizante para concreto e argamassa – Votomassa (18 litros): recomendado para revestimentos de paredes e pisos em áreas internas ou externas, piscinas e reservatórios, baldrames, muros de arrimo, concreto impermeável e assentamento de alvenaria.
Balaroti no YouTube: inscreva-se e saiba como evitar e retirar o mofo da sua casa
O bem-estar de toda sua família não tem preço. Para evitar situações desconfortáveis com o mofo em sua casa, siga as orientações do Balaroti.
Assista ao vídeo agora mesmo:
O mofo na parede compromete a qualidade de vida na sua casa. Mantenha seu lar bem arejado para garantir saúde e conforto a todos. Xô, umidade!
Nos acompanhe nas redes sociais: curta a nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, e se inscreva no nosso Youtube.