Dicas de como deixar a sua casa mais fresca para o verão
O verão combina com praia, piscina, atividades ao ar livre, visitas a parques e muitas outras possibilidades de passatempos bacanas para os dias de alta temperatura e bastante ensolarados. Essa estação também é sinônimo de ambientes mais abafados dentro de casa, por isso, soluções que tornem os espaços mais frescos são sempre bem-vindas. Na ponta […]
O verão combina com praia, piscina, atividades ao ar livre, visitas a parques e muitas outras possibilidades de passatempos bacanas para os dias de alta temperatura e bastante ensolarados. Essa estação também é sinônimo de ambientes mais abafados dentro de casa, por isso, soluções que tornem os espaços mais frescos são sempre bem-vindas.
Na ponta do lápis, apelar 100% ao ar-condicionado pode pesar bastante no bolso. Se você não quer uma conta salgada devido ao consumo excessivo de energia elétrica, vale a pena recorrer a outras medidas para equilibrar a temperatura no conforto do seu lar nos dias de verão. Afinal, ninguém quer ficar suado à toa e com uma sensação de desconforto desnecessária no aconchego do lar.
E para deixar o vento entrar confira em nosso canal Como instalar o Varão de Cortina:
Leia mais: Como escolher o ar-condicionado perfeito para a sua casa
Descubra como deixar a sua casa mais fresca no verão
- O ar tem que circular!
Abra todas as janelas sem medo. Deixar o ar circular por todos os cantos da sua casa é necessário e afasta o risco de abafamento. É interessante, por outro lado, buscar soluções que impeçam a entrada exagerada dos raios solares.
Os ventiladores podem ser uma estratégia satisfatória para propiciar a ventilação ideal em todas as áreas. Nada melhor que essa sensação refrescante.
- Plantas são boas aliadas
Além de perfeitas para a decoração, as plantas têm a vantagem de ajudar na manutenção da umidade do ambiente. Se bem colocadas nos mais diversos espaços, ajudam a garantir locais agradáveis e sem oscilações de temperatura. Além desses pontos positivos, elas ainda garantem sombras e bloqueiam a entrada demasiada dos raios solares.
Lembre-se: se a ideia é combater o abafamento, plantas muito grandes em locais pequenos não são indicadas. Cuidado com esse detalhe.
- Mantenha persianas e cortinas fechadas
Essa medida faz toda a diferença: nos horários mais quentes do dia, procure deixar persianas e cortinas fechadas. Esse cuidado ajuda a controlar a incidência dos raios solares e contribui para redução significativa da temperatura interna. Com a adoção dessa estratégia, você afasta o risco da sua casa parecer uma estufa.
Dica: se onde você mora há janelas em que o sol se manifesta com muita força durante, principalmente, as tardes, cogite aplicar películas nos vidros ou mesmo recorrer às cortinas blackout.
Para ambientes em que há bastante vidro, pode funcionar bem a chamada tela solar. Essa persiana, de alta tecnologia, garante a entrada de luz externa de uma maneira confortável. Avalie a opção mais indicada às suas necessidades e que caiba no seu orçamento.
Confira aqui em nosso site algumas opções de Cortinas:
- Aposte em tecidos naturais
Os dias quentes pedem tecidos leves e fluidos. Nessa configuração, os de trama natural levam vantagem e caem como uma luva no verão. Se a ideia é alcançar maciez e refrescância, aposte no linho e algodão.
Roupas de camas confeccionadas com esses materiais garantem um sono mais gostoso nesta época do ano. Na sua sala, por sua vez, é hora de retirar as mantas do sofá por um tempo. Veludo e camurça não funcionam bem nos dias quentes, mas uma capa pode revestir um móvel feito com esses tecidos para ajudar a combater o calor excessivo.
- Use as lâmpadas certas
Coloque na sua lista de prioridades a substituição imediata das lâmpadas incandescentes. Além de serem maléficas por conta do alto consumo de energia elétrica, elas esquentam demais. Se a ideia é deixar a sua casa mais confortável no verão, aposte nas lâmpadas fluorescentes. As de LED são bastante recomendadas também, pois são econômicas e frias.
Confira aqui em nosso site algumas opções de Lâmpadas de LED:
- Umedecer o ar é recomendado
Há uma medida simples, a exemplo do uso das plantas, que pode umidificar o ar dentro de casa. Nos mais diversos cômodos, coloque recipientes cheios de água fresca. Estrategicamente, opte por espalhá-los sobre móveis ou até mesmo debaixo dos sofás e das camas. Só tome cuidado para evitar o risco de tropeços e de sujeiras desnecessárias em áreas com muito fluxo de pessoas, principalmente crianças e pets.
Também vale a pena apostar em toalhas úmidas de banhos distribuídas por toda a residência. Criatividade faz toda a diferença sempre.
Dica: colocar uma garrafa de água gelada diante de um ventilador favorece a circulação de ar frio.
- Diminua a utilização de aparelhos eletrônicos
Você sabia que muitos aparelhos eletrônicos acabam liberando calor mesmo quando estão desligados? Por conta disso, nos dias quentes de verão, uma forma de garantir a boa temperatura dentro de casa é tirar esses equipamentos da tomada, caso não estejam sendo utilizados. Além de ajudar a deixar o ambiente mais refrescante, essa medida também faz bem à economia de energia.
Favorecer a ventilação noturna para garantir o resfriamento da sua casa, trocar tapetes e até mesmo rever pisos são medidas que podem tornar o seu lar mais fresco e atraente no verão. Para que a estação mais aguardada do ano seja perfeita, é preciso que a sua casa esteja refrescante e ainda mais acolhedora. Para isso, siga à risca essas orientações e curta muito. Os dias de sol são sempre inspiradores, aproveite!
>> Não esqueça: a Balaroti tem sempre as melhores opções. Já que você está buscando dicas de como deixar a sua casa mais fresca no verão, acesse o site da Balaroti e conheça a nossa variedade de produtos. Aqui você encontra diversos tipos de itens para a sua casa e para a sua construção!