Como irrigar o seu jardim do jeito certo?
“Saber como irrigar o seu jardim do jeito certo é essencial, pois a água em excesso pode prejudicar ou até matar uma espécie que está sendo cultivada.”
“Saber como irrigar o seu jardim do jeito certo é essencial, pois a água em excesso pode prejudicar ou até matar uma espécie que está sendo cultivada.“
Para se ter um jardim bonito é preciso irrigar do jeito certo para que ele realmente seja um espaço incrível na sua casa. Se cultivar as plantas que você gosta é um sonho, saiba como se planejar para garantir que ele se torne realidade. Afinal, a satisfação pessoal não tem preço!
Além de saber irrigar o seu jardim do jeito certo, é preciso adotar soluções adequadas ao seu orçamento e que garantam a perfeita manutenção desse ambiente. Para criar uma área verde charmosa e cheia de vida, o combo deve incluir água, acesso à luz solar, adubo e, claro, muito carinho.
Aproveite para conferir em nosso canal como fazer um lindo Vaso de Argamassa:
Seguindo à risca todos esses pontos, com certeza o seu jardim ficará incrível. Com relação à irrigação, não há dúvida de que a água é primordial para o desenvolvimento das plantas, afinal, ela é a responsável por levar nutrientes do solo à raiz para, na sequência, promover a condução do líquido vital do caule até as folhas.
Saber como irrigar o seu jardim do jeito certo é essencial, pois a água em excesso também pode prejudicar ou até matar uma espécie que está sendo cultivada. Lembre-se de que o empenho será muito maior do que manter apenas simples vasos dentro de casa, que normalmente exigem apenas um regador para conservá-los bem.
Se a ideia é fazer do jardim algo realmente encantador, é preciso conhecer os principais métodos de irrigação e arregaçar as mangas. Adquirindo esse conhecimento preliminar, as suas rotinas ficam mais práticas e dá para garantir que as plantas recebam apenas a água necessária para se desenvolverem da melhor forma possível.
Antes de conhecer as principais formas de irrigação, como a feita com mangueira, gotejamento ou aspersão, é preciso se preparar para cuidar do jardim adequadamente. Esse preparo afasta o risco de problemas e garante que esse local realmente se desenvolva da maneira esperada. Fique ligado!
Leia mais: Móveis para o jardim: como escolher?
Como iniciar a irrigação do seu jardim?
Independentemente da sua escolha, saiba que é preciso fazer o plano de montagem do sistema de irrigação escolhido – seja aspersão ou gotejamento, por exemplo. Para obter êxito no processo, preste atenção aos seguintes aspectos:
- Tenha as medidas da área que precisa ser irrigada
- É fundamental ter domínio sobre as especificações do terreno
- Estude e conheça as particularidades das plantas que serão cultivadas em seu jardim
- Faz-se necessário checar ainda os diversos climas produzidos nos espaços devido às áreas mais ensolaradas e sombreadas.
- Avalie quais áreas realmente precisam ser irrigadas. É um gasto desnecessário montar o sistema em partes nas quais não há plantas ou que dispensam o uso de água.
- Se achar complicado fazer a instalação, contrate um profissional especializado para evitar dor de cabeça.
- Está em busca dos melhores produtos para irrigar o seu jardim do jeito certo? A Balaroti pode te ajudar. Clique aqui e confira.
Tipos de irrigação recomendados para o seu jardim
- Manual
Sem dúvida alguma, essa é a forma de irrigação de jardim mais comum e não necessita de um grande investimento. Dessa forma, a irrigação manual precisa de regadores de plástico, pulverizadores ou mesmo das pontas de esguicho nas mangueiras.
Confira aqui em nosso site algumas opções de Regador:
- Garrafa pet ajuda na irrigação
Reaproveitar a garrafa pet faz bem ao meio ambiente e também para a irrigação do seu jardim. Para usar, é simples: basta acoplar qualquer modelo de garrafa pet bem cheia de água a um gotejador de plástico. Daí, é só colocar o bico na terra para dar início à irrigação. Como funciona: o gotejador vai liberando a água, gota a gota, garantindo que flores e outras plantas estejam bastante irrigadas sempre. E o melhor: dá para otimizar seu tempo e manter os cuidados sempre em ordem.
- Mangueira faz a diferença na irrigação do jardim
Um jardim maior, bem amplo, precisa de uma mangueira para garantir a boa irrigação. Há vários modelos disponíveis no mercado e você pode fazer as mais variadas adaptações para garantir a utilização em toda a área. As de PVC, por exemplo, podem ser compradas em metro e pesam menos no bolso. Dá ainda para cortar uma mangueira em tamanhos menores para usar em torneiras espalhadas no quintal. Basta comprar os encaixes separadamente e garantir que toda a extensão tenha acesso à água necessária.
Dica: o enrolador de mangueira traz praticidade à sua rotina. No formato manual ou automático, esse acessório ajuda a economizar tempo.
Confira aqui em nosso site algumas opções de Mangueira:
- Irrigação por gotejamento tem vantagens
Sinônimo de praticidade, a irrigação por gotejamento utiliza pequenas quantidades de água aplicadas na raiz das plantas, assegurando eficiência e economia. Instalar esse sistema não tem complicação.
Muito simples, basta conectar o tubo cego a uma torneira localizada no jardim. Daí, é só fazer a conexão de diferentes pontos de irrigação a esse tubo cego, que vai direcionar o gotejamento para a raiz de cada espécie presente no jardim. Tudo isso sem a necessidade de fazer buracos, pois a ação ocorre toda na superfície.
- Programadores automáticos garantem a irrigação com economia de água
A tecnologia traz benefícios incríveis à nossa rotina. Há, no mercado, programadores de torneira. Com eles, dá para fazer a escala dos dias da semana, determinar a hora, os minutos e até mesmo a quantidade de água a ser destinada às plantas. Se você viaja muito ou fica bastante tempo fora de casa, pode ser uma excelente opção.
Caso seu orçamento permita, avalie também a possibilidade de adoção do programador de automação elétrica. Ele funciona de acordo com a programação realizada por meio de um aplicativo de celular. Na prática, atua como temporizador de wi-fi e dá para apontar que pontos do jardim serão irrigados, de acordo com uma série de critérios (previsão meteorológica, horários, entre outros aspectos). Lembre-se: é essencial trocar a torneira comum por uma elétrica, conhecida como válvula de irrigação. Analise!
- Criando o efeito da chuva com a irrigação por aspersão
Optar pelos aspersores, aparelhos que precisam ser instalados no jardim, é uma maneira de garantir uma ação parecida com a proporcionada pela água da chuva. No mercado, há disponíveis modelos estáticos e também os giratórios e oscilantes, que garantem um alcance maior a toda a área.
Veja:
- Microsprays: para irrigação de baixo volume e curta distância. Indicados para áreas pequenas, ou seja, que necessitam de uma “chuvinha” bem amena.
- Sprays: molham bem áreas de 4 a 5 metros. Pede o auxílio de mão de obra especializada.
- Rotores: recomendados para áreas de 6 a 13 metros.
- Impacto: funcionam bem em áreas com até 30 metros.
Seguindo todas essas orientações, o seu jardim vai estar sempre lindo e em perfeita ordem. Assegure o bem-estar das suas plantas e garanta um charme todo especial à sua casa. O contato com a natureza só tem vantagens. Não esqueça disso!
Confira aqui algumas opções:
>> Não esqueça: a Balaroti tem sempre as melhores opções.
Já que você está buscando dicas de como irrigar o seu jardim do jeito certo, acesse o site da Balaroti e conheça a nossa variedade de produtos. Aqui você encontra diversos tipos de itens para a sua casa e para a sua construção!