Como escolher o piso ideal para cada ambiente da sua casa
“Os pisos não são todos iguais. Muitos deles têm funções específicas e, por isso, existem diferentes tipos indicados para cada ambiente”
“Os pisos não são todos iguais. Muitos deles têm funções específicas e, por isso, existem diferentes tipos indicados para cada ambiente”
Depois da etapa de construção de um imóvel, vem a melhor fase para alguns, que é a fase de acabamentos, que inclui pintura, decoração, detalhes finais e muito mais. Entre os passos que exigem maior concentração e geram mais dúvidas é como escolher o piso ideal para cada ambiente.
Os pisos não são todos iguais. Muitos deles têm funções específicas e, por isso, existem diferentes tipos indicados para cada ambiente, além disso, o próprio lugar onde o piso será instalado deve ser levado em consideração.
É um espaço mais reservado? Vai ter bastante circulação de pessoas? Terá contato com a água? Como é o clima da região? São muitos pontos para se pensar.
Por isso, se você está construindo ou reformando, aqui estão algumas dicas que te ajudarão a como escolher o piso ideal para cada ambiente.
Confira o vídeo em nosso canal de:
Quais os tipos de piso para cada ambiente?
Antes de mais nada, você precisa entender o clima da região onde foi construída a casa, em lugares com temperatura fria a prioridade deve ser por pisos mais quentes e vice-versa. Mas, afinal, o que são pisos quentes e frios e para quais ambientes são indicados?
Pisos Frios
Os pisos frios são aqueles feitos em cerâmica ou vidro. São considerados excelentes condutores de calor e, por isso, são capazes de diminuir a temperatura de um ambiente, de acordo com o clima do local, além disso são mais fáceis de limpar e requerem menos cuidados.
Pisos frios são indicados para ambientes como: cozinhas, banheiros e áreas de serviço.
Porém, já o piso quente não é capaz de conduzir tão bem assim o calor, fazendo com que ele mantenha continuamente a mesma temperatura. Essa característica é a responsável por dar a impressão de um chão aquecido durante o inverno.
As opções que entram nessa lista são os pisos de madeira, vinílico, taco e carpete. Não é recomendado utilizá-los nas áreas molhadas, pois absorvem água e podem mofar.
Pisos quentes são indicados para ambientes como: salas e dormitórios
Veja também: Saiba como calcular a metragem de pisos e revestimentos
Como escolher o piso ideal?
Sendo assim, para fazer a escolha certa do piso, é necessário conhecer quais são os tipos de pisos disponíveis no mercado. São eles:
Cerâmica
O piso cerâmico é o tipo mais comum encontrado no Brasil. Produzido a partir da argila, é possível encontrá-lo em diferentes dimensões, cores, texturas, qualidades e, claro, preço, geralmente é uma opção com excelente custo-benefício.
Porcelanato
O porcelanato é um piso de alta qualidade, sendo ideal para deixar os ambientes mais elegantes. Ele é um revestimento cerâmico resistente, mas está sujeito à lascas e rachaduras. Pode ser encontrado em diferentes acabamentos (semipolido, polido ou rústico), com brilho e texturas diversas. Algumas peças imitam outros materiais, como mármore, granito e madeira.
Laminado
O piso laminado é geralmente feito de madeira. Um dos tipos mais populares, os pisos laminados têm instalação simples, rápida e dispensam acabamento.
O piso laminado pode ser encontrado em grande variedade, com diferentes tamanhos de cortes, coloração de madeira e posição (paralelos ou inclinados). Com isso, ele consegue deixar os ambientes com um ar mais requintado, além de torná-los mais quentes e aconchegantes.
Vinílico
O piso vinílico é produzido a partir de uma resina de PVC, o que exige uma superfície muito bem nivelada para a sua instalação. As peças são encaixadas sobre uma manta no sistema macho-fêmea.
É possível encontrá-lo em diferentes dimensões e padrões. Esteticamente, aliás, ele se assemelha muito a um piso laminado. Suas principais vantagens são sua capacidade de oferecer bom conforto térmico e acústico, além da sua resistência a manchas.
Cimento queimado
O cimento queimado é um acabamento feito com uma mistura de cimento, areia, água e alguns aditivos. Também pode ser feito com argamassa. Resistente, barato, fácil de fazer e de limpar, essa é uma alternativa muito interessante para deixar os ambientes mais sofisticados ou dar um ar industrial.
Leia mais: Pisos para cozinha: conheça os materiais mais indicados
Por fim, se você está em busca de qual piso escolher para a sua casa, conheça a Balaroti. Aqui você encontra diversos tipos de pisos e revestimentos e com certeza achará o ideal para o seu imóvel.
Continue acompanhando o blog da Balaroti e fique por dentro das novidades de Pisos.
Nos acompanhe nas redes sociais: curta a nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, e se inscreva no nosso Youtube.