Como evitar trincas, fissuras e rachaduras na parede?
“Trincas, fissuras e rachaduras podem ser um sinal de perigo para o imóvel e exigem uma ação rápida.”
“Trincas, fissuras e rachaduras podem ser um sinal de perigo para o imóvel e exigem uma ação rápida.”
Você sabia que trincas, fissuras e rachaduras ocupam o segundo lugar entre os defeitos mais comuns verificados na construção civil? Esses problemas, que costumam causar muita dor de cabeça, perdem apenas para os casos de umidade.
À medida que o tempo passa, essas aberturas nas paredes e tetos podem aumentar e causar muitos incômodos. Por isso, é fundamental manter a manutenção da sua residência em dia e focar nos mínimos detalhes.
Para ajudar nessa complicada tarefa, você vai descobrir, em mais um vídeo da série “Efeito Balaroti”, que é possível corrigir essas imperfeições sem fazer um grande esforço. Se o problema for generalizado em várias áreas da sua casa, procure um especialista, pois a solução deve exigir uma ação mais trabalhosa e detalhada para sanar essas questões estruturais. Fique ligado!
Assista ao passo a passo completo em nosso canal:
Itens necessários
- Espátula
- Selante
- Escovinha de limpeza
- Pano úmido
Confira alguns desses itens no nosso site:
Tudo pronto? Então, chegou a hora de colocar a mão na massa.
Dê adeus às trincas, fissuras e rachaduras!
Apareceu uma rachadura na parede e não sabe como se livrar desse problema? Com as orientações bacanas da apresentadora Nana Vendruscolo, você vai solucionar esse problema sem fazer qualquer sujeira. Acompanhe:
- O primeiro passo é aumentar a rachadura utilizando uma espátula.
- Na sequência, pegue uma escovinha para limpar bem e tirar toda a poeira.
- Agora, é hora de passar selante por toda rachadura. Capriche na quantidade para chegar bem ao fundo.
- Recorra mais uma vez à espátula para tirar o excesso.
- Para que fique tudo em ordem, use ainda um pano úmido para garantir a retirada de qualquer sobra.
É só esperar secar e pronto! A parede estará novinha em folha. Para ficar perfeito, basta lixar e pintar. Programe-se!
Obs. importante: acompanhe o passo a passo no vídeo para não ter qualquer dúvida ou dificuldade.
Leia mais: Como fazer a limpeza da casa após uma obra?
Por que surgem as trincas, fissuras e rachaduras?
Os diferentes tipos de abertura que podem surgir na estrutura de um imóvel estão relacionados a alguns fatores. Normalmente, trincas, fissuras e rachaduras são provocadas pela movimentação de materiais e componentes da construção. Em geral, eles tendem a se acomodar. Observe
- Fissuras: alongadas e estreitas na maioria das vezes, não passam de 0,5 mm de largura e podem afetar pinturas, revestimentos e massa corrida.
- Trincas: mais acentuadas e profundas (de 0,5 mm 1 mm), conseguem atingir a alvenaria da parede ou teto. Lembre-se: caso uma parede esteja dividida em duas partes, ela apresenta uma trinca.
- Rachaduras: apresentam características semelhantes às trincas, mas são mais profundas (acima de 5 mm). Devido à extensão da abertura, a rachadura abre passagem à água da chuva, vento e até da claridade.
Dica de milhões
Seja qual for a abertura que surgir na sua parede ou teto, lembre que ela é uma anormalidade na construção e merece toda a atenção. A primeira ação é procurar um especialista para avaliar o problema.
Acompanhe a evolução a partir dessas 3 características:
- Defina qual é o tipo de abertura
- Avalie em que espaço está localizada
- Faça marcas discretas e anote as datas. Essa medida é bem-vinda para diagnosticar se houve progressão na abertura ou se ela permanece estável.
Dicas para fugir das temidas aberturas na parede ou teto
- Observe o material utilizado para evitar retrações. Durante a realização da obra, concreto, argamassa ou gesso perdem umidade e ainda podem ter redução de volume. Esse tipo de retração, conhecida como secagem, pode provocar fissuras.
- Fique atento às vibrações ou trepidações. Excesso de trânsito, proximidade do metrô, tráfego de veículos pesados e até mesmo os elevadores podem provocar trincas.
- Infiltrações são um sinal de alerta Se a obra foi mal acompanhada e não devidamente impermeabilizada, com certeza vão surgir vazamentos. Observe, principalmente, os banheiros.
Lembre-se: evite construir em terrenos instáveis (uma fundação mal feita compromete o imóvel), cuidado também com os insetos (formigas e cupins causam danos reais) e conte sempre com o aval de um especialista.
Agora que você já aprendeu como evitar trincas, fissuras e rachaduras na parede, venha conferir no site do Balaroti várias opções imperdíveis para os mais diversos espaços. O seu lar vai ficar ainda mais protegido e aconchegante.
Nos acompanhe nas redes sociais: curta a nossa página no Facebook, nos siga no Instagram, e se inscreva no nosso Youtube.