Tipos de tijolos para construção

Tudo o que você precisa saber sobre esse item essencial da construção.

210 Visualizações

Quando a necessidade de construir ou reformar surge, é hora de pesquisar, planejar e entender tudo o que vai ser preciso para o projeto, seja em mão de obra, materiais e ferramentas de construção. Entre os itens mais importantes e mais utilizados estão os tijolos que, com tecnologia, ganharam diferentes formas, estilos e usos, o que gera mais dúvida na escolha de qual o melhor tipo. Nesse post você vai conhecer um pouco mais sobre cada um dos tipos de tijolos disponíveis no mercado e vai poder escolher o melhor para o que você precisa.

 

Tijolos para construção

 

A construção civil é uma incógnita para muitas pessoas, principalmente quando o assunto é saber como fazer. Dessa necessidade é que surgem as variadas profissões que abordam muitos estudos e se complementam entre si, gerando oportunidade de trabalho e ajuda para quem precisa construir ou reformar.

Mesmo que você não conheça muito sobre construção civil, é comum se deparar com dúvidas do dia a dia, principalmente quando sua casa precisa de uma mudança, melhoria ou ao construir um novo lar.

Os tijolos estão entre os itens que acabam gerando dúvida nesse momento de planejamento, principalmente pela variada gama de possibilidades existentes hoje em dia, separadas em dois pontos principais relacionados entre si, que estabelecem se um material é estrutural ou decorativo:

  • Material de fabricação;
  • Formato e número de furos.

 

Tipos de tijolos

 

As variações do material de fabricação, do uso e do número de furos laterais dos tijolos mudam completamente a forma como eles atendem às necessidades de uma obra. Por isso, é importante entender todas as mudanças para compreender qual o mais adequado para o seu projeto. Vamos conhecer um pouco mais de cada um dos tijolos para construção:

 

Material de fabricação do tijolo

 

Barro cozido

 

O primeiro e mais comum tipo de tijolo, principalmente pela versatilidade, é o produzido em cerâmica ou barro cozido, com a queima de argila vermelha (mais claro quando cozido e mais escuro quando recozido). Esse método de fabricação cria diferentes versões de tijolos, podendo variar entre furados (de maior e menor número) e maciços, além do tamanho para montar paredes e construir estruturas robustas.

 

Barro cru

 

Outro material é o barro cru, mas acabou ficando defasado pelo nível de cuidado que exige (em chuvas mais intensas absorve muita umidade, o que pode fazer com que se despedace. Um dos destaques é que ele é mais ecológico que o modelo produzido em barro cozido, por secar no sol ao invés do cozimento, economizando energia e causando menos poluição.

 

Vidro

 

Os tijolos de vidro tem função puramente decorativa, sendo usados para montar paredes que permitam a entrada de luminosidade, além de embelezar ambientes e deixá-los mais brilhantes e bonitos. A desvantagem em relação aos demais é seu custo mais alto. O seu uso vai depender do projeto e do investimento disponível para a obra.

 

Concreto

 

Os tijolos de concreto são produzidos com cimento, areia, água e aditivos com um formato de fabricação que envolve diferentes processos, como vibração e cura. Esse tipo de tijolo é utilizado em construções maiores, como edifícios, além de fechamento de vãos e preenchimento de lajes. Do modelo de concreto, também podemos citar os solo-cimento, que mistura terra e cimento sem processo de queima, é mais ecológico e permite a passagem de redes hidráulica e elétrica.

 

Formato e número de furos do tijolo

 

Laminado

 

O chamado tijolo laminado (ou de 21 furos) é produzido com barro cozido e possui um intuito mais decorativo, sendo usado na alvenaria mantendo a lateral dos blocos aparentes como em churrasqueiras, ambientes com piscina, fachadas, dentre outros usos.

 

Ecológico

 

Além de não utilizar queima, esse tipo de tijolo é moldado para um encaixe mais natural, que dispensa o uso excessivo de argamassa para montagem de alvenaria mantendo isolamentos térmico e acústico dos demais tijolos. Mesmo sendo mais benéfico para a natureza, seu uso exige um profissional com conhecimento no uso deste item.

 

Placas de tijolo (maciço)

 

Os tijolos maciços não possuem septos no seu interior, permitindo o uso decorativo mais rústico, que é perfeito para ser utilizado em áreas internas e externas de forma bastante versátil. Para ser produzido, esse tijolo é trabalhado com argila e moldado com prensagem, que garante o formato que possui, sendo levado para queima para garantir as propriedades necessárias para construção.

 

Tijolo vazado

 

Mesmo entre os tijolos usados para construir estruturas, existem opções mais versáteis que também possuem funções decorativas mantendo a qualidade da obra. Entre esses itens, está o tijolo vazado, que colabora com a entrada de luz e ventilação em áreas internas mais fechadas, que podem sofrer com umidade, por exemplo.

 

Qual melhor tipo de tijolo para construção?

 

Antes de escolher, é preciso entender as necessidades do projeto e da obra para verificar qual o tijolo mais adequado para a sua demanda.

 

Basicamente, a separação é feita entre a função decorativa ou estrutural, que pode variar de um modelo para outro, especialmente quando o material utilizado e o formato que já mencionamos pode altera a qualidade geral do produto na obra.

Para estruturas, é ideal investir em tijolos que deem garantias de resistência às mais variadas intempéries, dando mais valor aos modelos de maior qualidade, mesmo que seja mais oneroso para o orçamento da obra.

Se a intenção é decorar, qualquer tijolo pode ser usado, desde que da forma correta, principalmente porque hoje em dia os tijolos aparentes se tornaram um sucesso.

 

Se você precisa construir ou reformar, seu lugar é no Balaroti, a melhor loja onde você encontra tijolos e muitos outros materiais essenciais para sua obra. Confira também todas as ferramentas elétricas para o seu projeto e vasos e acessórios para decoração do seu ambiente e tenha sempre o melhor resultado. Sua casa merece o melhor. Sua casa merece Balaroti!