Saiba os 5 principais cuidados com piso laminado

O piso laminado é elegante e muito confortável, mas é preciso ter alguns cuidados, especialmente na hora da limpeza

32 Visualizações

O piso laminado tem sido a escolha de muitas pessoas que estão construindo ou reformando suas casas. Os principais motivos são que, com ele, o charme e o conforto térmico são garantidos. São diversas opções de piso laminado: com ou sem texturas, com ou sem vinco e várias opções de cores.

 

A manutenção também é uma vantagem dos laminados, que costumam ser mais fáceis de preservar do que de outros tipos de assoalho, mas alguns cuidados com piso laminado precisam ser tomados para não danificá-lo na hora da limpeza. Para manter o piso impecável por muito tempo, preparamos algumas dicas de conservação, confira:

 

Instale móveis sob medida antes do piso

 

Muita gente não sabe, mas não é indicado que se faça a instalação de móveis sob medida por cima do piso laminado. Isso porque o assoalho pode dilatar ou retrair conforme a temperatura do ambiente e acabar criando falhas na superfície.

 

Como os movéis sob medida são feitos para não saírem do lugar, o ideal é que a colocação deles seja feita antes, ficando instalado sobre o concreto. Para completar a aparência e não deixar os cantos soltos, é comum serem utilizadas cantoneiras nos móveis, muito parecidos com os rodapés das paredes.

 

Para os móveis que não são sob medida, a dica é não arrastá-los sobre a superfície, evitando assim que causem fissuras ou arranhões.

 

Utilize aspirador de pó ou vassouras macias

 

Vassouras com cerdas grossas e duras são inimigas do piso laminado, isso porque elas podem riscar o chão, além de não fazerem muito bem o trabalho de juntar as sujeirinhas mais minuciosas. Para uma limpeza bem sucedida da superfície, a melhor escolha de vassoura é a com cerdas macias de volumosas, como as de Politereftalato de Etileno (PET) ou de pano.

 

Uma das principais dicas para o piso laminado continuar bonito por bastante tempo, é varrer com movimentos lentos, já que por se tratar de um piso liso, a poeira se espalha no ar com mais facilidade, voltando para o assoalho sem que seja notada. Outra dica para conseguir limpar todos os cantinhos é revestir os pés dos móveis com feltro para evitar arranhões no piso.

 

Caso decida utilizar o aspirador de pó, é importante tomar cuidado para o tubo de sucção não riscar o assoalho. Alguns aparelhos têm diversas opções de escovas de limpeza (pontas), o ideal é escolher sempre as que forem mais macias, de pano ou com rodas.

 

Depois aspirar ou varrer o ambiente, o ideal é passar um pano úmido, sempre no sentido do comprimento das lâminas. É essencial que essa limpeza seja feita periodicamente para que a poeira e sujeira não fiquem acumuladas e danifiquem o piso.

 

Evite o contato do piso com muita água

 

Uma das principais ameaças do piso laminado é a água, por isso inicialmente é necessário cuidar do local de instalação, que não pode ser em ambiente úmido. Essa é a razão pela qual os pisos laminados são instalados normalmente em áreas internas, como salas e quartos.

 

Esse modelo de revestimento é constituído de lâminas de madeira que são facilmente danificadas em contato com a água. O líquido costuma infiltrar entre as camadas do chão laminado e gerar o inchaço do piso, inicialmente em forma de bolhas. Por isso não é bom arriscar. Na hora de limpar a superfície, o ideal é que se utilize um pano levemente umedecido, não encharcado como costuma-se utilizar em azulejos.

 

É necessário também estar atento para que o piso não fique exposto à chuva e, se acontecer, o indicado é secar rapidamente. O mesmo vale para acidentes, como derrubar um líquido no chão.

 

Aposte em álcool e acetona

 

Para limpezas mais pesadas é indicado o uso de álcool, acetona, água (pouca quantidade) ou detergente neutro, dependendo da mancha que estiver no piso. Nunca use lixas, esponjas, sapólios, ceras ou palha de aço para limpar.

 

É recomendado o uso de acetona para remover manchas de cola ou de esmalte. O álcool sozinho é utilizado para a remoção de manchas de tinta de caneta, pincel atômico ou mercúrio. Já a mistura de detergente e álcool serve para limpar manchas de suco de uva, graxa de sapato, batom, refrigerante, café e vinho.

 

O modelo de pano a ser utilizado também é muito importante para que essa limpeza seja eficaz. O mais aconselhado é o de microfibra, que além de limpar a poeira, absorve mais a sujeira do que os panos de algodão.

 

Use vinagre para dar brilho

 

Apesar de ter o aspecto de madeira, o piso laminado tem na sua camada exterior a resina de melamina, que é uma espécie de plástico que gera conforto e resistência para o assoalho. Por ser feito deste material, não deve ser utilizado cera ou silicone como outros pisos de madeira.

 

Nesse caso, a indicação para dar mais brilho ao chão é a utilização de vinagre branco. Basta criar uma solução com um quarto de vinagre para três de água e passar com um pano úmido pela casa ou escritório.

 

A utilização de vinagre puro não é recomendável porque a sua fórmula é muito abrasiva e pode acabar danificando o revestimento.

 

Quem não gosta do cheiro do vinagre não precisa se preocupar porque ele sai em poucos minutos do ambiente, mas de qualquer maneira, é possível adicionar à solução algumas gotas de aromatizador para deixar o aroma mais agradável.

 

Se você está pensando em instalar piso laminado na sua casa, não hesite. São muitos cuidados com a manutenção, mas o custo-benefício desse modelo é um dos melhores do mercado. Se você ainda está com alguma dúvida sobre os cuidados com piso laminado, deixe sua pergunta nos comentários e conte com o Balaroti para encontrar o revestimento perfeito para a sua casa. Aqui você encontra os melhores preços do mercado e condições de pagamento que cabem no seu bolso! Aproveite.