Conheça os tipos de ferragens mais utilizadas em obras

Fundamentais para a sustentação de uma construção, os diversos produtos de aço são adquiridos logo na fase inicial de uma obra

316 Visualizações

Quando se inicia uma obra em casa, a lista de materiais parece interminável e as peças de aço são a maioria. Isso porque os principais materiais utilizados em reformas e construções são deste material: pregos, porcas, parafusos, estruturas para sustentação, dobradiças, puxadores, fechaduras e até colunas de ferro para fundamento.

 

Desde os primeiros dias de uma obra até a finalização, há materiais de ferro por toda parte. Nesse texto vamos falar um pouco sobre as principais ferragens para construção e te explicar porque elas são fundamentais na sua lista de compras.

 

Início da obra

 

No início de uma edificação, os profissionais da construção civil costumam encomendar os principais itens necessários para a obra. Antes de efetuar o pedido é necessário fazer um estudo das possíveis marcas e fornecedores já que as ferragens são essenciais para o sucesso de uma obra. No seguimento de aço para construção civil há inúmeros produtos, desde os mais simples até os mais sofisticados e saber como utilizar cada item de forma adequada é essencial.

 

Especialmente no concreto armado, muito comum na construção civil, as ferragens possuem função primordial, que é sustentar as estruturas. E não importa quão belo seja o projeto arquitetônico, se as ferragens forem de má qualidade, a estrutura vai se deteriorar com a ação do tempo.

 

Devido a essa importância, a indústria do aço desenvolveu as ferragens prontas, eliminando etapas como o corte e dobra das armações, por exemplo,  tornando a construção mais ágil e objetiva. Conheça os principais tipos de ferragens existentes no mercado:

 

Vergalhões

 

Os vergalhões são barras de aço que fazem parte dos materiais para o fundamento de uma construção. A primeira lista de compras para uma obra de edificação com certeza contará com algumas dezenas desses materiais.

 

Geralmente são adquiridas em barras de aço com comprimento de 12 metros e com diferentes diâmetros. Além de serem utilizados como uma barra longitudinal, os vergalhões podem ser dobrados de diferentes formas. Esse componente é usado na construção de pilares, vigas, fundações e estruturas de contenção.

 

Treliças

 

Normalmente utilizadas na construção de lajes treliçadas, que são uma espécie de laje pré-moldada, as treliças são constituídas por um fio longitudinal superior e dois inferiores, separados por uma distância, formando assim uma estrutura espacial.

 

Também composto de aço, esse material possui muitas vantagens, como a facilidade de manuseio e rapidez na construção. Muitas pessoas utilizam a treliça também para a aplicação de comunicação visual na estrutura depois de finalizada, já que é um material mais rentável e funcional.

 

Pregos

 

Os pregos são fundamentais em obras e em consertos grandes e pequenos no dia a dia de uma casa. Com diferentes tamanhos e formatos, os pregos também são essenciais na construção civil. Normalmente nesse mercado os mais usados são os pregos com cabeça, que possuem corpo liso, muito diferente dos parafusos, e uma cabeça mais larga, podendo ser de vários tamanhos.

 

Telas soldadas nervuradas

 

Geralmente comercializadas em painéis ou rolos, as telas nervuradas são usadas em paredes de concreto armado, piscinas, tanques, armação de lajes, pisos, entre outras superfícies.

 

As telas são estruturas pré-fabricadas de fios de aço de alta resistência, formando malhas quadradas ou retangulares. Os principais benefícios deste componente são a redução de perdas por corte e dobramento, o transpasse menor que o convencional e a maior rapidez na liberação para a concretagem.

 

Arames

 

Um dos materiais mais simples na construção civil é o arame recozido. Ele normalmente serve para fixar tábuas de madeira que servirão de base para vigas e colunas. Feitos com baixo teor de carbono, os arames são maleáveis e permitem uma variedade de funções.

 

Fios e cordoalhas

 

O concreto protendido é uma técnica do setor de construção e para este tipo específico de processo usa-se fios e cordoalhas, que são basicamente fibra de aço que dão mais sustentação à estrutura. Existem três tipos: fios de protensão, cordoalhas aderentes e Cordoalhas engraxadas e plastificadas.

 

Outros acessórios

 

É possível encontrar uma infinidade de produtos de aço que são utilizados por construtoras, engenheiros e arquitetos na construção de casas e edifícios. As peças maiores exigem um cuidado com o armazenamento. Deve-se evitar locais com muita umidade, pois o contato do aço com a água pode deixá-lo enferrujado. No entanto, as peças menores também são essenciais e tem um armazenamento facilitado. Separamos alguns desses tipos de ferragens para vocês.

 

Trincos e tranquetas

 

Trincos são artefatos essenciais para que possamos ter uma noite de sono tranquila, pois, eles garantem a segurança da casa. Os trincos normalmente são simples e utilizados apenas para abrir e fechar a porta. Existem dois modelos de trincos: o ferrolho e o ferrolho chato leve. Já a tranqueta é um trinco específico para portas de aço e alumínio.

 

Visor para porta

 

O famoso “olho mágico” é um dos mais antigos sistemas de segurança que existe. Este dispositivo já foi de vários materiais diferentes. Atualmente o mais comum é encontrar visores fabricados em aço.

 

Há produtos ainda mais específicos como os ganchos, buchas, porcas, parafusos e as carrancas para janela. Aqui foram listados os principais componentes para a construção inicial de uma obra. Para garantir uma construção segura, é preciso assegurar a qualidade de sua base e das ferragens utilizadas.

 

Gostou de conhecer os principais tipos de ferragens? Se você ficou com alguma dúvida, pode deixar o seu comentário que vamos te ajudar! Não esqueça que as melhores ferragens para construção estão no Balaroti, navegue pelo site ou visite uma de nossas lojas físicas, e encontre o acessório com o melhor custo-benefício para você.